Império Bizantino Capital: Constantinopla Império unificado, tendo na figura do imperador um chefe militar e religioso. Continuidade da tradição cultural romana e grega. entre os séculos VII e X, o Império Bizantino acabou perdendo boa parte dos territórios que tinha sido conquistado, sofrendo invasões dos germânicos, búlgaros e persas.
Expansão Justiniano (527-565)
Catedral de Santa Sofia
Cisma do Oriente O ano de 1054 marca a cisão que ocorreu entre Roma e Constantinopla, onde foi dividido o poder secular da igreja. Com a Criação da Igreja Apostólica Romana (Roma) e a Igreja Ortodoxa ( Constantinopla). O ano de 1202 marca o ano da Quarta cruzada. A cruzada que saqueou Constantinopla, devido aos interesses das cidades do norte da Itália. Principalmente Genova e Veneza. O ano de 1453 marca a derrocada do Império Bizantino para os turcos e a criação do Império Turco Otomano, tendo Constantinopla mudado seu nome para Istambul. Na periodização tradicional da História, marca a data de transição da Idade Média para a Idade Moderna.
Árabes e o Islamismo
Árabes? Etnia ligada a um grupo linguístico. Muçulmanos? Religião criada pelo profeta Maomé Oriente Médio? Região geográfica .
Península Arábica
Região caracterizada por povoado nômades, que residiam no deserto e acreditavam em vários deuses. E a cidade de Meca era a principal cidade, devido a sua importância religiosa e comercial onde fica localizado o templo Caaba . Maomé- Islamismo- Alcorão 622. Hégira : Peregrinação forçada a Medina. Inauguração do calendário mulçumano. 632. Morte de Maomé: Expansão do islamismo sob a égide dos Califas. A Dijhad torna-se o principal estimulo de luta.
. Califado unificado: Expansão pelo norte da África até a Península Ibérica. Fez parte do domínio muçulmano uma política de tolerância religiosa. Batalha de Poitiers (732) Dinastia Omíada (661-750)
Dinastia Abássida (750-945) Formação de três califados independentes: Bagdá, Córdoba, Cairo. Com a divisão política veio a divisão religiosa: Sunitas e Xiitas Ciências: muito práticos os árabes aplicaram o raciocínio lógico e o experimentalismo. Desenvolveram a Matemática ( álgebra e trigonometria ), a Química ( alquimia ), Medicina e a Filosofia ( estudo de Aristóteles e Platão). No califado de Córdoba houve a coexistência pacífica entre as três principais religiões: Islamismo, Cristianismo, Judaísmo.