História IBRAPEM Professora Raphaela Ferreira História do Brasil
Dutra na FEB
DUTRA Em 31 de janeiro de 1946 o presidente Dutra tomou posse, e quatro dias depois instalou-se a Constituinte. Em 18 de setembro foi promulgada a Constituição. A nova Constituição determinou a independência dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, a eleição direta para presidente da República com mandato de cinco anos sem direito a reeleição, e a eleição direta para governadores dos estados. Restabeleceu o federalismo e a liberdade de imprensa, mas limitou a liberdade sindical e de greve. Eliminou as últimas restrições ao voto feminino, negando porém o direito de voto aos analfabetos e praças de pré (patente inferior).
VARGAS DE NOVO NO PODER (1951-54) O segundo governo de Getúlio Vargas iniciou-se em 1951, após vitória nas eleições presidenciais realizadas no ano anterior, em 1950. Esse segundo governo de Vargas, conhecido como governo democrático, foi marcado por anos de crise política, pois a oposição, insatisfeita com o projeto de desenvolvimento nacionalista de Vargas, procurou desestabilizar o governo a todo custo.
A CRISE DO GOVERNO VARGAS
Ao ódio respondo com o perdão . E aos que pensam que me derrotaram , respondo com a minha vitória . Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna . Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém . Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate . Lutei contra a espoliação do Brasil . Lutei contra a espoliação do povo . Tenho lutado de peito aberto . O ódio , as infâmias , a calúnia não abateram o meu ânimo . Eu vos dei a minha vida . Agora ofereço a minha morte . Nada receio . Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história .
Brasilia
1960 - Eleições presidenciais
Francisco Julião, um eterno lutador da Reforma Agrária O advogado, político e escritor Francisco Julião foi uma das lideranças das Ligas Camponesas.