Grupo de cessação de Tabagismo TURMA XXII RESIDÊNCIA SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE – ESP/CE
Como vencer os obstáculos?
Vencendo uma nova etapa Você sente a necessidade de colocar alguma coisa em sua boca para substituir o cigarro; Você decide se permitir uma alimentação extra como prêmio por parar de fumar; O seu paladar e, conseqüentemente , o seu prazer de comer estão aumentados; Sua saúde como um todo melhorou, por isso você tem um apetite maior; Em alguns ex-fumantes recentes, pode haver mudança no metabolismo, suficiente para levar a um ganho de peso significativo, mesmo sem aumentar a quantidade de alimentos.
Síndrome da abstinência Sintomas: “Fissura”; Sensação de “formigamento”; Tontura; dificuldade de concentração; Tosse; Cefaléia ; Irritabilidade; Agitação; Sonolência/insônia; Distúrbios no estômago e intestino.
Dicas para resistir ao desejo de fumar Ficar sem cigarro; Beber muita água ou suco; Fazer atividades físicas; Respirar profundamente; Escovar os dentes imediatamente após as refeições; Recusar cigarros ofertados por amigos; Renovar seus propósitos em não fumar; Evitar tomar café; Vontade de fumar não dura mais que 5 minutos . Carregar sempre alimentos de baixa caloria: Chiclete ou bala dietética; Cravo, canela em pau; Cristais de gengibre; Biscoitos de baixa caloria; Frutas.
Preparando para abstinência Trocar os lençóis Lavar o carro; Retirar os cinzeiros; Dar os isqueiros; Não guardar cigarros; Evitar hábitos associados (café, bebidas alcóolicas...)
Tarefas básicas Beber água; Consumir alimentos com poucas calorias; Fazer exercícios físicos; Respirar profundamente.
Medicamentos ofertados pelo SUS
Fármacos
Terapia de reposição de Nicotina (TRN) Importante destacar que a TRN, seja isolada ou em combinação, só deve ser iniciada na data em que o paciente deixar de fumar. A TRN não deve ser usada de forma concomitante com o cigarro ou outros derivados de tabaco. Risco de intoxicação por nicotina: A combinação de nicotina do adesivo com a nicotina do cigarro pode elevar a concentração da substância no sangue a níveis perigosos, podendo causar intoxicação. Efeitos colaterais intensificados: A nicotina, tanto do adesivo quanto do cigarro, aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca, e a combinação dos dois pode intensificar esses efeitos, causando desconforto e até mesmo problemas mais sérios.