IdéIas Inatas - Instituto Espírita de Educação

4,345 views 15 slides Sep 03, 2009
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Palestra proferida no Instituto Espírita de Educação, por André Steagall Gertsenchtein.


Slide Content

Idéias Inatas Palestra Instituto Espírita de Educação por André Steagall Gertsenchtein www.institutoespirita.org.br www.institutoespirita.blogspot.com http:// twitter.com/instespirita

Idéias Inatas - conceitos e tipos O que são? Lembranças das experiências e habilidades adquiridas em encarnações anteriores Que tipos existem? Habilidades específicas (música, matemática) Vocações (curar, ensinar) Traços de personalidade marcantes (agressividade, paciência)

Idéias Inatas – como surgem? Quando se manifestam? Desde a infância, com maior intensidade a partir dos 7 anos. Todos temos idéias inatas? Sim, alguns de forma mais evidente. Às vezes, até como lembranças

Idéias Inatas – memória na Lei Divina Não esquecemos o passado? O passado consciente, via de regra, sim. O passado inconsciente se torna inacessível mas não desaparece. A soma de nossas experiências anteriores constitui nossa personalidade.

Memória Acesso Consciente Acesso através de hipnose ou inconsciente, pelas manifestações da personalidade

Idéias Inatas – Função na Lei Divina É preciso identificar se são tendências boas ou ruins São tendências boas? Sim Não Usá-las Recondicioná-las

Idéias Inatas – Quando são ruins É possível lutar contra estas tendências? “Sou assim, não há o que fazer” (ação pessoal) Há. É preciso recondicionar. Leva tempo e esforço. “Ele é assim, será que há o que fazer?” (Pais) É possível agir bastante durante a infância.

Idéias Inatas – Quando são boas Deve-se estimular a tendência? Como avaliar se é boa? É boa para o próximo? É boa para a sociedade? A idéia inata pode ser lembrança do compromisso assumido.

Tendências Inatas x Recondicionamento Como sou ao encarnar Experiência desta encarnação Como termino a encarnação

O que foge do óbvio Há casos em que não se trata de tendências boas ou ruins É preciso, para crescer , desenvolver habilidades diferentes, ao mesmo tempo em que se usa as boas e se recondiciona as ruins Daí a importância do PLANEJAMENTO REENCARNATÓRIO

Casos Específicos Napoleão Bonaparte Características Inatas : General Nato, Estrategista brilhante, Líder carismático Missão : Proteger a França da desintegração interna e externa , terminar com os excessos da Revolução preservando seus ideais renovadores Napoleão teve o auxílio do plano espiritual em suas primeiras vitórias ( Marengo , no Piemonte , contra os Habsburgo da Áustria (1800)

Napoleão: Realizações - Terminou com os excessos da Revolução Francesa - Estabilizou a França em relação às ameaças externas (Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia) - Estabilizou a França em relação às ameaças externas (Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia) - Implementou importantes reformas (Código Civil, Liberdade Religiosa. Banco Central)

Napoleão: Os Excessos Características Inatas: vaidade e gosto pelo exercício do poder Ápice : Batalha de Austerlitz (1805), precedida pela coroação, em 1804, de Napoleão como Imperador, Vitória esmagadora contra Áustria e Rússia. Formação de “La Grande Armée ”

O Desfecho: Limites Derrota na Rússia (1812). Perda de grande parte do exército. Exílio em Elba, em 1814. Volta e derrota final em Waterloo , em 1815. Exílio em Santa Helena e morte em 1821.

Idéias Inatas - Bibliografia Kardec, Allan – “Livro dos Espíritos”, questões 218 a 221 Miranda, Hermínio – “A Memória e o Tempo”. Emmanuel – “A Caminho da Luz”