Histo769ria_da_Biologia_Celular (2).pptx

KauanaGehrke 3 views 29 slides Sep 22, 2025
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

Introdução a disciplina de Biologia celular e a história do microoscópio


Slide Content

História da Biologia Celular Disciplina: Biologia Celular Curso: Ciências Biológicas 1º Semestre

Definição e importância A biologia celular é o ramo da biologia que estuda as células, suas estruturas, funções e interações. É fundamental para entender todos os organismos vivos.

Principais áreas de estudo As áreas incluem citologia, genética celular, bioquímica celular e biologia molecular, cada uma com foco em aspectos específicos das células.

História do campo A biologia celular começou com a invenção do microscópio, levando à descoberta da célula. Cientistas como Hooke e Schleiden foram pioneiros neste campo.

Microscopia e descoberta celular A invenção do microscópio permitiu a visualização de células pela primeira vez, levando a descobertas fundamentais sobre a estrutura e função celular.

Em 1595 , dois holandeses, fabricantes de lentes de óculos, Zacharias Jansen e seu pai, Hans Jansen , criaram o primeiro microscópio composto.

Em 1665 , o cientista e arquiteto inglês, Robert Hooke , publicou o primeiro livro de microscopia intitulado “Micrographia”, no qual ele relata e desenha objetos e microrganismos observados em microscópio

Robert Hooke utilizou um microscópio que possuía uma fonte de luz e um sistema com três lentes (microscópio composto). Em um dos desenhos, ele representa pequenas cavidades de uma cortiça , a que ele atribuiu o nome de “células ”

Quercus suber

Em 1674 , o empresário e cientista holandês, Antonie Philips van Leeuwenhoek , desenvolveu um microscópio dotado de uma única lente de vidro, que permitia realizar aumentos de até 300 vezes e com razoável nitidez.

A partir de seu microscópio, Leeuwenhoek observou pela primeira vez as células do sangue e os espermatozoides e diversos tipos de microrganismos.

Em 1880 os microscópicos óticos atingiram o seu máximo de resolução. (0,2 micrômetros). Os objetos podem ser ampliados até 1000 X.

Em 1911 , o físico Oskar Gustav Heimstädt desenvolveu o primeiro microscópio de fluorescência , que utiliza luz ultravioleta em uma amostra para torna-la fluorescente A figura 33 apresenta uma célula em microscopia de fluorescência, onde o núcleo é observado em azul e os filamentos de actina em verde.

Em 1931 , o engenheiro elétrico alemão Max Knoll e o físico alemão Ernst August Friedrich Ruska desenvolveram o primeiro microscópio eletrônico de transmissão (Figuras 34A e 34B).

O microscópio eletrônico de transmissão permite a visualização de estruturas muito pequenas como bactérias, vírus (como o vírus da hepatite B na Figura 35) e componentes ultraestruturais das células (como o complexo de Golgi no citoplasma de um macrófago alveolar na Figura 36)

Em 1938 , o físico holandês Frits Zernike (Figura 37) criou o primeiro microscópio de contraste de fase (Figura 38),

O microscópio de contraste de fase produz imagens com contraste alto, o que permite a visualização de espécimes transparentes como células vivas, fungos (Trichoderma harzianum na Figura 39), protozoários (Acanthamoeba polyphaga em forma cística na Figura 40), cortes finos de tecidos, entre outros.

Em 1938, o inventor e pesquisador, Manfred von Ardenne (Manfred, 2021), desenvolveu o primeiro microscópio eletrônico de varredura (Figuras 41A e 41B)

O microscópio eletrônico de varredura permite observar, em três dimensões, estruturas como: o vírus SARS-CoV-2 em uma célula infectada (apresentados na Figura 42 em vermelho e azul, respectivamente) e células em um coágulo sanguíneo (Figura 43).

Teorias celulares As teorias celulares, incluindo a teoria celular clássica, afirmam que todos os organismos são formados por células, que são a unidade básica da vida.

Mathias Schleiden “As plantas são compostas por células e crescem como resultado da multiplicação celular”

Theodor Schwan Evidenciou as semelhanças no processo de formação de células animais e vegetais

Rudolf Virchow A vida ocorre a nível celular Omnis Cellula e Cellula “Toda célula se origina de outra célula

Premissas da teoria celular 1- Todos os seres vivos são formados por células 2- As células são as unidades básicas de estrutura e organização dos organismos 3- As células surgem de outras células preexistentes

🡪 As células são as unidades morfológicas dos seres vivos 🡪 As células são as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos 🡪 As células realizam divisão celular 🡪 As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células 🡪 A célula é a menor unidade da vida Postulados da Teoria celular

A Teoria Celular, que é a base da Biologia Celular, sustenta-se em uma ideia central. Analise as frases abaixo e marque aquela que indica corretamente a principal afirmação dessa teoria: as células são unidades funcionais de parte dos seres vivos. todos os organismos vivos são formados por células. toda a matéria existente no planeta é formada por células. as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo. nem todo organismo vivo é formado por células.

Na Biologia Celular, uma frase tornou-se muito famosa: “Omnis cellula ex cellula”, ou seja, toda célula origina-se de outra célula. Essa popular afirmação constitui um dos pilares da teoria celular e foi dita pelo pesquisador: Schwann. Darwin. Schleiden. Müller. Virchow

(UEMS) Qual das afirmações abaixo não está de acordo com os pressupostos da Teoria Celular, baseada nos estudos de Schleiden (1838) e de Schwann (1839)? Os seres vivos, animais, vegetais ou protozoários, são compostos sem exceção por células ou produtos celulares. Cada célula se forma por divisão de outra célula. O funcionamento de um organismo como um todo não depende do resultado do funcionamento das unidades celulares, exceto os vírus. O funcionamento de um organismo como uma unidade é o resultado da soma das atividades e interações das unidades celulares Todos os organismos, exceto os vírus, são formados por células.
Tags