Grécia Antiga Natane Brito Araujo 6º ano - Unidade 5
Tema 1 A civilização grega
O território grego 3 Essa região se caracteriza por um relevo montanhoso e com poucas áreas férteis. Essa região possui inúmeras ilhas e um litoral bastante recortado As áreas de planície estão isoladas em alguns trechos. A civilização grega habitou a área da península Balcânica (Mediterrâneo Oriental), ao sul da Europa e às margens do Mar Mediterrâneo. GRÉCIA
4 Devido à presença do mar e das montanhas, o território grego tem um aspecto fragmentado . Essa fragmentação geográfica facilitou a fragmentação política da Grécia, isto é, nunca houve um Estado grego unificado . Assim, o que chamamos de Grécia nada mais é do que um conjunto de diversas cidades-Estado gregas , independentes uma das outras, e muitas vezes rivais.
5 O litoral recortado, com vários portos naturais , levou os gregos a desenvolverem atividades ligadas ao comércio e a navegação .
6 A civilização grega foi uma das mais avançadas que a humanidade conheceu e deixou um vasto legado. Desenvolvimento das ciências, como filosofia, matemática e história Arte através da escultura e trabalho em cerâmicas. T eatro
7 A Grécia Antiga era caracterizada como:
A civilização cretense 8 Antes dos gregos uma importante civilização habitou a região da península Balcânica... Os habitantes da região (cretenses ou minoicos) ocuparam a região por volta de 3000 a. C.
9
10 Os cretenses ficaram conhecidos pelo desenvolvimento de cidades e portos , além do intenso comércio marítimo que realizavam com os fenícios, os egípcios e entre outros. Os cretenses nesse período já desenvolveram uma escrita (grego primitivo ), obras de artes diversas e palácios grandiosos .
11 Por volta de 1450 a.C. os creteneses foram invadidos pelos micênicos e Cnossos (ou Knossos ) – sua capital – foi invadida. A Civilização Micênica é um termo coletivo para os povos da Grécia , que compartilham traços culturais comuns durante o final da Idade do Bronze (1600 a.C. e 1050 a.C.). O nome deriva de Micenas , nome de um dos mais importantes centros regionais micênicos .
12 O povo grego ou os helenos surgiram da mistura de 4 povos (2000 a.C.): Aqueus; Eólios; Jônios; Dórios. Primeira área a ser desenvolver através da Civilização Cretense (povo minoicos). Povos indo-europeus
13 Os primeiros “gregos”
14 As poleis gregas Comunidades familiares ( genos ) XII-VIII a.C. Cidades-Estado ( poleis ) A partir de VIII a.C . Organizadas em famílias, que incluíam escravos, animais, terras e casas ( oikos ). Governadas por uma assembleia composta de membros das famílias nobres, responsáveis pelas leis, a administração, a justiça e a defesa do território. Resultado do crescimento populacional. Funcionavam como Estados independentes , com leis, justiça e governo próprios. Governadas por reis, contavam com a participação dos cidadãos, que inicialmente eram apenas os aristocratas. Formação das cidades-Estado e suas características:
15 As cidades-Estado gregas Apesar de viverem isoladas, as cidades-estado tinham características em comuns que lhes dava alguma unidade, tais como a língua, a religião, os jogos e os costumes. ACRÓPOLE ÁGORA ZONA RURAL PORTO As cidades-Estado gregas eram politicamente independentes entre si. Cada uma escolhia sua forma de governo.
16 A expansão colonial grega Com o aumento populacional a partir do século IX a.C ., surgem fortes tensões sociais entre os gregos. Expansão colonial Concentração de terras pelos aristocratas Endividamento e escravização d os camponeses .
Tema 2 Cultura e política em Esparta e A tenas
18 Esparta: a poleis guerreira A cidade de Esparta foi fundada pelos dórios e situava-se na Península do Peloponeso , entre altas montanhas e sem saída para o mar.
19 Esparta: c omposição social Esparciatas : únicos cidadãos, controlavam as instituições políticas e se dedicavam às atividades militares. Hilotas : antigos habitantes transformados em servos, cultivavam alimentos nas terras dos esparciatas Periecos : homens livres que viviam nos arredores da cidade, praticavam a agricultura, o artesanato e o comércio.
20 Esparta: regime político Oligárquico : apenas parte da população tinha direitos políticos e podia exercer funções de comando. Principais órgãos espartanos Principais órgãos espartanos Gerúsia C onselho formado por dois reis e pelos cidadãos com mais de 60 anos; formulava as leis e era o conselho mais importante da cidade. Ápela Assembleia de cidadãos maiores de 20 anos que votava as leis propostas pela Gerúsia ; tinha poderes limitados. Éforos C omitê de cinco cidadãos que supervisionava as atividades políticas e julgava crimes importantes. Principais órgãos espartanos
21 A educação espartana Sociedade militarizada: aprendizado voltado para a guerra. Meninos treinavam em quartéis desde os 7 anos de idade e eram submetidos a um ritual de passagem. Mulheres participavam da vida social da pólis: faziam treinamentos físicos, estimulavam a bravura nos filhos e aconselhavam os maridos em questões políticas.
22 Atenas, o berço da democracia A cidade de Atenas foi fundada no século X a.C. na região da Ática pelos jônios e tornou um importante centro de comércio marítimo. O comércio era feito entre as diversas cidades-Estado gregas e outros povos da Antiguidade , como egípcios, fenícios e babilônicos .
23 Atenas : transição da aristocracia para a democracia :
24 A sociedade ateniense A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos.
25 A educação ateniense A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural. Aos sete anos, os meninos eram entregues aos pedagogos. Faziam aulas de música, ginástica e aprendiam a arte de falar em público. As meninas ficavam sob proteção materna até se casarem e raramente saiam de casa. Eram preparadas para o casamento e para a maternidade.
26 O politeísmo grego A religião politeísta dos gregos fazia parte do exercício da cidadania; o cidadão deveria participar dos rituais religiosos assim como atuava na política e na guerra. Muitos gregos se consultavam com oráculos (sacerdotes que falavam com os deuses) para tomar decisões, tanto políticas quanto pessoais . Os deuses gregos tinham feições e sentimentos humanos, mas, eram imortais. De acordo com a mitologia grega, habitavam no monte Olimpo (o mais alto da Grécia)