Trabalho sobre gastrite e abordando os principais pontos
Size: 947.41 KB
Language: pt
Added: Sep 01, 2025
Slides: 14 pages
Slide Content
FATORES ASSOCIADOS COM A GASTRITE CRÔNICA EM PACIENTES COM A PRESENÇA OU AUSÊNCIA DA HELICOBACTER PYLORI
O QUE É GASTRITE CRÔNICA? Gastrite crônica é um distúrbio gastrointestinal que ocorre quando a mucosa que reveste o estômago fica inflamada.
MEDICAÇÃO ESTUDADA NO ARTIGO
ANTI-INFLÁMATORIOS Os anti-inflamatórios-são medicamentos que impedem ou amenizam essa reação e minimizam sintomas comuns da inflamação, como calor, rubor e dor.- ação antipirética ação analgésica. . Os anti-inflamatórios impedem que a prostaglandina seja formada, o que causa o processo inflamatório .
O QUE DISCUTIU O ARTIGO? Sobre fatores associados com a gastrite crônica em pacientes com presença ou ausência do H. pylori , visando obter maior conhecimento sobre os fatores etiológicos, manifestações clínicas, hábitos alimentares e de vida nesses pacientes.
PONTOS E RESULTADOS Detectando a presença da bactéria. Presença Não foi achado fator etiológico específico. Ausência 56,6 % 43,6 % A maioria dos paciente apresentavam : pirose; eructações; dor epigástrica; plenitude gástrica e náuseas. 1
PONTOS E RESULTADOS 2
EFEITOS ADVERSOS Euforia; Hipertensão ; Atrofia muscular; Cicatrização deficiente de feridas ; Aumento de gordura abdominal ; Face lua cheia; Aumento da suscetibilidade a infecções ; Equimose; Aumento de apetite; Tendência a hiperglicemia. ! Fique atento A resposta terapêutica e os efeitos adversos dos AINES dependem das concentrações plasmáticas.
TEM EFEITOS NÃO ESPERADOS?
Vários fatores etiológicos oriundos de hábitos alimentares e estilo de vida , como: tabagismo, alcoolismo, ansiedade, estresse, doenças associadas e nutrição inadequada , interagem para o início das manifestações clínicas, e a presença e ausência de H. pylori não mostrou diferenças significativas no estado clínico dos pacientes. O QUE DE IMPORTANTE SE CONCLUI NESSE ARTIGO?
ENFERMAGEM NO CONTEXTO DESSA MEDICAÇÃO Os profissionais de enfermagem, podem orientar os pacientes sobre os riscos da automedicação e do uso excessivo de anti-inflamatórios . Incentivando-os a consultar um profissional de saúde antes de tomar medicamentos , especialmente se estiverem usando outros medicamentos ou tiverem condições médicas pré-existentes. Al guns dos riscos associados ao uso excessivo ou automedicação incluem: Efeitos gastrointestinais como: Úlceras, hemorragias e perfurações; r eações alérgicas e problemas de coagulação, especialmente com o uso de aspirina.
Avaliação e histórico médico CUIDADOS E ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA O PACIENTE Educação do paciente Monitoramento de efeitos colaterais Aconselhamento sobre estilo de vida Administração adequada Adesão ao tratamento Comunicação com a equipe de saúde Anti-inflamatórios - Sou Enfermagem