História da Igreja História da Igreja Medieval (590-1517) As Cruzadas
“Eu digo aos presentes e ordeno que seja dito aos ausentes . Cristo está mandando . Todos os que forem e lá perderem a vida , no caminho por terra ou mar, ou na luta contra os pagãos , terão perdão imediato dos seus pecados . Isso eu concedo a todos os que marcharem , em virtude do grande dom que Deus me tem dado.
Introdução Durante vários séculos, a Europa ocidental derramou seu fervor e seu sangue em uma série de expedições cujos resultados foram, nos melhores casos, de pouca duração; nos piores casos, trágicos.
Introdução O objetivo era derrotar os muçulmanos que ameaçavam Constantinopla, salvar o Império do Oriente, unir de novo a cristandade, reconquistar a Terra Santa, e em tudo isso ganhar o céu.
Pano de Fundo dAs Cruzadas As peregrinações A Guerra Santa
As causas das Cruzadas Apesar de terem interesses econômicos ou políticos, o motivo primeiro das Cruzadas era religioso; Razões econômicas levaram muitos a se unir aos esforços cristãos para expulsar os muçulmanos; Muitos nobres e cavaleiros feudais se uniram as Cruzadas pelo simples prazer da aventura militar, santificada pela Igreja Romana; Ainda outros, se uniram às Cruzadas para fugir da rotina da vida ou de penas de crimes.
As Cruzadas
As Consequências das Cruzadas O feudalismo se enfraqueceu; Reis puderam concentrar o controle; O papado teve aumentado o seu prestígio durante as Cruzadas; O Reino do Oriente se enfraqueceu e acabou caindo em 1453; Surgimento de ordens militares;
As Consequências das Cruzadas A persuasão substituiu a força como técnica de negociação com os muçulmanos; Cidades italianas começaram a comercializar com o Oriente Próximo; Também, a vida intelectual sofreu o impacto das cruzadas.