O sucesso dos EUA Na segunda metade do século XIX, os EUA começam a se destacar como uma nação industrial e economicamente ativa no cenário americano. Porém existiam diferenças culturais e econômicas internas entre os estadounidenses .
Estados do Norte Devido a colonização de permanência, os estados do Norte se voltaram a subsistência, comercio interno e indústria. Em um sistema assim, não cabiam práticas como a escravidão e o monopólio Também foram grandes responsáveis pela Independência do país.
Os Estados do Sul Voltados principalmente para a produção agrícola, tinham como fonte de sua riqueza o comercio externo do algodão, trigo e cana de açúcar. O grande diferencial era o uso extensivo da mão-de-obra escrava africana
O rumo de um país As tensões aumentaram com a polarização da economia nas elites do Norte e do Sul Qual seria o modelo econômico adotado ? Industrial e cosmopolita do Norte ou agrícola e escravista do Sul ? O assunto seria levado à eleição do presidente.
Eleições presidenciais John Bell Stephen Douglas Abraham Lincoln John Breckenridge Apoiado pelo Norte Apoiados pelo Sul
Eleições presidenciais John Bell Stephen Douglas Abraham Lincoln John Breckenridge Apoiado pelo Norte Apoiados pelo Sul VENCEDOR! PERDEU PLAYBOY!
Eleições presidenciais Em 1860, Abraham Lincoln, candidato do Norte, se torna presidente. Imediatamente Lincoln se coloca contra a escravidão nos EUA, o que desagrada os Estados do Sul que começam a se separar do país. Em 1861 começam os primeiros combates por territórios.
NORTE CONTRA SUL Norte: equipamentos de ultima geração; soldados livres; filosofia de libertação e mobilidade Sul: equipamentos antigos; grande número; soldados-escravos; filosofia nacionalista; apoio da Inglaterra.
Tecnologia x Coragem Em desvantagem os Sulistas só conseguiam vitórias a duras penas. Generais como Robert E.Lee ficaram famosos por suas estratégias perante um inimigo superior
1865: fim do conflito A rendição dos estados do Sul vem junto com uma politica intervencionista, para reerguer economicamente a região Em 1865 Lincoln decreta o fim da escravidão. No mesmo ano, é assassinado em um teatro. Até hoje existem divergências políticas entre os Estados do Norte e do Sul