Hipóteses, teorias e leis Vimos que o método científico começa com a observação da natureza. Ana Paula do Ó [email protected]
O que é hipótese Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré -solução para o Problema levantado . Fonte: http :// www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm
...base na observação e apoiado pelo pensamento indutivo formula-se uma hipótese
testar a hipótese, ou seja, utilizar a hipótese para verificar o fenômeno que ela explica e, mais importante, utilizar a hipótese para prever novos fenômenos .
testar a hipótese será quase sempre necessário um experimento
Se a hipótese se confirma uma vez ela pode estar correta. Se a hipótese se confirma um grande número de vezes ela deve estar correta. Se a hipótese não se confirma ela deve ser reformulada e novamente testada.
Quando uma hipótese já reúne um número considerável de evidências, obtidas por um grande número de pesquisadores independentes ela pode ser promovida à lei ou ajudar a compor uma teoria .
O que é lei? Uma lei, para a ciência, é um estatuto que explica de forma simples e concisa (por isso geralmente é enunciada de maneira matemática) um fato bem estabelecido pela ciência, com hipóteses amplamente testadas e validadas . Ex.: Lei da Gravidade é bem curtinha e simples: ela diz que os corpos se atraem com uma força proporcional às massas de cada um e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
O que é Teoria? Já uma teoria é um conjunto de explicações sobre um certo tipo de fenômeno, ou um grupo de fenômenos semelhantes . Ex.: Já a Teoria da Gravitação é muito mais ampla e complexa e faz uso da Lei da Gravidade para explicar os fenômenos relacionados à atração gravitacional.
Voltemos às hipóteses: M as e quando diversas hipóteses servem para explicar o mesmo fenômeno? E se for possível explicar o mesmo fenômeno e prever os mesmos resultados utilizando hipóteses diferentes?
Uma Lei da Natureza é o mais longe que podemos chegar com o método científico mas ela não constitui uma verdade definitiva, como veremos a seguir.