Trabalho realizado por: Alfredo Marinho nº 2 Gonçalo Moura nº 6 João Costa nº 8 José Lourenço nº10
Índice Introdução 3 O que é a Greenpeace? 4 Como atua a Greenpeace? 6 Campanhas da Greenpeace 2013 8 Atuais Campanhas da Greenpeace 11 A Greenpeace em Portugal 13 Conclusão 17 Bibliografia 19
Introdução No âmbito da disciplina de Geografia foi-nos proposto o tema Organizações N ão G overnamentais, das quais nós escolhemos Greenpeace. A escolha que nós efetuamos deveu-se à , na nossa opinião, falta de sensibilização das pessoas em relação ao ambiente, principalmente dos governos que apenas se preocupam no melhor para os seus países sem se inquietarem com o ambiente.
O que é a Greenpeace? A Greenpeace é uma organização não governamental fundada em 1971 com sede em Amesterdão, Holanda. Atualmente tem escritórios em 41 países e cerca de 3 milhões de sócios. O objetivo desta organização é sensibilizar e alertar a opinião pública para a preservação do ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Como atua a Greenpeace? Para alcançar o seu objetivo a Greenpeace recorre geralmente a manifestações não violentas. Mas não só: a Greenpeace também usa como forma de protesto o testemunho de crimes ambientais. Esta forma de ação consiste em presenciar fisicamente os crimes ambientais e denunciar e confrontar os responsáveis. A comunicação ao público e a associação a outras ONG’s também são formas de protesto levadas a cabo pela Greenpeace.
CAMPANHAS DA GREENPEACE 2013
Protesto contra a desflorestação na Amazónia levada a cargo pela companhia Wilmar Protesto contra a criação de uma produção de petróleo no Ártico pela companhia Gazprom
Protesto na Coreia do Sul contra a criação de uma central nuclear Alerta dos habitantes da região de Western, na Bélgica, sobre o perigo da energia nuclear. No dirigível pode-se ler: "Energia nuclear, nunca segura”
Atuais Campanhas da Greenpeace Neste momento a Greenpeace tem-se concentrado na libertação de 30 ativistas presos sem qualquer acusação e representação legal pelas autoridades russas. A Greenpeace está a tentar juntar petições para enviar ao embaixador Oleg Boleus a requerer a libertação dos ativistas . Alertamos para o facto de que qualquer pessoa pode participar, sem qualquer custo, para o fazer basta consultar o link: http ://www.greenpeace.org/portugal/pt/participa/peticoes-online/libertem-nossos-ativistas/
LibertemOs30
A Greenpeace em Portugal A primeira campanha da Greenpeace em Portugal realizou-se em 2008 e tinha como objetivo alertar os consumidores e as grandes superfícies para a necessidade de adoção de políticas de sustentabilidade e do peixe à venda nas suas lojas. Apesar da inexistência de um escritório em Portugal a Greenpeace criou um escritório virtual responsável por informar e mobilizar os portugueses para a causa. A resposta foi muito positiva, os pedidos para fazer voluntariado no terreno foram inúmeros o protesto que era para ser realizado a Lisboa foi extendido e albergou também o Porto.
A Greenpeace em Portugal O resultado desta campanha foi ótimo , quatro das seis maiores cadeias de supermercados portugueses assumiram o compromisso de fazer desaparecer das suas prateleiras os produtos mais insustentáveis e apoiar práticas de pesca mais sustentáveis. No futuro, devido à impressionante adesão dos portugueses às campanhas da Greenpeace, a organização pretende abrir um escritório em Portugal.
Conclusão Com a investigação feita, concluímos que problemas ambientais como, por exemplo, as alterações climáticas são problemas cada vez mais emergentes. Organizações como a Greenpeace devem ser seguidas e ajudadas. A espécie humana não é única na Terra e mesmo a espécie humana está em risco. O trabalho da Greenpeace na proteção do ambiente tem sido incansável mesmo se qualquer apoio de algum governo, apenas com os donativos das pessoas. Isso mostra que a preocupação dos cidadãos de todo o mundo quanto à proteção do ambiente está a aumentar.