IzabellaSouzaDosSant
1,460 views
21 slides
Aug 30, 2018
Slide 1 of 21
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
About This Presentation
Slide sobre a ideologia de Karl Marx e críticas ao capitalismo.
Size: 1.41 MB
Language: pt
Added: Aug 30, 2018
Slides: 21 pages
Slide Content
CRÍTICAS AO CAPITALISMO I DEOLOGIA
O que é ideologia? Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
Karl marx Foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da sociologia, teve influencia em diversas áreas como economia, filosofia e história.
Karl Marx, ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade. Ideologia na Filosofia Hegel abordou a ideologia como uma separação da consciência em relação a si própria. Marx utilizou essa concepção hegeliana para diferenciar dois usos diferentes do conceito de ideologia: um que expressa a ideologia como causadora da alienação do homem, através da separação da consciência; e outra que contempla a ideologia como uma superestrutura composta por diversas representações que compõem a consciência. Para Karl Marx, a ideologia mascara a realidade. Os pensadores adeptos dessa escola consideram a ideologia como uma idéia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.
A crítica das ideologias Toda ideologia serve para mascarar a exploração. Para mostrar as bases da exploração precisa criticar as ideologias. Ex: A ciência critica de forma racional e objetiva a sociedade, frente às ideologias. Um dos riscos do pensamento é oferecer uma imagem falseada ou sublimada das condições em que se desenvolve a vida humana. Moral Filosófica da Religião: Toda ideologia trata de justificar e defender os interesses subjetivos dos que formulam o conteúdo ideológico.
Por sua formação filosófica, Marx concebia a realidade social como um conjunto de relações de produção que se caracteriza sociedade num tempo e espaço determinados (...). De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade . " De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática. " A formação do capitalismo e a constituição do proletariado foram possibilidade do marxismo.
Marxismo
Marxismo é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social.
Modo de produção Determinação Ação Recíproca Relações de produção Formas de Regularização Relações de propriedade/Luta de Classes MAPA CONCEITUAL DO MATERIALISMO HISTÓRICO SOCIEDADE DE CLASSES + Forças produtivas Força de trabalho + Meios de produção Estado cultura instituições (Sociedade Civil) Burocracia Estatal, governo, aparato repressivo,legislativo, judiciário, executivo Igrejas , Partidos, Sindicatos, Etc. Formas de Consciência, Religião, Ideologia, (filosofia, Ciência, tecnologia
Os pontos fundamentais do marxismo desenvolvidos por Marx foram :
críticas de marx ao capitalismo O que predomina na sociedade capitalista é a produção de mercadorias, e é através dela que Marx vai apontar suas críticas de forma mais esmiuçada. Passará pelos aspectos de valor, mais-valia, alienação, exército de desempregados. Marx parte da premissa de que a história da sociedade é a da luta de classes, portanto, existe sempre uma classe do opressores e uma de oprimidos. No capitalismo, seriam os burgueses, donos dos meios de produção, e os proletários, que vendem sua força de trabalho. Já começa a crítica ao capitalismo, visto que uma sociedade ideal, para Marx, não teria classes, ou seja, não teria oprimidos.
capitalismo O que é o capitalismo? Forma histórica que organiza toda a vida social em torno do mercado. Todo e qualquer artefato é um produto para ser trocado. A lógica da troca determina o comportamento dos agentes no mercado. A lógica do mercado é dominada pela norma da eficiência econômica. Eclosão das sociedades capitalistas (burguesas): burguesia enquanto classe revolucionária, iluminismo.
idéias e Críticas ao capitalismo Karl marx O operário, nada possuindo, vende sua força de trabalho, que se torna mercadoria. O salário deve garantir a reprodução das condições de subsistência do trabalhador e sua família. O salário depende dos bens necessários ao trabalhador, que variam conforme os costumes. Depende da natureza do trabalho, destreza, habilidade educação e treinamento para o trabalho. Para Marx, o trabalha “reaviva ” algo morto. No valor de uma mercadoria incorpora-se o tempo de trabalho necessário à produção. Para lucrar, não bastaria aumentar o preço do produto (ficaria irreal ao mercado, mais caro do que custou para ser produzido). O Salário Salário = valor da força de trabalho . Trabalho, valor e lucro
MAIS-VALIA Para lucrar, o capitalista se apropria daquilo que o proletário produziu, porém não ‘embolsou’. É no salário que se lucra. Uma coisa é o valor da força de trabalho, outra é quanto esse trabalho rende ao capitalista. Quanto mais mecanizada, menos importante é o trabalho; a força de trabalho vale menos, mas se produz mais. E lucra-se mais. ALIENAÇÃO NO TRABALHO EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR A desvalorização do mundo humano aumenta na razão direta do aumento de valor do mundo das mercadorias.
ALIENAÇÃO VOCE É ALIENADO?
A divisão social do trabalho e as suas consequências Para Karl Marx , a divisão do trabalho em especialidades produtivas gera uma hierarquia social na qual as classes dominantes (burguesia) subjugam as classes dominadas, ao estabelecer as instituições legitimadoras e ao deter os meios de produção. Essa dominação é tensa e gera um conflito chamado de "luta de classes ". Ademais, para ele, a especialização das atividades produtivas nas sociedades complexas gerou uma divisão do trabalho social como uma forma vital de sobrevivência e, ao superar as suas necessidades básicas, a humanidade cria outras.
A INFRAESTRUTURA ECONÔMICA A Infra estrutura econômica de uma sociedade é a forma como essa totalidade social organizá-la produção material de bens, a distribuição e o consumo. Da forma como os homens produzem mediante o trabalho os bens materiais, depende a organização que adotam a distribuição e o consumo. Consumo Distribuição Produção consumo
Exército de desempregado Karl Marx, deixa claro que o desenvolvimento tecnológico faz com que o trabalhador seja desvalorizado em seu ofício, mesmo porque, com a evolução da tecnologia até as máquinas se superam criando um número cada vez maior de pessoas desempregadas.Em consequência disso , o poder do empregador torna-se ainda maior, obrigando o trabalhador a se submeter a uma oferta de trabalho com salário injusto em função da necessidade de emprego, beneficiando o empregador.
A única coisa que sei é que não sou pseudomarxista !!! No final da vida de Marx, emergiu a chamada “social-democracia”, a qual ele criticou e por isso afirmou: a única coisa que sei, é que não sou marxista.
COLÉGIO ESTADUAL MONTEIRO LOBATO ALUNA : IZABELLA ALUNO: WALACE ALUNA : PATRÍCIA ALUNO: YAN SLIDE DE FILISOFIA TURMA: 2003 KARL MARX, IDEOLOGIA (CRÍTICAS AO CAPITALISMO) PROFESSORA: ANA CARLA DUQUE DE CAXIAS