Gráficos de linha Ponto de partida Os gráficos de linha são importantes para verificar o que acontece com uma característica que varia ao longo do tempo. Facilmente encontras gráficos de linha que mostram a evolução da temperatura, do crescimento ou da economia, por exemplo. A ENSE – Entidade Nacional para o Sector Energético, E.P.E. (ENSE) é responsável pela constituição, gestão e manutenção das reservas estratégicas nacionais de petróleo e produtos petrolíferos. A ENSE é, ainda, a entidade competente de fiscalização e supervisão de todas as áreas do setor energético. No relatório semanal sobre combustíveis elaborado pela ENSE e disponibilizado no dia de setembro de , constam vários gráficos de linha.
O gráfico de linha que se segue mostra a evolução do preço do Brent por barril entre os dias de agosto e de setembro de . Gráficos de linha Ponto de partida Fonte: Bloomberg (continuação)
O gráfico seguinte mostra a evolução da taxa de câmbio Dólar ( ) / Euro ( ) entre os dias de agosto e de setembro de . Gráficos de linha Ponto de partida Fonte: Banco de Portugal
Os gráficos de linha seguintes mostram a evolução das cotações da gasolina e do gasóleo entre de agosto e de setembro de . Gráficos de linha Ponto de partida Fonte: Bloomberg
Gráficos de linha Gráficos de linha O gráfico de linha serve para: entender o comportamento de algo num intervalo de tempo. Um gráfico de linha deve ser construído tendo em conta que: no eixo horizontal representa-se normalmente o tempo; os dados recolhidos são representados por pontos; pontos consecutivos devem ser unidos por segmentos de reta; a escolha da escala do eixo vertical é importante para a análise correta do gráfico.
Gráficos de linha Gráficos de linha As curvas de crescimento infantil são um indicador importante para acompanhar a evolução do peso e do comprimento de um bebé. Neste sentido, para seguir a evolução da Maria, os seus pais mediram o peso e a altura da sua bebé durante o primeiro ano de vida. Os dados obtidos foram registados na tabela seguinte: Idade (meses) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Peso ( ) 3,2 4,2 5,1 5,8 6,4 7 7,3 7,6 7,9 8,2 8,5 8,7 9 Altura ( ) 49 54 57 60 62 64 66 67 69 70 72 73 74 Idade (meses) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 3,2 4,2 5,1 5,8 6,4 7 7,3 7,6 7,9 8,2 8,5 8,7 9 49 54 57 60 62 64 66 67 69 70 72 73 74
Gráficos de linha O Vítor consultou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de forma a obter a previsão meteorológica para a temperatura máxima do ar para os próximos dez dias, na cidade de Bragança. Com os dados que obteve, o Vítor construiu o gráfico de linhas seguinte. Fonte: IPMA (em )
Gráficos de linha (continuação) Em qual dos dias, a temperatura máxima prevista foi a mais alta? Qual foi a temperatura máxima prevista mais baixa? Calcula a média das temperaturas máximas registadas no gráfico de linhas. Qual é a moda das temperaturas máximas registadas no gráfico? Fonte: IPMA (em )
A temperatura máxima mais alta foi ºC e está prevista para o dia de outubro. A temperatura máxima prevista mais baixa foi ºC . Gráficos de linha Fonte: IPMA (em )
Gráficos de linha Para determinar a média das temperaturas máximas previstas, adicionam-se todos as temperaturas registadas no gráfico de linhas e, de seguida, divide-se a soma obtida pelo número de temperaturas do conjunto. ºC Fonte: IPMA (em )
Gráficos de linha A moda das temperaturas máximas registadas no gráfico de linhas é a temperatura máxima ou as temperaturas máximas que aparecem maior número de vezes no conjunto. Assim, a moda corresponde às temperaturas ºC, ºC e ºC. Fonte: IPMA (em )