Hard Skils e soft Skils na Educação Física

joseH46 1 views 29 slides Oct 24, 2025
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

Hard Skils e soft Skils na Educação Física


Slide Content

Hard Skills X Soft Skills… …e a influência disso na Educação Física

Conteúdos Por que desenvolvê-las? Principais diferenças entre Hard Skills e Soft Skills O que é necessário para desenvolver essas habilidades? Qual a relação desses termos com a Educação Física? 01 02 04 03 O que são Hard Skills e Soft Skills? Como desenvolver Hard Skills e Soft Skills? Importância dessas habilidades Influência na Educação Física

O que são Hard Skills e Soft Skills ? E quais as diferenças? 01

Hard Skills Hard skills são consideradas mais fáceis de desenvolver e aprimorar, tendo em vista que, somente é necessário que o indivíduo foque no processo de aprendizagem. A palavra “skill” é derivada do inglês e pode significar “habilidade” ou “competência”. O termo “hard skills” se refere àquelas habilidades que são tangíveis, ou seja, podem ser quantificadas por instituições ou empresas tornando-se fáceis de serem mensuradas. São competências práticas que você aprende ao concluir um curso ou receber uma certificação. É o que faz com que o seu conhecimento seja ressaltado ao ser apresentado no seu currículo, sendo comprovado pela existência de um diploma ou certificado.

Exemplos Domínio de uma ou mais linguagens de programação Domínio da capacidade de analisar dados para obter a melhor solução dos problemas Domínio de ferramentas que garantem agilidade ao desenvolvimento de projetos Linguagens de Programação Análise de Dados Gestão de Projetos

Soft Skills Elas também podem ser desenvolvidas para suprir a ausência de habilidades comportamentais que podem interferir no seu crescimento profissional. Entretanto, soft skills são habilidades que estão diretamente ligadas ao comportamento da pessoa, sendo consideradas intangíveis e difíceis de mensurar. Também são chamadas de “habilidades das emoções”, o que significa que trabalham com a forma como cada indivíduo reage às emoções, e dessa maneira, tornam-se mais difíceis de desenvolver se formos comparar com as hard skills. Pode parecer, mas as soft skills não são somente talentos naturais.

Exemplos Habilidade de dialogar com colegas de trabalho com objetivo de eliminar ruídos que prejudicam a realização de tarefas Capacidade de inspirar e motivar equipes para que metas sejam cumpridas com maestria Saber inovar, propor soluções pensando de forma diferente, “pensar fora da caixa” Comunicação Liderança Criatividade

Fonte: https://cisassessment.com/soft-skills-como-desenvolver-habilidades/

Como desenvolver Hard Skills e Soft Skills ? O que precisa ser feito? 02

Graduação Especialização Mestrado Doutorado Cursos técnicos Autoconhecimento Feedback Treinamentos Hard Skills Soft Skills

Autoconhecimento Como alcançar o autoconhecimento? Questionar-se Explorar novas experiências Respeitar as diferenças Exercitar a autopercepção É desvendar as nossas verdadeiras qualidades e reconhecer características da nossa personalidade que podem ser melhorados, através de um processo de reconhecimento de si mesmo. O autoconhecimento é necessário para termos noção dos obstáculos que podem atrapalhar nosso sucesso profissional. Através do desenvolvimento do autoconhecimento, somos capazes de traçar planos e metas que se alinham ao nosso perfil.

Feedback Ferramentas para estabelecer cultura de Feedback: Avaliação de desempenhos Feedback 360 Feedback Canvas Feedforward Utilizar a avaliação feita por amigos, colegas de trabalho e familiares para aprimorar características comportamentais. Ao desenvolver Soft Skills e investir no autoconhecimento, torna-se mais fácil lidar com todos os tipos de feedbacks, principalmente os negativos, pois haverá um maior controle das emoções. Os feedbacks podem ser aproveitados para que possamos aprender com nossos erros e fazer uma melhor análise do que podemos melhorar na forma de trabalho e conduta profissional.

Importância dessas Habilidades É realmente necessário? 03

— Brené Brown, no livro “A coragem para liderar” “A liderança corajosa em uma cultura definida pela escassez, pelo medo e pela incerteza requer o desenvolvimento de habilidades que são profundas e exclusivamente humanas. A ironia é que temos escolhido não investir no desenvolvimento do coração e da mente dos líderes… O que podemos fazer que as máquinas e a inteligência artificial não façam mais rápido e melhor? Empatia, conexão e coragem são um bom começo”

Os termos Hard Skills e Soft Skills estão bastante em alta nos últimos anos e não é à toa. Atualmente no mercado de trabalho, os recrutadores estão considerando cada vez mais as Soft Skills dos candidatos tendo em vista que as habilidades técnicas já não são mais suficientes para manter as pessoas em seus empregos. É claro que ambos os tipos de habilidades são importantes, mas o ideal é balancear os dois para que seja possível se tornar um profissional mais completo. O desenvolvimento das habilidades impacta diretamente na performance do profissional e consequentemente no rendimento da empresa. Através do autoconhecimento, por exemplo, é possível controlar melhor as emoções e lidar mais facilmente com os desafios. Desenvolver as Soft Skills também ajuda no melhor gerenciamento de tempo, na tarefa de lidar com adversidades e ter uma boa comunicação.

Segundo a pesquisa do Global Talent Trends Report 2019 , do Linkedin: 92% dos profissionais de talentos e gerentes de contratação concordam que candidatos com fortes soft skills são cada vez mais importantes 80% dos gestores acham que os “contratados ruins” geralmente têm pouca habilidade com soft skills

Influência na Educação Física 04

Você pode ser especialista em determinada área da educação física ou estar por dentro de todas as novas tecnologias, mas vai precisar de… Curiosidade para entender o negócio Comunicação para conversar com outros profissionais; transmitir conhecimento para alunos Resiliência para saber lidar com problemas e adaptar-se a mudanças Empatia para entender melhor as necessidades dos usuários Criatividade para propor soluções inovadoras Trabalho em equipe para atingir os objetivos dos projetos da melhor forma possível

Avaliação Física e Funcional (testes de força, resistência, flexibilidade, composição corporal, VO₂máx etc.) Prescrição e Periodização de Treinamentos (força, hipertrofia, emagrecimento, performance esportiva, reabilitação) Fisiologia do Exercício e Biomecânica (aplicadas à prática) Metodologias de Ensino e Treinamento (diferentes idades, níveis e contextos – escolar, fitness, reabilitação, alto rendimento) Treinamento Funcional e Condicionamento Físico Educação em Saúde e Atividade Física (promoção de hábitos saudáveis) Primeiros Socorros e Segurança Tecnologias e Softwares (apps de treino, avaliação corporal, plataformas de gestão de academias) Gestão e Empreendedorismo (planejamento de aulas, academias e projetos esportivos) Atualização Científica (leitura crítica de artigos, uso de evidências na prática) Hard Skills (habilidades técnicas – “saber fazer”) São aprendidas em cursos, treinamentos e formações formais.

Soft Skills (habilidades interpessoais – “como fazer”) São ligadas ao comportamento, comunicação e interação social. Comunicação Clara e Didática (explicar exercícios, dar feedbacks) Trabalho em Equipe (com colegas, outros profissionais de saúde, gestores) Liderança (capacidade de engajar grupos, alunos e equipes) Empatia (entender limites, dificuldades e motivações dos praticantes) Motivação e Inspiração (ajudar a manter a disciplina e engajamento dos alunos) Gestão de Conflitos (resolver situações em grupo, dentro de academias ou equipes) Inteligência Emocional (lidar com pressão, críticas e frustrações) Adaptabilidade (ajustar treinos e aulas a diferentes contextos e públicos) Ética e Responsabilidade Profissional Organização e Gestão de Tempo (conciliar treinos, aulas e demandas de alunos)

Cursos e Certificações – participar de especializações, workshops e formações contínuas em avaliação física, treinamento funcional, Pilates, etc. Estudo da Literatura Científica – acompanhar artigos científicos, livros e periódicos da área para aplicar evidências atualizadas. Prática Supervisionada – realizar estágios, atuar em academias e observar profissionais experientes. Domínio Tecnológico – aprender a usar aplicativos de treino, softwares de avaliação e plataformas digitais de prescrição. Experimentação Pessoal – vivenciar protocolos de treino em si mesmo para compreender melhor os métodos aplicados. Feedback Técnico – solicitar avaliações de professores, colegas e supervisores sobre sua prática. 🎯 Dicas para Desenvolver Hard Skills (habilidades técnicas)

Autoconhecimento – refletir sobre suas emoções, pontos fortes e aspectos a melhorar. Escuta Ativa – aprender a ouvir com atenção alunos e colegas antes de responder. Comunicação Clara – treinar explicações simples e objetivas de exercícios e conceitos. Trabalho em Grupo – participar de projetos coletivos, equipes esportivas ou pesquisas acadêmicas. Resolução de Conflitos – praticar empatia, negociação e busca de soluções pacíficas. Feedback e Autoavaliação – pedir retorno sobre seu comportamento, liderança e postura profissional. Prática da Inteligência Emocional – aprender a controlar estresse, lidar com críticas e motivar alunos em diferentes situações. 🤝 Dicas para Desenvolver Soft Skills (habilidades interpessoais)

Dica de podcast …

Dica de Filme …

E aí… Preparado para desenvolver suas habilidades e se tornar um profissional mais completo? Espero que sim!