Idade Antiga - Índia

686 views 11 slides May 05, 2019
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Idade Antiga - Índia


Slide Content

IDADE ANTIGA -ÍNDIA EXTREMO ORIENTE

ÍNDIA ANTIGA 3000 A.C. - CIVILIZAÇÃO DRAVIDIANA Fixação de comunidades no vale do Rio Indo (territórios do atual Paquistão). Harappa e Mohenjo Daro : principais centros urbanos, com variada produção e fluxo comercial. Avançados recursos urbanísticos. Depósitos de cereais que funcionavam como bancos. Declínio devido a dificuldades de manter e ordenar a população e mudanças climáticas

ÍNDIA ANTIGA 2000 A.C. - CIVILIZAÇÃO VÉDICA Ocupação de grupos arianos originários da planície do Irã. Estabelecimento do idioma sânscrito e escrita dos textos chamados Vedas. Caracteriza-se pela religião (hinduísmo) e na forma de organização social (sistema de castas). Expansão para o leste: ocupação da bacia do Rio Ganges. Sem formação de um império unificado. Pequenos reinos sob o governo de rajás (rei). Unificação em conflitos liderada por um marajá (grande rei). 500 a.C. : Invasões persas e conquista do noroeste indiano, que se tornou uma satrápia do Império Persa. 334 a.C . a 327 a.C .: Domínio macedônico por Alexandre, o Grande.

272 a.C . a 235 a.C . – DINASTIA MÁURIA Dinastia Máuria ,  família governante da região Magadha . Governante Asoka , responsável pela expansão do império indiano. Asoka converteu-se ao budismo, tomou a decisão de não promover mais guerras e investiu em obras que beneficiassem a população. Após sua morte, o império se dividiu. Século IV d.C. – DINASTIA GUPTA Dinastia Gupta reunificou o império indiano e a supremacia do hinduísmo. Cultivo agrícola e produção de tecidos. Idade de Ouro da índia devido ao aumento das riquezas. Fim dessa dinastia com a invasão dos hunos, fragmentando o império.

Ruínas de Mohenjo Daro

Hinduísmo e Bramanismo

C Divindades do bramanismo Brahma, arquiteto do Universo e criador dos demais deuses. Vishnu, deus da conservação. Protetor da humanidade, tem várias encarnações terrenas (avatares). Shiva, deus da destruição e do ciclo das encarnações.

C Divindades do bramanismo Ganesha, filho de Shiva e Mahadevi, fonte de prosperidade e fartura. Kali, divindade da morte como processo e não como fim. Krishna, "o adorável", avatar de Vishnu que enfrentou vários demômios e ajudou em várias batalhas.

SISTEMA DE CASTAS Nesse sistema de organização social uma pessoa já nasce em uma determinada casta e permanece nela por toda a vida.  Mesmo que ficasse rico, um indivíduo nascido em uma casta inferior jamais poderia ascender à superior. Os membros de cada casta têm funções sociais bastante específicas.  Essa divisão social tem uma explicação religiosa. As castas teriam se originado de diferentes partes do corpo de Brahma. Sistema suprimido em 1950, mas que ainda persiste.

Budismo No século VI a.C. surgiu uma cultura que se opôs à sociedade de castas, o budismo. Criado pelo príncipe Sidharta Gautama, que teria abandonado o luxo e o poder e se engajado em uma caminhada mística que o levou à iluminação. O Budismo prega a igualdade entre os seres humanos. Com disciplina moral, meditação e sabedoria, o budismo exercita a preservação da vida e a moderação. Muitos adeptos na Índia, mas também conquistou seguidores no Japão, na China, no Vietnã e em Laos. Hoje com 370 milhões de adeptos (somente 10 milhões na Índia).

Por que a vaca é sagrada na Índia? A tradição nasceu com o hinduísmo. Os Vedas, coletânea de textos religiosos, comentam sobre a fertilidade do animal e o associam a várias divindades. Nos séculos seguintes foram criadas leis elevando gradualmente o status religioso bovino. No sistema de castas, a vaca é considerada ainda mais "pura" que os brâmanes, por isso não pode ser morta e nem ferida e tem passe livre para circular pelas ruas sem ser incomodada. O leite do animal, sua urina e até mesmo suas fezes são utilizados em rituais de purificação. A adoração, no entanto, não é unanimidade entre os hindus.
Tags