Apresentação de atividade de linguagem fase das escrita
Size: 1.43 MB
Language: pt
Added: Apr 22, 2014
Slides: 12 pages
Slide Content
ALFABETIZAÇÃO FASE DA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA
Como as crianças lê e escreve? Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança tem sua própria ideias de como é ler e escrever. A leitura e a escrita é construída a partir das vivências das crianças.
Finalidade das Sondagens A sondagens serve como um subsídio para o professor, ela se destaca como um instrumento para analisar as hipóteses de grafia infantil durante atividades lúdicas, que coloca a criança diretamente em contato com desafios da escrita. Consequentemente, a sondagem que deve ser feita individualmente, sempre com palavras e atividades inéditas, possibilita :
Conhecer o que a criança pensa de forma geral sobre a escrita; Saber qual a lógica que ela utiliza no momento de escrever; Perceber se ela sabe por que está escrevendo e para que está escrevendo. Reorientar sua prática pedagógica. Coletar material para definir as possíveis intervenções . Verificar periodicamente seus avanços. Formular indicadores que permita dar uma visão da evolução da hipótese de escrita da criança ao longo do ano letivo .
Hipóteses da Escrita Infantil, segundo Emilia Ferreiro Elas podem ser classificada em: Pré -silábico ( Nível 1 e 2) Silábico Silábico-Alfabético A lfabético
HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICO - FASE 1 Não estabelece vínculo entre fala e escrita; Demonstra intenção de escrever através de traçado linear com forma diferentes; Usar letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma palavra; Caracteriza uma palavra como letras inicial; Tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever ; Acervo pessoal
HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA - FASE 2 Começa ater consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e escrita; Começa a desvincular a escrita das imagens e os número das letras; Conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres .
HIPÓTESE SILÁBICO Já supõe que a escrita representa a fala; Tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras; Já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba; Em frases, pode escrever uma letra para cada palavra .
HIPÓTESE SILÁBICO-ALFABÉTICO Inicia a superação da hipótese silábico; Compreende que a escrita representa o som da fala; Passa a fazer uma leitura termo a termo; (não global); Consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda sua escrita socializável. Por exemplo CAL para CAVALO .
HIPÓTESE ALFABÉTICO Compreende que a escrita tem função social; Compreende o modo de construção do código da escrita; Omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica; Não tem problema de escrita no que se refere a conceito; Não é ortográfico e nem léxica. Acervo pessoal Acervo pessoal
DICAS PARA REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇAO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA html : //www.ensinar -aprender .com.br/2011/04/atividades- favoraveis -para-cada h tml://www.ensinar-aprender.com.br/2011/07/niveis-de-desenvolvimento-da-escrita FERREIRO,E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Lingua http://cantinhocriativodalu.blogspont.com/2009/08 Revistaguiafundamental.uol.com.br/professor-atividade/94/artigo252538-1.asp