Governo de juatiniano

MarianaOliveira43 91 views 9 slides Jun 01, 2016
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

Aspectos do Governo de Justiniano


Slide Content

Aspectos do Governo de Justiniano

“O último dos grandes imperadores de Roma” “O imperador que nunca dorme” “Um Estado, uma Lei, uma Igreja ” “ História do Império Bizantino ” Governou de 527 a 565 d .c. em substituição ao seu tio Justino I Originário de família da Macedônia; graças a seu tio, recebeu sólida formação intelectual à qual aliava interesse por questões teológicas . Casado com Teodora, filha de um domador de ursos;

“uma das mulheres mais interessantes e melhor dotadas da história bizantina” “divertiu, encantou e escandalizou Constantinopla” Como imperatriz, manteve-se fiel ao marido, interessou-se nos assuntos do Estado, exerceu influência sobre Justiniano em matéria de governo. Teodora tinha em comum com Justiniano a ambição e o gosto pelo poder.

  Política interna :   Revolta da Nika (532) A mais popular das revoltas contra império bizantino; Domingo de 532 no Hipódromo de Constantinopla

Obra Administrativa – Justiniano desenvolveu notável atividade visando consolidar a autoridade imperial e reprimir abusos. – Procurou simplificar a organização administrativa, reduzindo o número de províncias e funcionários. – Nas regiões mais ameaçadas, os poderes civis e militares foram concentrados nas mesmas mãos. – Procurou estabelecer rigorosa fiscalização sobre o funcionalismo exigindo obediência a probidade.

– Foi atribuída aos bispos a missão de velar sobre o procedimento dos agentes imperiais. – Fez campanha contra a aristocracia proprietária de terras (que administrava seus grandes domínios sem levar em conta o poder central). – Procurou destruir a mentalidade feudal, cada vez mais forte nas províncias do Império.

–  Problemas religiosos – Justiniano é o tipo acabado de Cesaropapismo (acúmulo de poder político, militar e religioso). – Judeus da Palestina sofreram perseguição; sinagogas destruídas; nas que permaneceram, proibição da leitura do AT no hebraico. – Investiu contra o paganismo; mandou fechar a Escola Filosófica de Atenas; Ordenou em seguida, a conversão em massa dos pagãos. – Em 527 e 528, tomou severas medidas contra os monofisitas: excluídos de funções públicas e funções liberais, assembleias extintas e parte dos direitos civis cassados . – Sob influência de Teodora, tentou reconciliação dos monofisitas com ortodoxia. Tentativa de unificação religiosa fracassou.

–  Construções Fortificações levantadas para defesa do Império. Estradas, pontes, edifícios públicos, templos (Igreja de Santa Sofia) –  Obra Legislativa Maior e mais duradoura obra de Justiniano encontra-se no campo jurídico. Ideal de atualizar ciência jurídica está ligado ao plano de restauração do antigo Império Romano.

–  Política Externa : – Obedecia dois planos: defender fronteiras estabelecidas na Ásia e península balcânica (guerras defensivas); reconquistar territórios perdidos na África, Espanha e Itália (guerras ofensivas). – Gália permaneceu fora da ação das armas bizantinas. – Guerras defensivas foram motivadas pelos persas, a Leste, e pelos eslavos e hunos ao Norte. Terminaram, às vezes, de modo humilhante para o Império Bizantino. – Guerras ofensivas – A reconquista do ocidente vai encontrar três fatores favoráveis: decadência em que se encontravam os reinos bárbaros; discórdia reinante entre os reinos bárbaros; oposição religiosa entre os dominadores adeptos do arianismo e as populações católicas.
Tags