HISTORIA DA LOGISTICA - EVOLUÇAO DESDE A ERA MILITAR

CynthiaFFontana1 1 views 32 slides Sep 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 32
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32

About This Presentation

HISTORIA DA LOGISTICA


Slide Content

LOGÍSTICA HISTÓRIA E EVOLUÇÃO

O que é logística???

Origem da Logística A palavra Logística origina da palavra grega “logos”, que significa “cálculo, razão, discurso, oração”. A verdadeira Logística que veio dar origem à que hoje se conhece, pensa-se ter origem na França. Segundo Souza (1998), a Logística teve origem em França do séc. XVIII, onde o Marechal de Lógis tornou-se responsável pelo transporte de material bélico nas batalhas. O primeiro general a utilizar o termo foi Von Claussen. Assim surgiu a Logística. Na antiga Grécia, nos impérios Romanos e Bizantinos, existiam oficiais militares, com o nome de “Logistikas”, responsáveis pela distribuição de munições e alimentos, bem como de bens financeiros. Contudo o conceito de Logística ainda não estava estabelecido.

História da Logística Do grego “LOGISTIKOS”, do qual o latim “LOGISTICUS”, que significa CÁLCULO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO . Seu desenvolvimento está intimamente ligado ao progresso das atividades militares e das necessidades das guerras.

O exército persa foi o primeiro a utilizar uma marinha em grande escala, com mais de 3.000 navios de transporte para sustentar o exército. Xérxes de encontro aos gregos, em 481a.C

“Qualificou a Logística como sendo parte das artes militares que visam garantir às tropas os meios necessários para a sua sobrevivência no campo de batalha, incluindo melhores condições de movimentação, abastecimento, alojamento e transporte” . Heródoto , descrevendo a preparação para invadir a Grécia:

Alexandre o Grande Uma lenda na Logística, que inspirou outros grandes líderes e que até hoje inspira as grandes empresas. Conquistou a Grécia, Pérsia e Índia. Nascido em 356 a.C , aos 16 anos já era general do exército macedônico e aos 20 anos, com a morte de seu pai, assumiu o trono. Seu império durou apenas 13 anos, até a sua morte em 323 a.C , aos 33 anos. Seu sucesso não foi um acidente.

Alexandre o Grande • Incluiu a logística em seu planejamento estratégico. • Detalhado conhecimento dos exércitos inimigos, dos terrenos e seus climas. • Inovações tecnológicas em armamentos. • Desenvolveu alianças. Alguma semelhança com as empresas de sucesso???

Treinamento e Profissionalismo Equipe especialmente treinada como : Engenheiros: missão de estudar como reduzir a resistência das cidades. Contramestres: seguiam à frente dos exércitos com a missão de comprar os suprimentos e de montar armazéns no trajeto.

O exército de Alexandre o Grande consumia diariamente cerca de 100 toneladas de alimentos e 300.000 litros de água!

Inovação Seus engenheiros desenvolveram um novo tipo de lança, chamada sarissa , que tinha 6 metros de comprimento. Com esse armamento derrotou um exército combinado de persas e gregos de 40.000 homens perdendo apenas 110 soldados. Criou o mais móvel e mais rápido exército da época.

Logística Militar Desde os tempos bíblicos os líderes militares já utilizavam a logística. As guerras eram longas e geralmente distantes, sendo necessário grandes deslocações. Era necessário um plano, organização e execução de tarefas logísticas. O sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar militares.

Funções da Logística Militar Transporte de pessoas. Desenvolvimento, transporte e distribuição de materiais. Disponibilização de instalações. Disponibilização de serviços.

2ª Guerra Mundial 1941-1945: Conflito global. Uso em grande escala de transportes. Realocação das forças de desmobilização. Repartição dos prisioneiros de guerra. Alimentação de populações civis. Ofensivas estratégicas de bombardeamentos. Com a 2ª Guerra Mundial a logística tem um impulso em evolução e refinamento.

Até o fim da 2ª Guerra Mundial a Logística esteve associada às atividades militares. Nesse período, com as tecnologias mais avançadas e a necessidade de suprir os locais destruídos pela guerra, a logística passou a ser adotada pelas empresas. Após a 2ª Guerra Mundial, em meados de 1950, a logística, surge como matéria na Universidade de Harvard, nas cadeiras de Engenharia e Administração de Empresas.

Logística Militar Atual A logística, através do Serviço de Intendência, evoluiu muito nas Forças Armadas. Hoje, este sector deixou de ser apenas um serviço de apoio ao combate, passando a ser um elemento importante que pode definir o curso de uma guerra. Num recente conflito da era Contemporânea, a Guerra do Golfo, pôde-se observar que o papel da logística foi preponderante para a vitória das forças americanas, prevendo e fornecendo os recursos de forma eficaz e na hora certa. Outro exemplo: Conflito entre os Estados Unidos e o Iraque.

Logística Industrial Anos 50 e início dos anos 60 Neste período, os sistemas de distribuição não eram planejados nem formulados. A distribuição era em geral representada pelo transporte rodoviário da indústria e das frotas dos próprios fabricantes. Não havia nenhuma ligação real entre os vários distribuidores.

Reconhecimento da existência de atividades correlacionadas, tais como: - transporte; - armazenamento; - embalagem. Desenvolvimento do conceito de distribuição física. Planejamento e gestão dos serviços de distribuição a um custo reduzido. Anos 60 e início dos anos 70

Década de 70 Foi uma década importante no desenvolvimento do conceito de distribuição. Mudança na estrutura e controle da cadeia de distribuição. Declínio do poder de alguns fabricantes e fornecedores. Desenvolvimento do conceito de armazéns de distribuição local e regional.

Década de 80 Aumento dos custos de distribuição, contribuindo para o aumento do profissionalismo associado. Planejamentos a longo prazo. Tentativa de identificar possíveis falhas e obter aprovisionamentos. Diminuição dos estoques. Desenvolvimento de tecnologias de informação que ajudaram o crescimento dos serviços de distribuição. Necessidade de sistemas de logística integrados.

Fim dos anos 80 e início dos anos 90 Ligação de tecnologias de informação mais avançadas. Integração de funções dos sistemas de logística. O termo logística foi usado para descrever o conceito: Logística = aquisição + gestão + distribuição de materiais Melhoramento dos serviços e redução dos custos associados.

Década de 90: Gestão de cadeias de fornecimento. Conceito de túnel, formado por diferentes organizações envolvidas por onde passa um fluxo de produtos: 1. Fornecedores 2. Transportadores 3. Fabricantes 4. Distribuidores 5. Comércio/Retalhistas 6. Clientes

Depois do ano 2000 As organizações empresariais fazem um esforço para manter a sua posição face à concorrência, trazer novos produtos para o mercado e aumentar o rendimento das suas operações. Desenvolvimento de novas ideias; Redefinição dos objetivos empresariais; Reengenharia dos sistemas na sua totalidade. Uma área de negócio onde isto teve particular significado foi a logística. Para muitas organizações, as mudanças na logística promoveu o avanço dos seus negócios. As empresas líderes reconheceram que a logística pode oferecer valor acrescentado, em vez da ideia tradicional que muitas funções da logística eram meramente custos que deveriam ser minimizados.

Definições Logística é a arte e ciência de determinar os requisitos, adquiri-los, distribuí-los e finalmente, mantê-los em condições operacionais para serem usados. Stone, 1968 A gestão de todas as atividades, que facilitam movimentos e coordenação de fornecimentos e exige a criação de tempo e espaço úteis. Hesket, Glaskowsky e Ivie, 1973 Logística é a gestão estratégica de movimentos, armazenamento e informação relativa a materiais, começa e acaba em cadeias de fornecimentos, através das etapas de procura, processamento e distribuição final. O objectivo final é contribuir para o fluxo máximo e lucros futuros através do preço efectivo da satisfação dos clientes. Cooper, ed, 1994

Logística é o posicionamento de recursos no tempo certo, no local certo, a um custo certo, com a qualidade certa. UK Institute of Logistics and Transport, 1998 O movimento eficiente de produtos acabados desde o fim da linha de produção até ao consumidor, e em alguns casos inclui o movimento matérias-primas desde a origem até ao início da linha de produção. Estas actividades incluem transporte de cargas, armazenamento, tratamento do material, embalamento de protecção, inventário de controlo, maquinaria e selecção de lotes, processamento de ordens, previsão de marketing e serviço de clientes. US National Council of Physical Distribution Management (NCPDM)

Ciência que planeja e executa o movimento e manutenção das forças. NATO Logística é a parte da gestão da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e económico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. Council of Logistics Management

Casos Reais Durante o furacão Katrina, na Califórnia, a Logística de dois órgãos foi posta à prova. De um lado, o Wal Mart , um gigante de hipermercados, com muitas filiais na Califórnia; Do outro, a FEMA (Federal Emergency Management Agency) um órgão do estado responsável pela resposta a acidentes e catástrofes naturais, cujo desempenho foi posteriormente analisado pelos congressistas. Quando do anúncio de possível tempestade, a empresa Wal Mart recorreu às suas bases de dados e descobriu que durante as tempestades aumentava o consumo de alguns produtos, reforçando assim o seu estoque. Imediatamente após a catástrofe, 1900 camiões da Wal Mart dirigiram-se para Nova Orleans. A FEMA , uma vez que a infra-estrutura de comunicação estava destruída, levou 3 dias para se aperceber da gravidade da situação. A FEMA possui um Director de Emergência cujas suas funções não estão definidas, segundo o relatório do estado.

Falta de coordenação entre a FEMA e as autoridades locais. A companhia Wal Mart é conhecida pela sua eficiência e pela sua Logística altamente centralizada, o que leva a concluir que o setor privado está melhor preparado que o público. Nos dias seguintes, a Wal Mart chegou com água, medicamentos e mais de 10 milhões de dólares em doações. Enquanto que o estado e as autoridades locais foram duramente criticados pela forma como ajudaram depois da tempestade, a Wal-Mart ficou reconhecida como um modelo eficiente de logística.

A FEMA estava mal preparada para conduzir buscas em grande escala. Várias equipes afirmaram terem sido enviadas a edifícios que já haviam sido inspeccionados, devido às marcas de spray deixadas pelas equipas anteriores. O alojamento de emergência estava apenas 35% ocupado nos primeiros 30 dias. Segundo o relatório, a FEMA necessita melhorar a sua logística de mantimentos e transporte. Em alguns casos, foi necessário pedir o dobro do produto para obter apenas metade.

A logística sempre foi um importante fator da vida durante muitos anos, mas a sua importância foi reconhecida apenas num passado relativamente recente.

Desafio Os grupos organizam um churrasco, descrevendo o planejamento desde o local da festa, compra dos produtos até a limpeza do local pós festa.

Bibliografia Business Logistics Management, Ballou, Ronald H Logistics Engineering and Management, Blanchard, Benjamin The Handbook of Logistics and Distribution Management, Alan Rushton, John Oxley, Phil Croucher http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2005/09/05/AR2005090501598.html http://www.cnn.com/2006/POLITICS/04/14/fema.ig/index.html http://www.logisticsworld.com/logistics.htm http://www.cargolaw.com/logistics.html http://www.tigerlog.com.br/logistica/historia.asp
Tags