BLOCOS ECONÔMICOS Definição : são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Formaram-se na 2ª metade do século XX, com os seguintes objetivos : incentivar a cooperação económica; dinamizar os mercados através de acordos comerciais preferenciais; abertura de fronteiras aos países do respectivo bloco; proteger os países da concorrência proveniente dos outros blocos comerciais.
ETAPAS DE INTEGRAÇÃO Zona de livre comércio * etapa ou tipo de integração em que são eliminadas todas as barreiras alfandegárias ao comércio entre os membros do grupo União aduaneira * etapa ou tipo de integração em que, além do livre comércio entre os membros do grupo, existe a aplicação de uma Tarifa Externa Comum (TEC) ao comércio com terceiros países .
Mercado Comum * no Mercado Comum, além da TEC e do livre comércio de bens, existe a livre circulação de fatores de produção (capital e trabalho). União Econômica e Monetária * quando os países optam, a partir do estágio de um mercado comum, pela criação de uma moeda comum, unificando as políticas externa e de defesa.
UNIÃO EUROPÉIA
UNIÃO EUROPÉIA Em 1951 Alemanha Ocidental, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda criam a CECA( comunidade europeia do carvão e do aço) Em 1957( com o tratado de Roma) os mesmos países criam a CEE(comunidade econômica europeia). Em 1991, tratado de Maastricht, (Tratado da UE), entra em vigor em 1993; Livre circulação de bens, serviços e capital; União Política , União Monetária e Econômica; Após 2004: 25 países (leste europeu); Moeda única: euro; Não-membros: Noruega e Suíça.
Países que não adotaram o euro: Inglaterra, Suécia e Dinamarca; Países da UE que não assinaram a constituição europeia: França e Holanda; Países da UE com maior crescimento econômico e menor índice de desemprego: Inglaterra, Suécia e Dinamarca. A União Europeia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht . Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Europeia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Europeia. A União Europeia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos : Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros. ZONA DO EURO- indica os países que adotam o EURO como moeda, abolindo suas moedas nacionais.
ORDEM CRONOLÓGICA
nafta TRATADO DE LIVRE COMÉRCIO DA AMÉRICA DO NORTE PAISES INTEGRANTES- MÉXICO- ESTADOS UNIDOS E CANADÁ. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras . LIVRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E CAPITAIS.
MERCOSUL O Mercosul está constituído pelos quatro Estados Parte, a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, sendo que a Venezuela encontra-se em processo de adesão . Assume, hoje, o caráter de União Aduaneira, mas seu fim último é constituir-se em verdadeiro Mercado Comum Tratado de Assunção, por meio do qual o bloco foi fundado, em 1991.
OBJETIVOS DO MERCOSUL MERCOSUL : Criado em 1991, pelo tratado de Assunção; Objetivo: dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, força de trabalho e capitais. Prevê livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos ; Atualmente utiliza para as negociações com países de fora do bloco uma TEC.
ALCA A Área de Livre Comércio das Américas (Alca) Surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba. As negociações para consolidação da Alca estão congeladas, Minimizar a influência do Brasil no Mercosul. Além de aumentar o poderio dos EUA na América Latina.
ASEAN A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) Os principais objetivos da ASEAN são acelerar o crescimento econômico e fomentar a paz e a estabilidade regionais. Entre eles constam o respeito mútuo pela independência, soberania, igualdade, integridade territorial e identidade nacional e o direito de cada nação de se guiar livre de interferência, subversão ou coerção exterior . Em 92, os países participantes decidiram transformá-la em zona de livre-comércio, a ser implantada até 2008, criando uma zona de comércio livre de modo a desenvolver a competitividade da região, que assim passou a funcionar como um bloco unido .
APEC APEC Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
APEC (Ásia-Pacific Economic Community) – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico Área de cooperação econômica da Ásia e do Pacífico; Bloco asiático, Austrália, Nova Zelândia, EUA, Canadá, México e Chile; Integração econômica em 25 anos, a partir de 1994; Conferência de Seattle – 1993
ALTERNATIVA BOLIVARIANA INSPIRADA NAS IDÉIAS DE SIMON BOLIVAR LIDERADO PELA VENEZUELA- BOLIVIA- EQUADOR- EL SALVADOR- GUATEMALA-NICARAGUA É uma proposta de integração diferente. Coloca ênfase na luta contra a pobreza e a exclusão social, expressando os interesses dos povos latino-americanos. A Alba se fundamenta na montagem de mecanismos para criar vantagens cooperativas que permitam compensar as assimetrias existentes entre os países do hemisfério, corrigindo as disparidades . ALBA
Foi criado no ano de 1969 para integrar economicamente os países membros. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econômico do bloco . PACTO ANDINO
A Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento (SADC) É estabelecida em 1992 para incentivar as relações comerciais entre seus 14 países-membros, Objetivo de criar um mercado comum e também promover esforços para estabelecer a paz e a segurança na conturbada região. Membros: Angola, África do Sul, Botsuana, Lesoto, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue SADC
UNASUL É um bloco político e econômico nos moldes da União Europeia (UE), com secretaria geral e conselhos formados pelos presidentes, ministros e delegados. Também servirá de fórum para discussão de temas de interesse comum aos países, dando início a um processo de integração que deverá contar com parlamento, moeda e tribunal comuns. Origem Teve início em 2004, quando representantes dos 12 países sul-americanos assinaram a Declaração de Cuzco, que fundava a Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa). O nome foi depois modificado para União de Nações Sul-Americanas.