Hérakles – Deus Grego Na mitologia grega, Héracles (Hércules, na mitologia romana) era filho de Zeus e Alcmena. Seu pai tomou a forma do marido de Alcmena, Anfitrião (que estava na Guerra dos Sete Chefes), e uniu-se a ela. Ao nascer, Zeus, para torná-lo imortal, pediu a Hermes que o levasse para junto do seio de Hera, quando esta dormia, e o fizesse mamar. A criança sugou com tal violência que, mesmo após Héracles ter terminado, o leite da deusa continuou a correr e as gotas caídas formaram no céu a via-láctea e na Terra, a flor-de-lis.Foi Héracles o mais célebre dos heróis da mitologia, símbolo do homem em luta contra as forças da natureza.Desde que nasceu teve de vencer as perseguições de Hera. Tanto é que, com oito meses de vida estrangulou com as mãos duasserpentes que a deusa mandou ao seu berço para o matarem. Quando homem, sobressaiu-se pela sua enorme força.
Façanha A sua primeira façanha deu-se quando se dirigiu a Beócia, cidade próxima de Tebas, e perseguiu e matou apenas com as mãos um enorme leão que devorava os rebanhos de Anfitrião e de Téspio . A caçada durou cinquenta dias consecutivos, durante que Héracles foi hóspede de Téspio , que aproveitou para unir cada uma das suas cinquenta filhas com ele, de maneira a criar uma aguerrida descendência, conhecidos pelos Tespíadas , que se espalharam até a Sardenha.
Os três principais trabalhos No Peloponeso, estrangulou o Leão da Neméia - filho dos monstros Ortro e Equidna - que devastava a região e cujos habitantes não conseguiam matar. Na segunda tentativa de matá-lo, sendo a primeira infrutífera, estrangulou-o após com ele lutar. Acabada a luta arrancou a pele do animal com as suas próprias garras e passou a utilizá-la como vestuário. A criatura converteu-se na constelação de leão; Matou o monstro filho de Equidna e do bisavô do leão de Neméia : a Hidra de Lerna . Era uma serpente com corpo de dragão misturado com o de um cachorro, com nove cabeças (uma delas parcialmente de ouro e imortal), que se regeneravam mal eram cortadas e exalavam um vapor que matava quem estivesse por perto. Segundo a tradição, o monstro foi criado por Hera para matar Héracles , e ele matou-a cortando suas cabeças enquanto seu sobrinhoIolaubrasa . Hera enviou ajuda à serpente – um enorme caranguejo, mas Héracles pisou-o e o animal converteu-se na constelação de caranguejo (ou Câncer). Por fim, o herói banhou suas flechas com o sangue da serpente para que ficassem envenenadas; impedia sua reproduçao queimando suas feridas com tições em Alcançou correndo a corça do Monte Cerineu , com chifres de ouro e pés de bronze, consagrada à deusa Ártemis. A corça corria com assombrosa rapidez e nunca se cansava ;
Imagem de Hérakles .
Hércules – Deus Romano Hércules era o nome em dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles , filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego"importado " veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus , e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.
Mitos de Hércules Os romanos adotaram as história gregas sobre Héracles essencialmente inalteradas, acrescentando detalhes anedóticos próprios, alguns dos quais ligavam Hércules à geografia do Mediterrâneo ocidental.
Destacam-se dentre estes mitos os famosos doze trabalhos de Hércules : matar o leão de Nemeia matar a Hidra de Lerna capturar o javali de Erimanto capturar a corça de Cerinéia expulsar as aves do lago Estínfalo limpar as estrebarias de Aúgias capturar o touro de Creta capturar os cavalos de Diómedes obter o cinturão de Hipólita , rainha das Amazonas buscar os bois de Gerião buscar os pomos de ouro do jardim das Hespérides capturar o cão Cérbero