ORIGEM Movimento artístico e literário que teve origem na Itália, oficialmente com o Manifesto Futurista do poeta Filippo Marinetti publicado em 20 de Fevereiro de 1909, no “Le Figaro ”.
Rejeitavam a arte do passado (passadismo) Nós estamos no promontório extremo dos séculos!… Por que haveríamos de olhar para trás, se queremos arrombar as misteriosas portas do Impossível? O Tempo e o Espaço morreram ontem. Já estamos vivendo no absoluto, pois já criamos a eterna velocidade omnipotente.
Visões simultâneas , Umberto Boccioni , 1912
Admiravam a beleza do mundo moderno Nós afirmamos que a magnificência do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com o seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo… um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia .
O que é mais bonito? Vitória de Samotrácia . Séc.I a.C. Carro de corrida, 1914
A Locomotiva, Umberto Boccioni , 1911
Valorizavam a velocidade, o dinamismo da modernidade Nós queremos glorificar o homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
Automóvel correndo, Giácomo Balla , 1913
Veneravam tudo o que estivesse relacionado ao frenético novo mundo tecnológico: Cantaremos as grandes multidões agitadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela sublevação; cantaremos as marés multicores e polifónicas das revoluções nas capitais modernas; cantaremos o vibrante fervor noturno dos arsenais e dos estaleiros incendiados por violentas lutas elétricas; as estações esganadas, devoradoras de serpentes que fumam; as fábricas penduradas nas nuvens pelos fios contorcidos de suas fumaças; as pontes, semelhantes a ginastas gigantes que cavalgam os rios, faiscantes ao sol com um luzir de facas; os piróscafos aventurosos que farejam o horizonte, as locomotivas de largo peito, que pateiam sobre os trilhos, como enormes cavalos de aço enleados de carros; e o voo rasante dos aviões, cuja hélice freme ao vento, como uma bandeira, e parece aplaudir como uma multidão entusiasta.
O barulho da rua invade a casa, Umberto Boccioni , 1912
Traduzindo tudo isso na arte.... Para eles o objeto não se esgota no contorno da forma, mas coexiste com diversos fatores da sociedade tecnológica. A arte deveria estar relacionada com diferentes linguagens ao mesmo tempo: teatro, a música, a dança, a pintura, a literatura, etc. Pretendiam libertar a arte de todas as amarras históricas e promover a celebração do mundo moderno. Buscavam dar vazão aos elementos tecnológicos, suas representatividades e repercussão onde estavam inseridos. O foco dos artistas não estava no objeto em si, mas em suas referências estéticas .
CARACTERÍSTICAS Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento = dinamismo .
GIÁCOMO BALLA
Dinamismo de Um Cão na Coleira , 1911-1912
O Voo das Andorinhas, 1913
Mão da violinista, 1912
Umberto Boccioni
A Carga dos Lancers, 1915
O despertar da cidade , 1910
Briga na Galeria , 1910
Dinamismo de um jogador de futebol, 1913
Dinamismo de um ciclista , 1913
Falandodeartes.com. br Disponível em: “A arte só é vital quando integrada em seu meio” Manifesto dos Pintores Futuristas (1910)