Higiene pessoal e social

NocasBastos 61,131 views 17 slides Mar 02, 2011
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Higiene Pessoal e Social Trabalho realizado por: Pedro Daniel; Pedro Miguel; Maria Inês; Inês I sabel. Formação Cívica

Índice: Introdução Higiene Pessoal e Social … - Noção de Saúde - Noção de Higiene Pessoal - Noção de Higiene Social - Cuidados de Higiene Pessoal e Social - Consequências de uma má Higiene Conclusão… Bibliografia

Introdução: - Somos um grupo de quatro alunos dos quais dois são rapazes (Pedro Daniel, nº 18 e Pedro Miguel, nº 20) e duas são raparigas ( Inês, nº 11 e Maria Inês, nº 14). - Estamos a fazer este trabalho no âmbito da disciplina de Formação Cívica, sobre o tema “Higiene Social e Pessoal”.

Noção de saúde A saúde é um estado de bem-estar físico, psíquico e social resultante do equilíbrio entre o indivíduo e o meio onde vive. Organização Mundial de Saúde (O.M.S.)‏

Noção de Higiene Pessoal Higiene é a aplicação de todos os meios apropriados para criarem ao ser humano, na vida individual e colectiva, as condições favoráveis à saúde.

Noção de Higiene Social A higiene social engloba os aspectos ambientais inerentes à sociedade humana, nomeadamente as relações interpessoais e os sentimentos de segurança, factores cruciais para a manutenção de uma adequada higiene mental, logo, também física.

Os cuidados com a Higiene corporal prendem-se com:

- O banho, deve ser diário e preferencialmente duche, uma vez que a remoção dos restos das secreções sudoríparas e sebáceas será mais fácil, devido à constante renovação da água e também porque implica um menor consumo da mesma.

- A limpeza das mãos, não esquecendo as unhas, que devem ser cortadas periodicamente. Antes de mexer em alimentos ou de os ingerir, após a utilização de instalações sanitárias e depois da manipulação de objectos susceptíveis de estarem contaminados com microrganismos patogénicos, deve-se ter o cuidado de lavar sempre as mãos.

- A limpeza dos cabelos, que devem ser lavados com frequência com um champô adequado ao tipo de cabelo, e devidamente enxaguados, de modo a remover todo o champô. A periodicidade da lavagem do cabelo depende da maior ou menor tendência deste para ficar oleoso e ainda do tipo de champô utilizado. O uso diário e regular da escova ou pente é indispensável na limpeza dos cabelos, pois, além de estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo, ajuda a eliminar a caspa.

- - A limpeza dos órgãos genitais e ânus devem ser lavados diariamente com água e sabão.

- Uma boa higiene bucal, que passa pelo uso de uma boa escova, que deve ser substituída, em média, de 3 em 3 meses, de pasta dentífrica e de fio dental. Após as refeições e sempre que se ingerir alimentos, principalmente se forem ricos em açúcares, deve-se ter o cuidado de escovar os dentes, usando o fio dental para eliminar os restos dos alimentos que ficam retidos nos espaços entre os dentes e que, de outro modo, muito dificilmente são eliminados. Nos intervalos entre as refeições deve evitar-se a ingestão de açúcares sob a forma de caramelos, chocolates, bolos, etc. Só com estes cuidados se pode evitar a cárie dentária, a qual se deve à acção de bactérias que se instalam na boca, devido à existência de alimentos que ficam retidos nos espaços entre os dentes. Deve-se consultar um dentista periodicamente ou sempre que haja suspeita de cáries ou dores.

- O vestuário deve estar sempre limpo, ser adequado às estações do ano (fresco no Verão e quente no Inverno) e folgado, uma vez que as roupas apertadas dificultam a circulação. Os sapatos também não devem ser apertados e devem ser adequados ao tempo de cada estação. A dimensão e a altura do tacão, que deve ser largo e não muito alto, são outros aspectos a ter em conta.

Consequências de uma má Higiene Doenças da pele, pele seca e gretada, envelhecimento da pele, queimaduras da pele, cancro de pele; Mau cheiro corporal; Feridas infectadas; Caspa, piolhos, doenças do couro cabeludo; Cárie dentária, aftas; Diarreias; Unhas dos pés encravadas, micoses dos pés; Doenças infecciosas (tuberculoses, hepatites); Doenças alérgicas, causadas por ácaros, pós, bolores, …; Segregação social.

Conclusão Com este trabalho concluímos que a Higiene , tanto Pessoal como Social è muito importante.

Bibliografia http://images.google.pt/imghp?hl=pt-PT&ie=UTF-8&tab=wi http://www.google.pt/webhp?hl=pt-PT&ie=UTF-8&tab=iw http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Fim
Tags