Hospital Rural do Songo Curso : SAÚDE MATERNO INFANTIL Tema: GESTÃO BASEADA EM PADRÕES Tutore J oão Sebastião R ainde Estudante : Crimilda Gonsalves Alho SONGO, AGOSTO 2025 Tutor: João Sebastião Rainde Estudante: C remilda Songo, Agosto 2025
OBJECTIVOS OBJECTIVO GERAL Explicar o que é a gestão baseada em padrões - GBP ; OBJECTIVOS ESPECÍFICOS Identificar os passos do processo de gestão baseada em padrões para PCI ; Apresentar o instrumento de medição de desempenho; Menncionar o ciclo de implementação.
GESTÃO BASEADA EM PADRÕES A gestão baseada em padrões servem para apoiar, melhorar o desempenho das US com relacção a PCI , MISAU adoptou o processo de gestão baseado em padrões; Processo simples, baseado na busca do alcance de padrões, que determinam o desempenho das equipas de saúde e dos serviços é adequado para o cumprimento das directrizes da PCI.
GESTÃO BASEADA EM PADRÕES Tem o foco em melhorar o desempenho humano no lugar de trabalho através da análise, desenho, selecção e implementação de intervenções apropriadas; Considera: O que a pessoa tem que fazer em seu lugar de trabalho; As condições nas quais deve ser realizado este trabalho ou desempenho; O nível de desempenho ou a qualidade que se considera aceitável.
GESTÃO BASEADA EM PADRÕE Utiliza múltiplas soluções: Formação é apenas uma delas. Padrão de Desempenho É o nível de referência de qualidade que deve ser atingido por uma equipe de trabalho ou organização; É a qualidade que se quer alcançar; É a qualidade esperada;
1º PASSO Padrão de Desempenho Definidos com base : Manuais Técnicos ou Guias de referência Políticas e Prioridades Nacionais Os padrões de desempenho apresentam aos trabalhadores de saúde o que fazer e como fazer.
1º PASSO Instrumento de Melhoria do Desempenho Reúne os padrões de desempenho de todas as áreas onde o processo será implementado Padrões do desempenho para PCI que se deseja alcançar ; Cada padrão c ritérios de verificação facilmente observáveis, com opções SIM, NÃO e NÃO APLICA. CADA ÁREA CADA ÁREA
Os materiais de limpeza são descontaminados, lavados e passados em água antes de serem reutilizados ou guardados. ÁREA: BLOCO OPERATÓRIO Padrão Critérios de verificação S, N, N/A Comentários Os materiais de limpeza são descontaminados, lavados e passados em água antes de serem reutilizados ou guardados. Observe se os panos de chão, baldes e escovas são: Descontaminados em solução clorada a 0,1% por 10 minutos; Lavados com água e sabão; Passados em água limpa; Secos completamente antes de serem reutilizados ou guardados.
1º PASSO→ PADRÕES DE DESEMPENHO Acções específicas realizadas pelos provedores/serviços; Referem-se a todos os processos necessários para a prestação de serviços de qualidade; Correspondem as normas estabelecidas pelo MISAU; Baseados em considerações técnicas e na evidência científica.
1º PASSO Critérios de verificação Passos indispensáveis para a realização das acções ; Como são indispensáveis, só se considera o padrão alcançado quando todos os critérios estão cumpridos; Devem ser : observáveis ; verificados de forma objectiva ; válidos; P ráticos .
IMD - Hospital ÁREAS CRITÉRIOS Central de Esterilização 15 Bloco Operatório 22 Prevenção da TB 09 Maternidade 17 Banco de Socorros 26 Internamento de Cirurgia 31 Internamento de Medicina 21 Internamento de Pediatria 21 ÁREAS CRITÉRIOS Banco de Sangue 21 Laboratório 18 Estomatologia 14 Cuidados Pós-Morte 15 Funções Administrativas 15 Cozinha 12 Lavandaria 10 Gestão do Lixo 10 TOTAL 277
PASSO 2 CICLO DE IMPLEMENTAÇÃO Desempenho desejado Desempenho actual Lacuna Análise de causas Identificação e desenho das intervenções GESTÃO DAS MUDANÇAS Implementação e monitoria das intervenções Avaliação MELHORIA E APRENDIZAGEM CONTÍNUAS
PASSO 2 O IMD apresenta o desempenho desejado em cada uma das áreas; Ao utilizarmos o IMD estamos verificando o desempenho actual de cada área; Os padrões não alcançados nos indicam os aspectos que precisam de apoio para melhorar; Desta identificação deve resultar um plano de acções com as intervenções sugeridas para apoiar a melhoria do desempenho; A ideia é aproximar ao máximo os padrões observados dos padrões desejados.
Saber fazer; Poder fazer; Querer fazer. PARA TER UM BOM DESEMPENHO TS Deve: Conhecimentos , habilidades e informação ; Recursos, ferramentas, carga de trabalho; Motivação, receber incentivos.
Todo novo processo/intervenção propõe mudanças que geram resistências; GBP é um trabalho de equipa, que precisa que os gestores comprem a ideia e motivem suas equipas a se incorporarem ao processo. Façam a gestão das mudanças.
PASSO 3 O progresso deve ser medido frequentemente pelas equipas dos serviços e responsáveis pela PCI da US; Periodicamente é importante fazer uma medição externa para avaliar o nível de progressos alcançados. Como resultado de cada medição deve sair um plano das mudanças a serem feitas; A participação da equipa do serviço na elaboração do plano de mudanças contribui para sua efectiva implementação.
CONCLUSÃO C onclui-se que gestão baseada em padrões é uma estratégia adoptada pelo MISAU com a finalidade de ajudar os funcionários a melhorar, o desempenho e a qualidade de trabalho das US em relacção a PCI , a pesar de ser um p rocesso simples, baseado na busca do alcance de padrões, que determinam o desempenho das equipas de saúde e dos serviços é adequado para o cumprimento das directrizes da PCI.
REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS Guião de procedimentos básico de enfermagem 2ª edição , 2014 JHPIEGO , módulo 5 secção 1 gestão baseada nos padrões, 2014 TiETJEN , L; McINTOSH,N; BOSSEMEYER, D; Prevenção de infeções : diretrizes para unidade de saúde com recursos limitado. EUA; Baltimore JHPIEGO 2005