Hidrosfera

17,053 views 18 slides Sep 18, 2013
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

HIDROSFERA A Esfera Aquática

CONCEITOS REDE HIDROGRÁFICA : São todos os rios e afluentes contidos num determinado território. BACIA HIDROGRÁFICA : Área drenada por um rio e seus afluentes. HIDROGRAFIA : Ciência que estuda todos os recursos hídricos que compõem o planeta Terra (lagos, rios, oceanos e mares).

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO MUNDO 70% de nosso corpo é composto por água; Todos os seres vivos necessitam de água para sobreviver; Importância econômica – agricultura, indústria e comércio; Utilizada na produção de energia elétrica; Permite o transporte marítimo; Importância religiosa (Rio Ganges na Índia)

ÁGUA – UM RECURSO NATURAL RECURSOS NATURAIS – Compreendem todos os elementos da natureza que podem ser usados pelos seres humanos. A água é um desses recursos. RECURSOS HÍDRICOS – Conjunto de todas as águas superficiais ou subterrâneas de uma região.

A SITUAÇÃO DA ÁGUA NO BRASIL O Brasil possui 11,6% de toda a água doce superficial do mundo; Os 70% da água disponíveis para uso estão localizados na Região Amazônica; Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo país para atender a 95% da população.

CICLO DA ÁGUA

OCEANOS OCEANOS são grandes massas de água salgada que circundam os continentes. Os 3 OCEANOS são: Ártico e Antártico não são oceanos, pois passam a maior parte do ano congelados. ATLÂNTICO PACÍFICO ÍNDICO

MARES MARES são porções do oceano que se encontram no interior do continente ou próximo a ele . Possuem menor profundidade que os oceanos . Recebem maior influência das terras continentais na forma de sedimentos, em grande quantidade dos rios e encostas litorâneas . São divididos em: ABERTOS : ampla ligação com o oceano INTERIORES : separados dos oceanos por meio de estreitos FECHADOS : Não possuem ligação direta com os oceanos

SITUAÇÃO AMBIENTAL DE MARES E OCEANOS Poluição concentra-se principalmente nas áreas costeiras. Resíduos: Sólido (lixo) Líquido (Esgoto) Industriais (produtos químicos tóxicos, agrotóxicos e petróleo) Caso mais crítico de degradação do Brasil: Fortaleza e Baixada Santista

ÁGUAS CONTINENTAIS ÁGUAS SUPERFICIAIS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS RIOS E LAGOS LENÇÓIS FREÁTICOS E SUBTERRÂNEOS

CARACTERÍSTICAS DE UM RIO Os rios, compostos por água doce , correm por um leito definido ; São “alimentados” por chuvas (precipitação líquida), precipitações sólidas (granizo ou neve) ou por lagos e fontes (“olhos d’ água ”); A nascente ou cabeceira de um rio geralmente se localiza em áreas elevadas (colinas, planaltos, serras ou montanhas ); A medida que o rio avança até sua foz , seu volume vai aumentando gradativamente, uma vez que recebe água de seus afluentes e das chuvas.

ESTRUTURA DE UM RIO NASCENTE OU CABECEIRA – Onde o rio nasce. AFLUENTE – rios que desemboca no rio principal. MEANDRO – curva acentuada de um rio. CASCATA – ou queda d’ água ocorre em virtude de declives no relevo. FOZ OU DESEMBOCADURA – Onde o rio deságua, podendo ser um delta, um estuário ou mista. DELTA – Foz de um rio formada por vários braços ou canais do leito do rio. ESTUÁRIO – Parte do rio que se encontra com o mar. LEITO – Superfície coberta pela água (“caminho percorrido pela água”. BACIA HIDROGRÁFICA – Formada por um rio principal e seus afluentes. VAZÃO – Volume de águas.

ESTRUTURA DE UM RIO

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO REGIME PLUVIAL – Quando são abastecidos pela água das chuvas. Todos os rios brasileiros exceto o Amazonas. NIVAL – Quando suas águas provêm do derretimento das geleiras e da cobertura de neve das montanhas. MISTO – Quando são alimentados por ambas as fontes, neve e chuva. Ex: Rio Amazonas e Ganges.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO ESCOAMENTO EFÊMEROS – Existem durante curtos períodos de chuvas. Responsável pelas “enchentes relâmpagos” que afetam as áreas áridas e semiáridas. INTERMITENTES – Rios cujos leitos secam durante certo período do ano. Característicos de regiões bastante quentes (Sertão Nordestino) ou muito geladas. PERENES – Rios que correm durante o ano todo. A maior parte dos rios brasileiros.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO RELEVO RIO DE PLANÍCIE – Rios que correm por áreas planas onde praticamente não há cachoeiras, saltos e corredeiras. Estes rios são adequados a navegação. Ex : Amazonas, Araguaia, Tapajós e Negro RIO DE PLANALTO – Rios que correm por desníveis acentuados, onde se forma grande número de corredeiras e cachoeiras. São adequados para a construção de hidrelétricas e à prática de esportes radicais. Ex : São Francisco, Iguaçu, Paranaíba, Tietê e Paraná.

LAGOS São formados quando algum obstáculo impede o curso das águas de rios, chuvas ou geleiras, que acabam se acumulando em áreas mais baixas. Em sua maioria possuem água doce, com algumas exceções, como o Mar Morto. “Poça d’ água gigante”

AQUÍFERO GUARANI É uma extensa área de acúmulo de água subterrânea que compreende tanto lençóis freáticos quanto artesianos. É a maior reserva de água subterrânea transfronteiriço do mundo.
Tags