Ultimas décadas do século XVIII. Se manteve até inicio do século XIX. (a partir de1780 até 1820) Predominância na pintura, escultura e arquitetura européias. Reação ao Barroco e se caracterizou pelo desejo de recriar as formas artísticas da Antiguidade greco-romana. A afirmação do Neoclassicismo deve-se em parte à curiosidade pelo passado desencadeada pelas escavações arqueológicas de Pompéia e Herculano (cidades italianas soterradas pela lava do vulcão Vesúvio no ano de 79 d.C)
Formas Gregas e Romanas serviram de modelo aos artistas, que as reelaboraram com base nos princípios de racionalidade, proporção, medida, simetria e nitidez. Influência da idéias iluministas( filosofia que pregava a razão, o senso moral e o equilíbrio em oposição à emoção). Inspiração na pintura Renascentista ( Rafael).
Substituição de linhas diagonais e curvas ( Barroco) por linhas horizontais e verticais (traços firmes e equilibrados). Os Neoclassicistas queriam expressar as virtudes cívicas, o dever , a honestidade e a austeridade, temas que se opunham diretamente à frivolidade da aristocracia retratada no Barroco.
O iniciador da tendência foi Jacques-Louis David (1748-1825), pintor e democrata francês que imitava a arte grega e romana para inspirar a nova república francesa. Arte politicamente correta : séria, ilustrando temas da história antiga ou da mitologia – cenas frívolas do rococó.
A morte de Sócrates - David
A morte de Marat - David
Panteão de Paris (1757- 1792) – projetado por Jacques-Germain Souflot
Porta de Brandemburgo (1789 – 1794), Berlim. Projeto de Karl Gottard Langhans.