HORMÔNIOS HIPOFISÁRIOS ANNA BEATRIZ BEATRIZ AGUIAR LAIANE MORORÓ WYLLMA SANTOS PROFESSOR: BRUNO GUILHERME
É uma substância química secretada nos líquidos internos do corpo por uma célula ou por um grupo de células e que exerce efeito fisiológico de controle sobre outras células do corpo. O QUE É UM HORMÔNIO?
ACETILCOLINA: liberada nas terminações nervosas parassimpáticas e esqueléticas; SECRETINA: liberada pela parede duodenal e levada pelo sangue até o pâncreas; COLECISTOCININA: liberada no intestino delgado, causa a contração da vesícula biliar e promove a secreção de enzimas pelo pâncreas. HORMÔNIOS LOCAIS
HORMÔNIOS DA HIPÓFISE ANTERIOR : Hormônio do crescimento; Corticotropina; Hormônio estimulador da tireóide; Hormônio folículo-estimulante; Hormônio luteinizante; Prolactina. HORMÔNIOS DA HIPÓFISE POSTERIOR: Hormônio antidiurético; Ocitocina. HORMÔNIOS GERAIS
HORMÔNIOS DO CÓRTEX SUPRA-RENAL: Cortisol; Aldosterona ; HORMÔNIOS DA GLANDULA TIREÓIDE: Tiroxina; Triiodotironina ; calcitonina;. HORMÔNIOS DAS ILHOTAS DE LANGERHANS NO PÂNCREAS: Insulina; Glucagon; HORMÔNIOS DOS OVÁRIOS: Estrogênios; Progesterona.
HORMÔNIO DOS TESTÍCULOS: Testosterona. HORMÔNIO DA GLANDULA PARATIREÓIDE: Paratormônio. HORMÔNIOS PLACENTÁRIOS: Gonadotropina coriônica humana; Estrogênios; Progesterona; Somatomamotropina humana.
PRINCIPAIS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS
Existem diversos mecanismos através dos quais os hormô nios agem em suas respectivas células-alvo e fazem-nas executar alguma função. Mecanismos do AMP cíclico para o controle da função celular; Ação dos hormônios Esteróides sobre os Genes ocasionando a síntese de proteínas. MECANISMOS DA AÇÃO HORMONAL
HIPÓFISE: FUNÇOES DE CONTROLE E RELAÇÃO COM O HIPOTÁLAMO
O Sistema Porta Hipotâmico-Hipofisário
Secreção de Hormônio Hipotalâmicos Liberadores e Inibidores Na Eminência Mediana Hormônios são absorvidos pelos capilares porta hipotalâmico- hipofisários e levados aos seios da hipófise anterior. Hormônios liberadores e inibidores controlam a secreção dos hormônios da hipófise anterior
Hormônios H ipotalâmicos Liberadores e Inibidores 1- O hormônio liberador do hormônio estimulador da tireóide (TRH). 2- O hormônio liberador da corticotropina (CRH). 3- O hormônio liberador de hormônio do crescimento (GHRH). 4- O hormônio liberador de gonadotropinas (GnRH). 5- O hormônio inibidor da prolactina (PIH).
Funções Fisiológicas Dos Hormônios Da Hipófise Anterior Hormônios da Hipófise anterior exercem seus efeitos estimulando “ glândulas-alvo”
Funções Fisiológicas do Hormônio do Crescimento (GH) Exerce efeitos sobre todas ou quase todos os tecidos. o tamanho das células e número de mitoses.
Efeitos Metabólicos do GH Da síntese proteica em todos as células corporais. Maior mobilização de ácidos graxos a partir do tecido adiposo e sua maior utilização para fins energéticos. Da utilização de glicose em todo corpo. GH: Aumento de proteínas corporais. Consome reserva adiposas Consome os carboidratos.
GH Na Promoção da Deposição de Proteínas transporte de aminoácidos através da membrana. síntese de proteínas pelos ribossomas. Formação de RNA. do catabolismo das proteínas e dos aminoácidos.
Efeito do Hormônio do Crescimento a Utilização de Lipídios Para Fins Energéticos.
Efeito do GH sobre o Metabolismo Dos Carboidratos Utilização e Glicose. Deposição de Glicogênio. Menor captação de glicose pelas células e aumento da concentração sanguínea de glicose.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina .” ( Cora Coralina )