Mas o que se compreender por saúde e doença? Saúde: completo estado de bem estar físico, mental, social e não apenas ausência de doenças; Doença: falta ou perturbação da saúde, levando a um distúrbio funcional ou desequilíbrio orgânico.
Introdução a Higiene Você sabe o que é higiene?
A Higiene São todos os hábitos e procedimentos/técnicas que nos auxiliam a prevenir doenças e manter a saúde e o bem estar individual ou coletivo.
A Higiene Quando falamos de higiene, nos referimos a um conjunto de ações que tem por objetivo proteger o individuo ou toda população em geral.
A Higiene Padrões de higiene e profilaxia estão relacionados com surgimento de doenças infectocontagiosas individuais e coletivas.
HIGIENE Conjunto de conhecimentos (métodos e técnicas de desinfecção, de esterilização, etc.…) que, quando aplicados previnem doenças, promovem bem estar físico e mental e prolongam a vida ; REVISANDO
Introdução a Profilaxia PROFILAXIA= Grego: prophýlaxis ( cautela ou preocupação ), aplicação de meios tendentes a evitar as doenças ou a sua propagação. O termo “ PROFILAXIA ”, na medicina, é usado para indicar um conjunto de medidas que tem por objetivo a prevenção de doenças, como também é um o ramo da medicina que estuda a prevenção das doenças. As medidas profiláticas vão desde o procedimento simples, como lavar as mãos, até os mais complexos, como o uso de antibióticos e outros medicamentos.
Uma doença tem um ou mais agentes causadores, estes necessitam de alguma maneira interagir com o organismo para gerar a doença. Toda e qualquer medida que procure impedir esta interação pode ser chamada de Medida Profilática . Princípio Básico AGENTE CAUSADOR = PATOGÊNO O rganismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Ex : Fungos, vírus, bactérias e protozoários.
O que são Medidas Profiláticas? Todas medidas que impeçam o contato do ser vivo com os patógenos. Condições de saneamento básico; Medidas mecânicas simples: impedem o contato do patógeno com o ser humano. Ex : Preservativo
Medidas Profiláticas Objetivos: Preservação e promoção da saúde através de medidas pessoais e coletivas; Desenvolver hábitos saudáveis quanto a higiene, habitação, alimentação, pratica desportiva, lazer, trabalho, postura e exercícios; Desenvolver no indivíduo a atitude correta quanto as suas responsabilidades na conservação da própria saúde, da sua família e da comunidade em que vive;
Educar uma pessoa a ter higiene, é incentivar para um amplo e vasto campo promissor de autoestima.