ATENAS Atenas desenvolveu ao redor da acrópole e da Ágora, local em que se davam os acontecimentos políticos, comerciais e religiosos.
Atenas teve, ao longo de sua história, quatro regimes de governo: Monarquia: poder nas mãos de uma única pessoa. Aristocracia: grupo formado pelos maiores proprietários rurais. Tirania: poder nas mãos daqueles que elaboram as leis. Democracia: governo do povo, onde o próprio povo, por meio da participação política, luta por seus direitos.
Sociedade ateniense 1º Eupátridas (grandes proprietários de terras). 2º Georgóis (pequenos proprietários de terras). 3º Demiurgos (comerciantes). 4º Thetas (camponeses sem terra). 5º Metecos (estrangeiros). 6º Escravos (prisioneiros de guerra e seus descendentes e pessoas que não pagavam suas dívidas).
A democracia ateniense O legislador Sólon: Propôs o fim da escravidão por dívidas. Determinou que a população de Atenas deveria ser dividida de acordo com a renda que possuía, e não mais pelo nascimento. Essas decisões desagradaram os eupátridas.
Governo de Clístenes (508 a. C.) A população ateniense foi dividida em dez tribos ou demos. Os homens com mais de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses, poderiam participar da Eclésia uma assembleia popular que funcionava normalmente na praça da cidade.
Funcionamento da democracia ateniense Eclésia: assembleia popular, votavam as leis. Boulé (ou Conselho dos 500): preparavam as leis para serem votadas pela Eclésia. Helileia : tribunal popular no qual os cidadãos exerciam papel de juízes. Areópago: conselho especial, composto de aristocratas, acionado em períodos de crise. Ostracismo: exílio de dez anos para políticos perigosos.
Governo de Péricles (461 a.C. – 431 a.C.) Democracia ateniense atinge seu apogeu. Desenvolvimento das artes e da Filosofia. Todos os cidadãos tem direito de participar da Eclésia e votar sobre os assuntos deliberados.
Preparação do jovem ateniense Os meninos começavam aprendendo boas maneiras com pedagogos e depois ler e escrever. Dos 14 aos 18 anos, sua educação baseava-se principalmente nos exercícios físicos. Dos 18 aos 20 anos eles prestavam algum serviço militar. O principal objetivo da educação ateniense era formar cidadãos capazes de defender a cidade e/ou cuidar dos assuntos públicos.
A democracia ateniense excluía da participação política, mulheres, escravos e estrangeiros.
ESPARTA Outra importante cidade-estado grega. A principal preocupação dos espartanos era com a formação de bons soldados.
Educação do jovem espartano Educação militar rígida. Os garotos eram criados como futuros guerreiros. Para aprenderem a suportar a dor os jovens espartanos eram chicoteados até sangrarem e ensinados a serem cruéis, desde garotos, caçando e matando hilotas .
Sociedade espartana 1º espartanos: descendentes dos dórios. 2º periecos : comerciantes. 3º hilotas : povos dominados e transformados em servos pelos espartanos.