ErnandesLinhares1
128 views
37 slides
Mar 15, 2024
Slide 1 of 37
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
About This Presentation
Conteúdo de aula de História
Size: 5.46 MB
Language: pt
Added: Mar 15, 2024
Slides: 37 pages
Slide Content
HISTÓRIA PROFESSORA DR.ª CIBELE CARVALHO 7º ANO RENASCIMENTO E HUMANISMO Aula 10
OBJETIVOS DA AULA: Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia. Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
Os Renascimentos e os Humanismos foram movimentos culturais, literários e artísticos que se iniciaram em meados do século XIV e que até os dias de hoje nos fascinam! De onde vem esse relação que nos atrai até hoje? Nessa aula entenderemos melhor essa relação do passado com o presente.
Você conhece os personagens dessa capa de gibi? Eles foram criados por Mauricio de Sousa, um artista brasileiro lido em várias partes do mundo. A história foi inspirada na obra Romeu e Julieta , escrita há séculos. Você sabe quem foi seu autor? Por que será que uma obra tão antiga como Romeu e Julieta continua a nos encantar ainda hoje? Você sabe quem foi o autor dessa história? Imagem disponível em: BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania : 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 4ª. ed. São Paulo: FTD, 2018. p. 64.
Portugal e Espanha foram os pioneiros, mas o interesse por riquezas e poder leva a uma concorrência de outros reinos pelo “novo mundo”. Outros reinos europeus também se interessaram em realizar novas rotas marítimas, para buscar novas terras, bem como um caminho para as Índias.
Inglaterra, França, Holanda, entre outros irão se aventurar na busca por novos territórios e mais riquezas. Como vimos, nas aulas anteriores, teremos uma corrida nos mares por possessões no novo continente.
Territórios na América colonizados ou reivindicados por uma grande potência europeia em 1750. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica#/media/Ficheiro:Colonization_of_the_Americas_1750.PNG>Acesso em: 12 mai. 2020. Territórios espanhóis Territórios reivindicados pela Espanha Territórios portugueses Territórios franceses Territórios britânicos Territórios franceses reivindicados pelos britânicos Territórios russos Colonização europeia da América
Fontes: Atlas histórico escolar . Rio de Janeiro: FAE, 1991. p. 46; PARKER, Geoffrey . Atlas de história universal . Lisboa/São Paulo: Times/Verbo, 1997. p. 74-75. VIAGENS MARÍTIMAS (SÉCULOS XV E XVI) CARTOGRAFIA: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL/FERNANDO JOSÉ FERREIRA 1.890 km
As grandes navegações possibilitaram uma nova visão do mundo, os europeus se depararam com os povos originários e o contato entre eles gerou um novo olhar. Na Europa em meados do século XVI, já temos uma visão mais voltada para o antropocentrismo.
Atividade nº 1 1- De acordo com o estudado até agora, avalie as alternativas e escreva em seu caderno, V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Outros reinos na Europa também realizaram as grandes navegações. ( ) A saída do europeu para mar aberto, não mudou sua visão de espaço geográfico. ( ) Final do século XV e meados do XVI, foi o momento que os europeus construíram novas rotas marítimas. ( ) As grandes navegações não trouxeram nenhum beneficio para o regime monárquico. ( ) As rotas marítimas e as cartas náuticas foram um dos grandes legados dos navegadores para a modernidade. ( ) As possessões europeias na América, não mudaram a vida dos povos originários.
Atividade nº 1 1- De acordo com o estudado até agora, avalie as alternativas e escreva em seu caderno, V para as verdadeiras e F para as falsas. ( V ) Outros reinos na Europa também realizaram as grandes navegações. ( F ) A saída do europeu para mar aberto, não mudou sua visão de espaço geográfico. ( V ) Final do século XV e meados do XVI, foi o momento que os europeus construíram novas rotas marítimas. ( F ) As grandes navegações não trouxeram nenhum beneficio para o regime monárquico. ( V ) As rotas marítimas e as cartas náuticas foram um dos grandes legados dos navegadores para a modernidade. ( F ) As possessões europeias na América, não mudaram a vida dos povos originários.
Atividade nº 2 2- Sobre os outros países europeus que realizaram as Grandes Navegações, é correto afirmar que: a) Com a saída dos outros países europeus para mar aberto, temos uma mudança no mapa das possessões europeias na América. b) A Inglaterra vai ser o último europeu a sair para mar aberto. c) França, Inglaterra e Holanda, só saem para realizar expedições marítimas no século XIX. d) Os portugueses e espanhóis não vão deixar os outros países europeus saírem para mar aberto.
Atividade nº 2 2- Sobre os outros países europeus que realizaram as Grandes Navegações, é correto afirmar que: a) Com a saída dos outros países europeus para mar aberto, temos uma mudança no mapa das possessões europeias na América. b) A Inglaterra vai ser o último europeu a sair para mar aberto. c) França, Inglaterra e Holanda, só saem para realizar expedições marítimas no século XIX. d) Os portugueses e espanhóis, não vão deixar os outros países europeus saírem para mar aberto.
Contexto dos Renascimentos As transformações ocorridas na Europa entre os século XI ao XIV, serão decisivas para os Renascimentos. O surgimento da classe burguesa; O renascimento comercial; As inovações técnicas no campo; Êxodo rural; A grande peste.
Essas transformações, que vinham ocorrendo na Europa desde o século XI, inspiraram uma nova visão de mundo, da arte e do conhecimento; e, ao mesmo tempo, criaram as condições materiais para o surgimento dos Renascimentos , um movimento cultural intenso que começou no século XIV nas cidades italianas, se propagou pela Europa e foi decisivo na formação do mundo moderno.
Texto de apoio, vamos refletir juntos? “A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele já se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo. [...]” SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1994. p. 2.
Detalhe do desenho: Homem vitruviano de Leonardo da Vinci Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento#/media/Ficheiro:Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg>Acesso em: 19 mai. 2020. Leonardo da Vinci (1452-1519), é um dos representantes desse período renascentista e humanista. Esse desenho foi realizado em um dos Diários de Leonardo Da Vinci por volta 1490. Lápis e tinta sobre papel.
Atividade nº 3 3- Copie as questões no caderno e depois responda ao ler o texto: Segundo o texto, a quem se deve a ideia de que a Idade Média foi a Idade das Trevas? E o que explica isso? Qual foi a origem do nome Renascimento? Como o Renascimento é visto pelos historiadores atuais?
Atividade nº 3 3- Agora leia o texto com atenção e depois responda as perguntas copiadas: “Renascimento foi o nome que os renascentistas deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite dos mil anos”. Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a arte e o conhecimento produzidos na Idade Média e revalorizar as obras greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura. Daí o nome Renascimento. Hoje, a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzidos na Idade Média.” BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania : 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 4ª. ed. São Paulo: FTD, 2018. p. 55.
Correção da atividade nº 3 Segundo o texto, a quem se deve a ideia de que a Idade Média foi a Idade das Trevas? E o que explica isso? Essa ideia deve-se aos renascentistas, que percebiam a época vivida por eles como sendo de ruptura com a época anterior. b) Qual foi a origem do nome Renascimento? Os homens que viveram entre os séculos XIV e XVI acreditavam que, ao desconsiderar a arte e o conhecimento produzidos na Idade Média e revalorizar as obras greco-romanas da Antiguidade clássica, estavam fazendo renascer a cultura. Daí o nome Renascimento.
Correção da atividade nº 3 Como o Renascimento é visto pelos historiadores atuais? De um lado, é visto como ruptura; de outro, como continuidade da arte e da cultura produzidas na Idade Média.
Correção da atividade nº 4 4- Sobre o Renascimento, é INCORRETO afirmar: Não foi influenciado pelo contexto europeu dos séculos XI ao século XIV. As transformações ocorridas na Europa entre os século XI ao XIV, serão decisivas para o renascimento. A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. O Renascimento e o Humanismo, são movimentos culturais, literários e artísticos que se iniciaram em meados do século XIV.
Atividade nº 4 4- Sobre o Renascimento, é INCORRETO afirmar: Não foi influenciado pelo contexto europeu dos séculos XI ao século XIV . As transformações ocorridas na Europa entre os século XI ao XIV, serão decisivas para o renascimento. A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. O Renascimento e o Humanismo, são movimentos culturais, literários e artísticos que se iniciaram em meados do século XIV.
Características dos Renascimentos Valorização do passado greco-romano: os artistas e cientistas do Renascimento viam as obras dos gregos e romanos da Antiguidade como modelo e inspiração para suas obras.
Antropocentrismo : o homem passa a ser visto como um ser criativo, virtuoso e dono de seu próprio destino. Na época medieval predominava o teocentrismo (tudo convergia para Deus).
Individualismo : atualmente, a palavra individualismo é usada muitas vezes como sinônimo de egoísmo. No Renascimento, porém, tinha sentido positivo: significava capacidade individual, talento e criatividade.
Uma nova visão do tempo : para os renascentistas, o tempo pertence ao homem e este deve usá-lo para se aperfeiçoar, conhecer, experimentar e enriquecer (se esse for seu desejo). Já na visão medieval, o tempo pertence a Deus; por isso, seria pecado emprestar di- nheiro a juros, ou seja, cobrar pelo tempo em que o dinheiro esteve emprestado.
Atividade nº 5 5- Identifique a frase INCORRETA e justifique sua escolha. São características dos Renascimentos: Valorização do passado greco-romano: a valorização das obras gregas e romanas da Antiguidade. Antropocentrismo – o homem no centro das atenções. Individualismo, ou seja, a valorização da capacidade individual, do talento e da criatividade. Uma visão do tempo segundo a qual o tempo perten- ce a Deus, por isso é pecado emprestar dinheiro a juros.
Correção da atividade nº 5 5- Identifique a frase INCORRETA e justifique sua escolha. São características dos Renascimentos: Valorização do passado greco-romano: a valorização das obras gregas e romanas da Antiguidade. Antropocentrismo – o homem no centro das atenções. Individualismo, ou seja, a valorização da capacidade individual, do talento e da criatividade. Uma visão do tempo segundo a qual o tempo perten- ce a Deus, por isso é pecado emprestar dinheiro a juros.
Correção da atividade nº 5 Uma visão do tempo segundo a qual o tempo pertence a Deus, por isso é pecado emprestar dinheiro a juros. Uma visão do tempo segundo a qual o tempo pertence ao homem e este deve usá-lo em benefício próprio.
Atividade nº 6 6 - Sobre o que vimos até agora na aula sobre Renascimento, é correto afirmar: Não foi um movimento importante para o homem e sua visão de mundo. Representou um retorno às formas primitivas de análise artísticas. Os artistas e cientistas do Renascimento viam as obras dos gregos e romanos da Antiguidade como modelo e inspiração para suas obras. Não temos grandes nomes para citar do período renascen- tista, pouco se produziu.
Atividade nº 6 6 - Sobre o que vimos até agora na aula sobre Renascimento, é correto afirmar: Não foi um movimento importante para o homem e sua visão de mundo. Representou um retorno às formas primitivas de análise artísticas. Os artistas e cientistas do Renascimento viam as obras dos gregos e romanos da Antiguidade como modelo e inspiração para suas obras. d) Não temos grandes nomes para citar do período renascentista, pouco se produziu.
Correção da atividade nº 6 6 - Sobre o que vimos até agora na aula sobre Renascimento, é correto afirmar: Não foi um movimento importante para o homem e sua visão de mundo. Representou um retorno as formas primitivas de analise artísticas. Os artistas e cientistas do Renascimento viam as obras dos gregos e romanos da Antiguidade como modelo e inspiração para suas obras. Não temos grandes nomes para citar do período renascentista, pouco se produziu.
Considerações sobre a aula: Na aula de hoje fizemos uma introdução sobre os Renascimentos e suas principais características. Entendo melhor a importância deste movimento para uma nova tomada de mentalidade do homem moderno. Na próxima aula seguiremos nosso caminho na trilha dos artistas renascentistas e sua importância histórica. Até breve e conto com vocês nessa trilha!
Bibliografia LE GOFF, Jacques. Uma breve história da Europa . Petrópolis: Vozes, 2014. SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento . São Paulo: Atual, 1994. WILLIAM Shakespeare, por Leandro Karnal. Duração: 12 min. Disponível em: <http://livro.pro/qszwfq>. Acesso em: 19 mai. 2020.