IMPERIALISMO SÉCULO XIX e XX - TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

marciafern 3,182 views 19 slides Mar 08, 2015
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Resumo Imperialismo e Primeira Guerra Mundial

precedentes da Primeira Guerra Mundial
Século XIX e XX.


Slide Content

Primeira Guerra Mundial Imperialismos Partilha da África Século XIX e Século XX

Segunda Revolução Industrial capitalismo financeiro O investimento em expansão de industrias e comércios, siderurgias e usinas não sobrevive mais do próprio capital e passa a ser oriundo dos Bancos, através de financiamentos.

Expansão Industrial século XIX e XX Rússia: Desenvolvimento industrial com capital estrangeiro e iniciativa do Estado. Era monarquista (czar) e as indústrias concentravam-se nos centros urbanos (ilhas industriais) Japão: após a Era Meiji , industrializou-se rapidamente, erradicou-se o analfabetismo, e grandes reformas transformaram o Japão em uma grande potência industrial.

EUA : após a guerra civil (de secessão) desenvolveu-se rapidamente. O norte industrializado venceu o sul agrário. Leis protecionistas incentivaram as indústrias nacionais. A imigração concentrou mão de obra barata. Transformou-se o maior produtor de aço do mundo.

Concorrência imperialista Oligopólios: empresas gigantes e poderosas, pertencentes a um mesmo grupo. Formavam trustes, cartéis e holdings. trustes: empresas do mesmo ramo que se fundem. Cartel: empresas independentes que estabelecem acordo para eliminar concorrentes Holding: empresa que controla uma série de outras empresas mediante posse majoritária de ações.

Concentração de capitais Oligopólios é a concentração de grande parte do mercado nas mãos de poucas empresas.

NOVAS TECNOLOGIAS Novos inventos para as indústrias. O avanço tecnológico voltado para a indústria. Resultado: Impulso na produção. Principais inventos: Motor à combustão, dínamo (eletricidade) Combustível à base de petróleo Veículos com motor à combustão

Transporte e telecomunicações Telefone: EUA Automóvel: Ford T (Henry Ford) motor à combustão interna (linha de montagem) Estradas de ferro: Alemanha, EUA e Inglaterra. Petróleo: passa a ser usado como combustível

A era dos impérios Expansão colonial capitalista Conferência de Berlim (1884-1885) 15 países sendo 13 da Europa e EUA e Japão. Divisão dos territórios da África entre as potências indutrializadas .

imperialismo Busca por mercado de consumo Busca por matéria prima Expansão territorial Domínio cultural, político e econômico sobre países subdesenvolvidos.

Os nacionalismos Chauvinismo : nacionalismo extremado, levado à violência contra imigrantes (xenofobia) : Alemanha, Inglaterra, Áustria, França. Ufanismo: nacionalismo sob forma de patriotismo (defesa da pátria). Região dos Balcãs – Pan eslavismo . Nacionalismo sérvio : Luta contra a anexação do território da Bósnia pela Áustria.

O revanchismo França perdeu territórios para a Alemanha durante a guerra da Alsácia e Lorena. Passou a alimentar sentimento de revanche contra seu opositor, o que influenciou sua posição na política de alianças.

A política de Alianças Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e a Bulgária. Tríplice Entente: Rússia, França, Inglaterra, Sérvia, Bélgica, Portugal, Japão, Grécia, Itália, Romênia e EUA (os dois últimos em 1917).

Guerra de trincheiras
Tags