Gastronomia Francesa - Regioes e suas particularidades.
JosFelipe10
143 views
10 slides
Dec 26, 2023
Slide 1 of 10
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
About This Presentation
Gastronomia Francesa - Regioes e suas particularidades.
Size: 20.46 MB
Language: pt
Added: Dec 26, 2023
Slides: 10 pages
Slide Content
Cozinha Francesa Normandia, Bretanha, Alsácia, Lyon, Toulouse e Languedoc
Bretanha Quando pensamos na Bretanha, nos lembramos imediatamente das crepes e suas duas variantes: o crepe salgado (chamado galette ) de farinha de trigo preto (Sarraceno) e o doce (chamado crepe ), feito com farinha de trigo branco. A Bretanha possui as ostras mais famosas da França chamadas Prat-Ar-Coum. Anote este nome e se gostar de ostras, já sabe quais pedir. As ostras se degustam simplesmente, frequíssimas, com pão e manteiga e uma taça de vinho branco.Produtos do mar: ostras, mexilhões ( moules ), caranguejos ( tourteau ou crabe ), aranhas do mar, vieiras ( coquilles saint jacques ), salsichas de algas e patês de sardinha ( rilletes de sardine) .
Produtos da terra: Pernil de cordeiro de Bréhat, queijos chamados tome trappiste , curé nantais , tome de campénéac, chandamour, petit béret . Anote estes nomes para degustá-los quando estiver na Bretagne. Estes são queijos locais e raramente os encontramos em Paris.
Normandia Ela é a primeira região agrícola na produção de manteiga, creme de leite, queijos frescos, queijos de massa mole, sidra . A maçã é um produto tipicamente normand e entra no preparo de sobremesas, da sidra e do calvados (também chamado blanche , o calvados é um álcool forte e obtido pela destilação da maça). Produtos da terra: queijos camembert , pavé d’Auge, pont l’Evêque, livarot, carré de Bray, neufchâtel ; pernil de cordeiro chamado gigot d’agneu du pré-salé (cordeiro que come a vegetação salgada da baia do Mont Saint Michel e do Cotentin e que proporciona à carne um sabor iodado)
Alsácia A gastronomia da Alsácia é marcada pela influência alemã e seus pratos são pesados, ideais para os meses frios. O época ideal para conhecer a gastronomia alsacienne é dezembro com suas feiras de Natal. Uma das características da região são os bistrôs de flammekueche , uma grande especialidade da região. Estes bistrôs oferecem esta torta salgada preparada com creme de leite, queijo ralado, cebola e bacon.
Alsácia Receitas da Alsácia: choucroute, baeckeoffe (prato a base de batatas, carnes e legumes, especiarias e vinhos branco, tudo cozido lentamente), knack (sausicha de Strasbourg feita com porco e vaca), a sobremesa chamada kouglof ou kougelhopf ( brioche com passas e, às vezes, imbibido de rum ou kitsch). C erveja alsacienne e os maravilhosos vinhos brancos: Riesling e Gewurtztraminer vendanges tardives . A Alsácia possui pequenas brasseries e é a primeira região francesa produtora de cerveja.
Languedoc A cozinha do Languedoc está enfeitada com confits, azeite e ervas aromáticas (tomilho, rosmaninho,...) que perfumam seus pratos, e aves acompanhadas de saborosas verduras: beringelas, tomates, abobrinhas, pimentas. Os pratos do mar merecem uma menção especial: ostras e mexilhões de Bouzigues, "bourride sétoise", "tielles" de polvo (massa de pão, polvo, tomates, cebolas, especiarias), e "brandade" de Nîmes (bacalhau picado com azeite, leite e alho). Como sobremesa, não se poderá resistir a uma "crème brulée".
Toulouse Tem muito pato e muito ganso nos arredores de Toulouse, daí vem o confit de canard , ingrediente essencial para um autêntico cassoulet – a feijoada francesa, feita com feijão branco, que leva também carnes de porco, incluindo o famoso “saucisson de Toulouse”. Na entrada, o tradicional foie gras disputa com os fabulosos frutos do mar franceses, especialmente as ostras.
Lyon Quando falamos em gastronomia em Lyon, falamos é claro da alta gastronomia francesa, tão bem representada na grande Lyon por 18 chefs estrelados no guia Michelin , dentre os quais se destacam PAUL BOCUSE Mas falamos também da cozinha tradicional da região, os famosos BOUCHONS, cozinha a base de tripas, os frios (Charcuterie), os queijos e tudo mais. Algumas especialidades de Lyon: Grattons : o nosso famoso torresmo em versão francesa! Quenelles : Uma espécie de salsichão feito de farinha, leite e manteiga, ele pode ser aromatizado e é servido acompanhado de um molho. Os frios : Salsichão de Lyon, o famoso Jesus (que lembra o salaminho, mas mais saboroso) entre outros, geralmente derivados de porcos, as Anduilletes, etc. As tripas : várias delas, fígados, estômago, cérebro, preparadas das mais diferentes maneiras. Os queijos : o Saint Marcelin é o mais famoso dentre vários outros da região. Os bugnes : Nossas famosas cuecas viradas. O chocolate : A região reúne algumas das melhores marcas francesas e do mundo. A cerveja artesanal : diversas fábricas fazem a reputação da cerveja local. Os sorvetes : Receita dos vizinhos italianos que fizeram parte da história de Lyon.