Geometria no dia a dia Trabalho realizado por: Patrícia Morais
Introdução Geometria está presente não só nos livros didáticos , mas também no nosso cotidiano. Documentos históricos mostram que as questões relacionadas à Geometria estavam inicialmente associadas a problemas relativos à medida da Terra. Logo a definição de Geometria é : geo = terra ; metria = medida. Logo, medida da terra.
Onde a Geometria está presente Sabemos que todas as coisas ocupam espaço: objetos, pessoas, animais, pedras, plantas… A preocupação de aproveitar melhor esse espaço leva algumas pessoas a observar as formas dos objetos, suas medidas, suas regularidades e irregularidades. Durante muito tempo, houve uma divisão entre Geometria e Matemáticas. Depois, a Geometria passou a ser ensinada dentro dos conteúdos da área/disciplina de Matemática, mas era sempre relegada ao último mês, aparecendo, geralmente no capítulo final dos livros didáticos.
Geometria e a natureza Uma das primeiras características geométricas com que deparamos quando procuramos detetá-las na natureza é a simetria. Sempre que observamos flocos de neve e gelo todos eles exigem um padrão que poderá ser mais ou menos complexo, mas sempre de base hexagonal, o que se torna verdadeiramente assombroso, sobretudo se dermos crédito à crença generalizada segundo a qual não existem dois flocos iguais.
Esfera Uma esfera é um corpo tridimensional limitado por uma superfície, designada por superfície esférica, cujos pontos são equidistantes de um ponto interior a que se chama centro. Uma superfície esférica pode supor-se gerada por uma circunferência que gira em torno do seu diâmetro. Uma esfera será, então, um conjunto formado pelos pontos de uma superfície esférica e pelos pontos interiores a essa superfície. De forma idêntica ao que se diz em relação à circunferência e ao círculo no plano, chama-se raio de uma esfera à distância entre o seu centro e qualquer ponto da sua superfície. Um segmento de reta cujos extremos se situem na superfície esférica e que contenha o centro da esfera tem o nome de diâmetro e a um plano que passe pelo centro dá-se o nome de plano diametral. Este plano divide a esfera em duas partes iguais que recebem o nome de semiesferas ou hemisférios.