Período Arcaico Cidades-estados; Construção dos primeiros templos; Mudanças políticas e econômicas; Esparta – cidade militar Atenas – “berço da democracia”
Período Clássico T em início em 490 a.C ., ano do início do conflito com os persas, e termina com a morte de Alexandre Magno . O termo clássico lembra algo que atingiu o apogeu e ficou como modelo, como padrão. O período é caracterizado por : O conflito com o império Persa; A época de Péricles; A guerra do Peloponeso; A interferência Macedônica e as conquistas de Alexandre.
As Guerras Médicas Conflito entre gregos e persas. Causas: Conquista de territórios gregos na Ásia pelo império persa; Interferência dos persas no comércio marítimo; Revolta dos territórios conquistados pelos persas, em especial Mileto.
Primeira Guerra Era de interesse do Império Persa dominar a Grécia; Batalha de Maratona (490 a.C.) Cílice do século V a.C.
Segunda Guerra 480 a.C. : Leônidas e os 300 espartanos; Desfiladeiro das Termópilas ; Batalha Naval de Salamina .
Consequências das Guerras Médicas: Governo de Péricles (495-429 a.C.) Apogeu de Atenas; Reformas políticas e urbanas; Parthenon Fortalecimento da soberania ateniense; Aperfeiçoamento da Democracia; Liga de Delos : união das cidades gregas sob a liderança de Atenas . Imperialismo Ateniense
Democracia A partir de 508 a.C., Clístenes diminuiu a força das famílias aristocráticas e aumentou a do povo comum ( demos ); Eclésia - assembleia do povo; Boulé – conselho dos quinhentos; Democracia: demos (povo) + Kratos (poder) = o poder do povo Só para cidadãos! Governo de Péricles: Aperfeiçoamento da Democracia Tribunal popular (6 mil cidadãos); Mistoforia : remuneração para os ocupantes de cargos públicos; Estímulo ao desenvolvimento intelectual e artístico;
Guerra do Peloponeso (431 a.c - 404 a.c) Liga de Delos Liga do Peloponeso Atenas vs. Esparta (431 a.C) Paz de Nícias (421 a.C) Batalha de Egos-Pótamos Homogenia Espartana Conflitos internos Enfraquecimento das cidades-Estado Batalha de Queroneia (338 a.C)
Cultura Religião: politeísmo O que conhecemos como mitologia grega constituía suas crenças religiosas; Deuses do Olimpo; Heróis; Religião cívica.
Percy Jackson Semideus; Perseu – herói mitológico que derrotou a medusa. Mitologia grega adaptada para a atualidade;
Jogos Olímpicos Homenagem a Zeus; Significado religioso; O primeiro ocorreu na cidade de Olímpia, em 776 a.C.; Acontecia a cada 4 anos;
O pensamento racional e a filosofia grega Filosofia pré-socrática: Preocupação com as origens do mundo. Tales de Mileto
O pensamento racional e a filosofia grega Filosofia socrática: Surgimento da Filosofia Moral. Inaugura a investigação de questões acerca das relações humanas (moral / ética). Sócrates
O pensamento racional e a filosofia grega Platão Aristóteles
História Além da Filosofia, o pensamento grego estendeu-se por outras áreas, como por exemplo a invenção de diversos gêneros literários, dentre os quais destaca-se a História, que foi inaugurada por Heródoto.
A arte grega A Arquitetura grega usava em suas edificações pedras, mármore e tijolos e desenvolveram-se algumas ordens arquitetônicas, definidas como a forma e disposição das partes salientes e sobretudo das colunas e do entablamento que distinguem os diferentes processos de construção. Havia três ordens principais: a dórica, a jônica, e a coríntia.
A arte grega O Parthenon, o templo mais conhecido grego. Na Acrópole de Atenas, os arquitetos Ictino e Calícrato planejaram o edifício que começou a ser construído em 447 a.C., tendo ficado pronto em 438 a.C., em mármore pentélico e estilo dórico.
A arte grega Todavia, nem tudo era religião. Além dos templos, as cidades gregas contavam com outros edifícios, com por exemplo, o bouleterion , ou casa do conselho ( Bulé ), ginásios, destinados aos exercícios, e os teatros.
A arte grega Assim como a arquitetura, a escultura grega também tinha o homem no seu centro de preocupações e, em seus grandes momentos, tanto no século v a.C. como posteriormente, ela caracterizou-se por representar o movimento e os indivíduos. Discóbolo de Miron 450/440 a.C
Atividades Leitura: livro didático páginas 140 a 147. Exercícios: Livro didático Página 152, exercícios 5, 6, 7, 10 e 11