IDENTIFICAÇÃO DE PARASITAS EM HORTALIÇAS . COM METODOLOGIA DE USO DE SORO FISIOLOGICO ÁGUA E DETERGENTE
Size: 2.18 MB
Language: pt
Added: Sep 02, 2025
Slides: 11 pages
Slide Content
Aula Prática: Análise Parasitológica de Hortaliças
Coleta e Preparação das Amostras Após colocar as folhas do saco e serem pesadas, preparar a solução detergente em um Becker de 500 ml contendo 100 ml de solução de NaCl a 0,9% adicionadas de 1 ml de detergente neutro para auxiliar no desprendimento de sujidades e possíveis parasitas completar o béquer com agua destilada estéril. Coloca-se as folhas na bandeja higienizada e lavar as hortaliças com essa solução em seguida, com a utilização de um agitador magnético as amostras serão submetidas à agitação durante o período de 20 minutos hora. Passado esse tempo, a água resultante dessa lavagem será coada com gaze descartável própria para o exame parasitológico em cálices próprios para sedimentação, ficando, em seguida, em repouso por 24 horas.
Decorrido as 24 horas, a preparação das lâminas para as observações no microscópio iniciou com a identificação das mesmas, começando pelo método de Hoffman . Com o auxílio de uma pipeta Pasteur foi colocado uma gota do sedimento de cada tubo em suas respectivas lâminas e adicionado uma gota de corante Lugol, para melhor visualização dos cistos e ovos, e em seguida foi colocada a lamínula.
Finalizado este processo, o líquido sobrenadante será desprezado e o resultante final poderá ser visto diretamente em lamina ou poderá ser centrifugados a 2.500 rpm (velocidade de centrifugação em rotações por minuto) durante cinco minutos, posteriormente, o líquido sobrenadante será descartando e com o auxílio de uma pipeta, uma gota do sedimento resultante será colocada em uma lâmina para microscopia, corado com lugol e analisado ao microscópio óptico com a utilização das objetivas nos aumentos de 10X e 40X.