INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HOMILÉTICA - DEFINIÇÕES, DESENVOLVIMENTO, ASSOCIAÇÕES E APLICAÇÕES DA ARTE DE PREGAR O EVANGELHO
Size: 334.8 KB
Language: pt
Added: Jul 22, 2017
Slides: 19 pages
Slide Content
CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA HOMILÉTICA I FRANCÉLIA CARVALHO
DEFINIÇÃO DO TERMO Deriva do grego “HOMILOS”, que significa multidão, assembleia do povo; derivado de outro termo “HOMILIA” ou pequeno discurso, “HOMILETIKE” ensino em tom familiar, e do verbo “OMILEU” conversar. “HOMILIA” sig . um discurso com a finalidade de convencer e agradar; Para os cristões primitivos esse termo significava a exposição popular de uma porção das Escrituras Sagradas, acompanhadas de reflexões e exortações morais e espirituais.
HISTÓRICO DO TERMO A arte de falar em público nasceu na Grécia Antiga com o nome Retórica; Depois foi adaptada ao mundo romano com o nome de Oratória; O cristianismo passou a usar esta arte como meio para pregação do evangelho; E no século XVII passou a ser chamada de Homilética entre os cristões.
DEFINIÇÕES QUE ENVOLVEM A HOMILÉTICA Discurso : Conjunto de frases ordenadas, faladas em público; Homilética : é a ciência ou a arte de elaborar e apresentar o sermão; Oratória : arte de falar bem em público, de forma elegante, precisa, fluente e atrativa; Eloquência : é o dom natural da palavra, desenvolvido de modo coordenado, coerente e fluente. É uma capacidade intelectual de convencer pelas palavras.
DEFINIÇÕES QUE ENVOLVEM A HOMILÉTICA Pregação : ato de pregar, sermão, ato de anunciar uma noticia; Retórica : é o estudo teórico e prático das regras que desenvolvem e aperfeiçoam o talento natural da palavra, baseando-se na observação e no raciocínio; Sermão : discurso (político, militar, religioso, acadêmico, científico, artístico, etc ), falado no púlpito, numa tribuna ou em local de destaque.
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA HOMILÉTICA Período Profético – nesse período o modo predominante era a palavra vinda direto do Senhor – “Assim diz o Senhor”... E o profeta falava o que Deus lhe mandava dizer; Após o Exílio – desenvolveu-se a homilia primitiva, em que passagens das Escrituras Sagradas eram lidas em público ou nas sinagogas, NE 8.2,4,8,18.
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA HOMILÉTICA Os gregos , 500-300 a,C – Córax , Sócrates, Platão e Aristóteles, desenvolvem a retórica, e a estrutura (introdução, narração, argumentação, observações adicionais, e conclusão); Os romanos , 106-43 a,C – Cícero, Quintiliano e Demóstenes, aperfeiçoaram a retórica grega na forma de oratória;
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA HOMILÉTICA Jesus – pregou o evangelho com simplicidade, utilizando parábolas, como também o seu contexto (cultura e natureza), citava textos do AT, aplicando a sua realidade e a si próprio(falando do presente, passado e futuro); Os cristãos do sec. I – usavam as sinagogas, lendo e explicando de modo simples e popular, o AT e o NT; a homilia seguia a ordem dos textos, e fazia-se a aplicação para fortalecer a fé dos irmãos; depois passaram a utilizar a retórica grega e a oratória romana, ex Paulo em Atenas, AT 17. 22-31;
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA HOMILÉTICA Os cristãos do sec.II – Clemente de Alexandria, Tertuliano, e Orígenes, começa a dissertação formal, que muito contribuiu para o discurso cristão; Os cristãos do sec. III e IV – começaram a estruturar mais as suas mensagens; Na idade média – de 600 a 1200, foi a grande noite da cultura (período das trevas), refletindo na homilética (na capacidade ou liberdade de expressão);
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA HOMILÉTICA Os cristãos do sec. XII – surge um reavivamento no campo da pregação entre os pregadores franciscanos e dominicanos; Renascimento e Reforma – com o retorno ao estudo do grego e do latin , teve inicio a uma nova era nos estudos da homilética, como também da teologia; A grande inovação da Reforma Protestante foi tornar a bíblia o centro da pregação; Após a Reforma – começaram a aparecer livros e tratados sobre a arte de fazer e pregar sermões.
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA HOMILÉTICA O termo Homilética, surgiu durante o Iluminismo, entre os sec. XVII e XVIII, quando as principais disciplinas teológicas receberam nomes gregos, como: Dogmática, Apologética e Hermenêutica; Logo a Homilética passa a ser entendida como a disciplina teológica que estuda a ciência, a arte e a técnica de analisar, estruturar e entregar a mensagem do evangelho.
DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA HOMILÉTICA O estudo da Homilética numa perspectiva cristã abrange tudo o que tem a ver com a pregação da Palavra de Deus. Sendo a Homilética a “Arte de Pregar”, deve ser considerada a mais nobre tarefa existente na terra, LC 16.16.
A RELAÇÃO ENTRE HOMILÉTICA E OUTRAS DISCIPLINAS Oratória/Homilética: de forma prática podemos dizer que a oratória se preocupa com a prática da fala, e a homilética com o conteúdo dessa fala; A homilia tem a função de explicitar a fé o significado dos vários elementos das sagradas escrituras, também em relação à situação dos presentes, para que o encontro dialogal com Deus se torne verdadeiramente consciente para todos e cada um.
A RELAÇÃO ENTRE HOMILÉTICA E OUTRAS DISCIPLINAS Como disciplina teológica, a homilética pertence à teologia prática, e as disciplinas que mais se aproximam da homilética são a Hermenêutica e a Exegese; Logo: Homilética – ciência, arte e técnica de estruturar e comunicar o evangelho; Hermenêutica – ciência, arte e técnica de interpretar corretamente o texto sagrado, conforme o contexto e sua devida aplicação; Exegese – ciência, arte e técnica de expor (tirar, p/ fora, relatar, explicar), as ideias bíblicas, conforme o significado original da palavra.
SOBRE A PREGAÇÃO Apresenta a vontade de Deus para o ouvinte, 1 CO 1.18-21; Sentido teológico da pregação: expor Jesus e sua palavra, e sua vontade, EF 1.9-10; Cristocêntrica: Cristo como centro da pregação, JO 5.39; Caráter divino: ordem imperativa, MC 16.15; Caráter espiritual: exige-se que seja fruto de inspiração do ES, 2 PE 1.20-21; Papel do pregador: demostrar que as suas palavras são verdadeiras (vivendo-as), 2 TM 2.2.