Health Sciences Major for College_ Mental Health Technician by Slidesgo.pptx
JuliaMendes90488
20 views
21 slides
Aug 29, 2025
Slide 1 of 21
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
About This Presentation
base de slides para apresentação em psicologia
Size: 5.45 MB
Language: pt
Added: Aug 29, 2025
Slides: 21 pages
Slide Content
Efeito das drogas no corpo humano Neurobiologia das drogas
Álcool
Quais efeitos do álcool no corpo? Disfunção renal; I nflamação do pâncreas; Problemas cardíacos; Enfraquecimento do sistema imunológico; Aumento do risco de câncer; Irritação do estômago; Lesões hepáticas; Alterações do Cérebro.
Opiodes
Quais efeitos dos opioides no corpo? Efeitos imediatos Os opioides são medicamentos com efeitos analgésicos e sedativos potentes, fazendo com que as pessoas fiquem sonolentas e quietas. Os opioides também podem provocar euforia. Outros efeitos menos desejáveis incluem Constipação intestinal; Náusea e vômito; Rubor facial; Prurido; Confusão (especialmente em pessoas idosas).
Canabinoides
Quais efeitos dos canabinoides no corpo? Distorções do tempo; Perda da memória recente; Diminuição da atenção e concentração; Paranoia. Pensamentos míticos; Sentimento de grandiosidade; Despersonalização. Além dos efeitos psicológicos, o consumo de maconha também desencadeia uma série de efeitos físicos que incluem: Taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos); Aumento de pressão arterial (em doses muito elevadas pode causar queda da pressão);. Aumento da frequência respiratória; Hiperemia conjuntival (olhos vermelhos); Boca seca; Aumento do apetite; Letargia e redução dos reflexos.
Sedativos ou hipnóticos
Quais efeitos dos sedativos ou hipnóticos no corpo? Os sedativos-hipnóticos podem causar dependência, tolerância (quando a dose utilizada não faz mais efeito no paciente, fazendo com que ele use uma dose cada vez maior), depressão exacerbada do SNC, efeito amnésico (como o midazolam , muito utilizado durante procedimentos e cirurgias, fazendo com que o paciente não lembre do que aconteceu durante eles), depressão respiratória. Alguns fármacos que causam menos efeitos adversos são utilizados nos dias atuais, e estes fazem parte de um tipo extra, ou seja, não faz parte dos benzodiazepínicos, nem dos barbitúricos. São eles: zolpidem , zaleplona , eszopiclona .
Cocaína
Quais efeitos da cocaína no corpo? Problemas cardíacos; Delírios; Transtornos psicóticos; Problemas na dentição; Falta de nutrientes; Perda da capacidade analítica.
Alucinógenos
Quais efeitos dos alucinógenos no corpo? Os alucinógenos distorcem e intensificam as sensações, mas os efeitos verdadeiros variam bastante e são imprevisíveis. Pode causar até a overdose Os principais perigos são os efeitos psicológicos e o discernimento prejudicado que eles provocam. A maioria das pessoas tem consciência de que está tendo alucinações e é possível conversar racionalmente com elas. O diagnóstico é feito por meio de uma avaliação médica. Um quarto silencioso e escuro e uma conversa serena e tranquila podem ajudar os usuários que estão intoxicados. Às vezes, é necessário utilizar medicamentos ansiolíticos e tratamento psiquiátrico.
Tabaco
Quais efeitos do tabaco no corpo?
Solventes voláteis
Quais efeitos dos solventes voláteis no corpo? O uso crônico ou a exposição aos solventes (incluindo exposição no local de trabalho) pode causar danos graves ao cérebro, aos nervos periféricos, ao coração, aos rins, ao fígado e aos pulmões. Além disso, ele pode causar danos à medula óssea, afetando a produção de glóbulos vermelhos e dando origem a anemia, ou causar leucemia. Pode ocorrer irritação da pele ao redor da boca e do nariz (eczema). O uso durante a gestação pode resultar em parto prematuro e síndrome fetal por solventes, que causa sintomas semelhantes à síndrome alcoólica fetal.
Anfetaminas
Quais efeitos das anfetaminas no corpo? Insônia e outros problemas ligados ao sono; Desidratação severa; Sufocamento; Problemas cardíacos; Convulsões; Insuficiência respiratória; Overdose.
Cafeínas
Quais efeitos da cafeína no corpo? Após a ingestão de doses baixas a moderadas de cafeína, observa-se melhoria no estado de alerta e no desempenho de realização de tarefas simples, aumento da concentração e da energia e redução do cansaço e da sonolência. A cafeína também combate a fadiga e é responsável por desencadear uma sensação de bem-estar. Doses elevadas de cafeína, por sua vez, podem provocar efeitos negativos no organismo, como taquicardia, ansiedade, tremores, dores de cabeça, náuseas, insônia e palpitações. A cafeína, após ingerida, atinge sua concentração máxima em 30 a 45 minutos, e a meia-vida da substância é de aproximadamente três horas. É importante destacar que a interrupção do consumo de cafeína pode provocar abstinência, sendo os sintomas observados cerca de 12 a 24 horas após a descontinuação do seu consumo. Os sintomas de abstinência podem perdurar por dias e incluem dor de cabeça, cansaço, fadiga e redução do estado de alerta. A pessoa pode apresentar ainda humor depressivo, irritabilidade, dificuldade para trabalhar, ansiedade, tremores, náuseas e vômitos.