Geometria e arte

renatapennacarneiro 2,303 views 24 slides Dec 22, 2014
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

Trabalho realizado pela professora de Matemática, Adriana Cardoso Paulo.


Slide Content

Geometria e Arte Diretoria: São José do Rio Preto E.E.João Ribeiro da Silveira Profª : Adriana Cardoso Paulo Rodrigues Ano: 2014

“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela; mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.” Pablo Picasso

Tema: Geometria e Arte Área : Matemática e Arte Nível de Ensino: Ensino Médio Pessoas Envolvidas : Professores, Coordenação e Alunos do ensino médio: 2º ano A e B e 1º ano C.

Parâmetros Curriculares “A aprendizagem em Matemática está ligada à compreensão do significado: apreender significado de um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações com outros objetos e acontecimentos .“ ( Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática MEC, p. 19)

• Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam a ele desenvolver estudos posteriores; • aplicar seus conhecimentos matemáticos a situações diversas, utilizando-os na interpretação da ciência, na atividade tecnológica e nas atividades cotidianas; • analisar e valorizar informações provenientes de diferentes fontes, utilizando ferramentas matemáticas para formar uma opinião própria que lhe permita expressar-se criticamente sobre problemas da Matemática, das outras áreas do conhecimento e da atualidade; • desenvolver as capacidades de raciocínio e resolução de problemas, de comunicação, bem como o espírito crítico e criativo; • utilizar com confiança procedimentos de resolução de problemas para desenvolver a compreensão dos conceitos matemáticos; • expressar-se oral, escrita e graficamente em situações matemáticas e valorizar a precisão da linguagem. • estabelecer conexões entre diferentes temas matemáticos e entre esses temas e o conhecimento de outras áreas do currículo; • reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito, relacionando procedimentos associados às diferentes representações; Com sentimento de segurança, autonomia e cooperação.

Habilidades do Séc. XXI Habilidades para a vida e a carreira. Habilidades de Aprendizagem e Inovação , Habilidades de Tecnologia, Informação e Comunicação. Em um mundo onde as necessidades sociais, culturais e profissionais ganham novos contornos, todas as áreas requerem alguma competência em Matemática e a possibilidade de compreender conceitos e procedimentos matemáticos é necessário tanto para tirar conclusões e fazer argumentações, quanto para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional. O conhecimento matemático permite ao educando, associá-la em outras áreas para compreensão e interpretação da realidade, para que possa estar melhor preparado para sua inserção no mundo do conhecimento e do trabalho.

Objetivos Gerais: A interdisciplinaridade, as Tecnologias Educacionais, o Fazer Artístico analisados a luz da Semana da Arte Moderna . Trabalhar com as linguagens artísticas para que os alunos vivenciem experiências estéticas por meio da leitura de imagens de obras do movimento modernista, contemplando-as e relacionando-as com seu cotidiano ”. Específicos: Ampliar noções de volume, escala, perspectiva, aresta, face, vértices, ângulos figuras geométricas. Propiciar uma aproximação com a arte, linhas e polígonos. Através da observação e descrição de objetos tridimensionais e descrição de obras de artes. Ampliar a criatividade, explorar potencialidades, direcionando-os a uma releitura de imagens artísticas possibilitando uma melhor compreensão do espaço, das aptidões e meio cultural. Criar a oportunidade de conhecer uma linguagem artística diferente das que são transmitidas usualmente. Estabeleceram uma conexão com as obras criadas pelos artistas que marcaram épocas, com os contemporâneos e com alunos – artistas, com a certeza que todos são capazes de criar. Ampliar a noção de elementos matemáticos, perspectiva, escala, aresta, volume, formas geométricas.

Perguntas Estruturais do Currículo Questão Essencial : Como associar a Matemática a Arte a Tecnologia ? Questão de Aula : Como utilizar obras de arte ampliando o conhecimento matemático ? Questão de Conteúdo : Porque alguns conhecimentos, tais como: volume, escala perspectiva, aresta, face, vértices, ângulos, áreas e perímetros de formas geométricas e outros conceitos matemáticos, são importantes na produção de releituras de obras de arte? Os artistas modernistas, cubistas e abstracionistas, privilegiaram em seus trabalhos a geometria, razões, noções de semelhança e segmento áureo, como requisito de perfeição e beleza?

Plano de Avaliação (Rubrica/Guia de pontuação/ Checklist ) Atividades Ótimo Suficiente Regular Fraco   Mosaicos Criação de um trabalho original, criativo e interessante. Utilizou corretamente as medidas, as formas e combinou cores. Criação de um trabalho original, criativo e interessante. Utilizou parcialmente o sistema de medidas, as formas e combinou cores. Criação de um trabalho original, criativo e interessante. Porém não utilizou de forma adequada as medidas, bem como formas e/ ou cores. Criação de um trabalho com pouca expressividade. Não utilizou de forma adequada as medidas, formas e/ou cores.       Trabalhos de Perspectiva A atividade demonstra compreensão completa dos conceitos matemáticos, tais como escala e outros, utilizados para a confecção do trabalho. Utilizou regras geométricas de projeção, assim, a imagens possibilitam a percepção de uma realidade tridimensional.   A atividade demonstra compreensão satisfatória dos conceitos matemáticos, tais como escala e outros, utilizados para a confecção do trabalho. Utilizou as regras geométricas de projeção, assim, as imagens possibilitam a percepção de uma realidade tridimensional. A atividade demonstra pouca compreensão dos conceitos matemáticos, tais como escala e outros, para a confecção do trabalho. Utilizou as regras geométricas de projeção, as imagens possibilitam a percepção de uma realidade tridimensional. A atividade demonstra compreensão mínima dos conceitos matemáticos, tais como escala e outros, para a confecção do trabalho. Utilizou parcialmente as regras geométricas de projeção, as imagens não possibilitam a percepção de uma realidade tridimensional.

        Releitura de Obras Modernas e ou Cubistas Apresentou excelente releitura da obra escolhida, demonstrando compreensão. Evidenciou um conjunto excelente de Registos/ideias e observações, apropriadas ao trabalho com reflexões pessoais. Atentou para a técnica cor, textura, forma, harmonia, contraste, luminosidade, dimensão, proporção, escala (geométrico-matemáticos) As intenções estão claramente apresentadas. Estabeleceu uma conexão com a obra do artista e sua impressão. Apresentou excelente releitura da obra escolhida, demonstrando compreensão. Evidenciou um conjunto de Registos/ideias e observações, apropriadas ao trabalho com reflexões pessoais. Atentou para algumas técnicas entre elas: cor, textura, forma, harmonia, contraste, luminosidade, dimensão, proporção, escala (geométrico-matemáticos) As intenções estão claramente apresentadas. Estabeleceu uma conexão com a obra do artista e sua impressão. Apresentou releitura da obra escolhida, demonstrando razoável compreensão. Evidenciou um conjunto de Registos/ideias e observações, apropriadas ao trabalho com reflexões pessoais. Atentou para algumas técnicas entre elas: cor, textura, forma, harmonia, contraste, luminosidade, dimensão, proporção, escala (geométrico-matemáticos) As intenções estão claramente apresentadas. Estabeleceu uma conexão com a obra do artista e sua impressão.   Apresentou releitura da obra escolhida, demonstrando razoável compreensão. Muito poucos registos/ideias com pouca qualidade gráfica. Evidenciou um conjunto de Registos/ideias e observações, com algumas reflexões pessoais. Atentou para algumas técnicas entre elas: cor, textura, forma, harmonia, contraste, luminosidade, dimensão, proporção, escala (geométrico-matemáticos). As intenções não estão claramente apresentadas. Não conseguiu explorar as ideias da obra e nem estabelecer uma conexão com a obra de arte e sua impressão.  

Introdução Tema do Projeto: “ As formas geométricas na Arte” Estudo do Tema: Semana de Arte Moderna de 1922 . Pintores, influência na arte, na literatura e nas concepções. Semana 1 Semana 2 Semana 3 Roteiro de Atividades Avaliando as necessidades dos alunos; Delineando os passos e as tarefas a serem realizadas. Semana 4 Formação dos grupos. Avaliando as características dos integrantes. Início das atividades propostas do projeto . Semana 4 e 5 Aplicação das Listas de Verificação e Rubrica . Conduzir os alunos a refletirem sobre sua aprendizagem. Semana 5 Atividades individuais e em grupo : Mosaicos, Perspectivas de Imagens, trabalhando o sistema de medidas, escala, proporção e outros conceitos matemáticos e geométricos. Estratégias de Gestão, Tarefas e Estratégias do Projeto. Organização do Projeto Linha do Tempo Semana 5 Dialogando sobre o projeto : expectativas, cumprimento de tarefas e responsáveis. Semana 6 Escolha de prazos para finalização , divulgação e procedimentos para envolver a comunidade. ( Visita ao projeto). Lista de materiais necessários para a exposição. Semana 7 Uso da internet e sites de pesquisa para escolha das obras na confecção das releitura. Semana 7 e 8 Desenvolvimento das releituras das obras escolhidas e um breve estudo sobre as mesmas. Semana 8 Dando sequência as releituras em grupo, troca de experiências e percepção de conhecimentos matemáticos para a realização. Auto avaliações rápidas sobre o projeto. Revendo as atividades a serem concluídas. Revisando os trabalhos. Repensando recursos para adaptá-los nas incorreções. Semana 9 Conclusão do projeto, debate final e avaliação dos resultados. Exposição dos trabalhos para a comunidade. Semana 8 Adriana Cardoso Paulo Rodrigues

Acomodações (às necessidades dos envolvidos) Fornecer um resumo diário das tarefas para ajudar na organização e realização do trabalho. Formar grupos heterogêneos com alunos com menor e maior grau de dificuldade. Troca de informações ( professor e alunos) Providenciar modelos para pesquisas e investigações científicas. Fomentar a busca de diferentes fontes de consulta.

Formação de grupos Avaliar as necessidades dos alunos, demonstrar o entendimento, motivar a aprendizagem estratégica. Formar grupos heterogêneos com alunos com menor e maior grau de dificuldade.

Habilidades de Colaboração e Comunicação Escutar de forma ativa. Incentivar os colegas. Compartilhar recursos. Criticar de forma construtiva. Possibilitar o "pensar em voz alta”, professor e aluno, verbalizando seus pensamentos, sentimentos ou opiniões.

Plano de gestão e administração de recursos. Os alunos custearam os materiais de uso individual. A escola nos forneceu materiais como: papel sulfite, cartolina e cola. A professora confeccionou banner e outros. Divulgação do projeto: escola e alunos.

Exposição de Arte Geométrica Criação do aluno Marllon – 2º A Releitura da obra “ O mamoeiro de Tarsila do Amaral – pela aluna Laurielle – 2º A

Releitura da Obra do pintor Miró – pelo aluno João Vitor Araujo – 1º ano C Releitura da obra do pintor Ianelli – pela aluna Kerolim – 1º ano C

Releitura da obra de Tarsila do Amaral – pela aluno Lucas Venturini – 2º B Releitura da obra de Tarsila do Amaral – pela aluna Kechilly – 2º B

Banner do Projeto

Agradecimentos especiais: Coordenadora : Renata Penna Carneiro Vice- diretor: Itamar dos Santos Inspetores : Léa e Maria Caetana. Professores, alunos e comunidade.

Realização Adriana Cardoso Paulo Rodrigues

Bibliografia: ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Como Desenvolver o Potencial Criador: um guia para a libertação da criatividade em sala de aula . Petrópolis, RJ: Vozes, 1990. BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação: conflitos/acertos . São Paulo: Editora Max Limonad , 1985. ___________. John Dewey no ensino de arte no Brasil . 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002. ___________. Recorte e colagem; Influências de John Dewey no ensino de arte no Brasil . São Paulo: Cortez, 1982. BRASIL , Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte . Brasília: MEC/SEF, 1997. 130p . MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL/ 1999.
Tags