independencia da america espanhola

AnnaKarolinaLemosDeS 465 views 22 slides Apr 30, 2023
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

processo de independencia da america espanhola


Slide Content

HISTÓRIA 8º ANO INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA (AMÉRICA DO SUL) APROFUNDAMENTO 1

OBJETIVOS Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano- americanas. Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.

RETOMADA Durante o passar do tempo, as divisões administrativas espanholas foram se complexificando e se dividindo, ao lado podemos ver um pouco de como eram essas divisões no Século XVIII . MOTA, M. ; RAMOS, P. História: das cavernas ao terceiro milênio: volume único. São Paulo: Moderna, 2012. 4ª ed. DUBY, Georges. Atlas historique mondial . Paris: Larousse, 2003. p. 241.

SÉC. XVIII SÉC. XIX Dentro de um curto espaço de tempo, as estruturas de poder vigentes nas Américas mudaram de forma radical, em menos de um século todo o jogo havia mudado. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/historia/independencia-da-américa-espanhola>Acesso em 01 jun. 2020.

A maioria dos brancos pertencia à elite criolla, ou seja, era composta de descendentes de espanhóis nascidos na América. E, embora fossem maioria da elite, os criollos eram impedidos de ascender socialmente. Contudo, esse grupo foi de grande importância para o desenvolvimento de vários processos de independência na América Espanhola Criollos : descendentes de espanhóis nascidos na América. CRIOLLOS

Durante os processos revolucionários na América espanhola percebemos que os criollos estavam a frente de quase todos os movimentos independentistas, com exceção no Haiti ou antiga colônia de São Domingos, onde os negros escravizados liderados por Toussaint Louverture realizaram o processo de independência contra os franceses e espanhóis.

ATIVIDADE Copie em seu caderno e responda: Quem eram os criollos na sociedade colonial espanhola e qual foi a importância do seu grupo nas mudanças ocorridas na América do Sul?

ATIVIDADE Copie em seu caderno e responda: Quem eram os criollos na sociedade colonial espanhola e qual foi a importância do seu grupo nas mudanças ocorridas na América do Sul? Os Criollos eram descendentes dos espanhóis nascidos nas Américas, muitas vezes fazendo parte das elites locais. Apesar de seu parentesco com a metrópole, muitas lideranças das américas vieram dessa classe social. Os grandes levantes de independência foram liderados por criollos.

LÍDERES DAS INDEPENDÊNCIAS NAS AMÉRICAS Alguns dos nomes mais famosos e importantes dos processos de independência da América do Sul são: José de San Martín: Militar Criollo, San Martin, após experiência de batalha contra os franceses, volta às Américas para então iniciar um combate contra os espanhóis. San Martin ajudou em alguns processos de independência na região, como a independência das Províncias do Rio do Prata (1816),do Chile (1818) e do Peru (1821).

LÍDERES DAS INDEPENDÊNCIAS NAS AMÉRICAS Simón Bolívar: Outro nome importante dos processos de independência, Bolívar também travava uma guerra contra as forças leais à Espanha. Seu projeto consistia na formação de uma confederação republicana, uma associação de Estados independentes porém, unidos. Uma de suas maiores vitórias foi a travessia dos Andes e a conquista de Bogotá (1819), onde proclamou independência da “República da Grã-Colômbia.

LÍDERES DAS INDEPENDÊNCIAS NAS AMÉRICAS Simón Bolívar: Apesar de posteriormente fragmentada, Bolívar foi figura importante para a independência de algumas regiões como Colômbia, Venezuela, Equador , Peru e Bolívia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sim%C3%B3n_Bol%C3%ADvar#/media/Ficheiro:Bol%C3%ADvar_en_Carabobo.jpg>Acesso em: 01 jun. 2020.

ATIVIDADE Copie em seu caderno e responda: Quais foram os dois nomes mais importantes entre os libertadores da América do Sul?

ATIVIDADE Copie em seu caderno e responda: Quais foram os dois nomes mais importantes entre os libertadores da América do Sul? Os nomes importantes sobre as independências na América do Sul são José San Martín e Simón Bolívar.

AS FASES DOS PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA Na primeira fase , de 1810 a 1815, os habitantes das colônias, liderados pelos criollos em cidades como Caracas, Buenos Aires, Bogotá e Santiago, formaram exércitos e obtiveram importantes vitórias contra os realistas. Naqueles anos, as forças de Bonaparte controlavam a maior parte do território espanhol, e as lideranças espanholas estavam concentradas na expulsão dos franceses de seu território.

AS FASES DOS PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA Já a segunda fase , de 1815 a 1824, começou quando o rei Fernando VII – que reassumiu o trono espanhol com a queda de Napoleão anulando a Constituição de Cádiz, reestabeleceu o absolutismo e enviou para a América uma grande expedição com 10 mil homens e 18 navios de guerra para reprimir os movimentos pela independência.

Apesar da tentativa de intervenção da metrópole espanhola, os movimentos independentistas conseguiram reafirmar suas conquistas de anos anteriores. Isso acaba por estabilizar as estruturas que foram formadas no pós-independência.

ATIVIDADE Copie em seu caderno e responda: Quais foram as medidas tomadas pela Espanha para tentar reconquistar os territórios na América do Sul?

ATIVIDADE Copie em seu caderno e responda: Quais foram as medidas tomadas pela Espanha para tentar reconquistar os territórios na América do Sul? Após o Rei Fernando VII reassumir o trono da Espanha, são enviadas algumas expedições para a repressão das independências

RETOMADA Nesse aprofundamento podemos observar um pouco melhor parte das elites locais da América do Sul e como essas foram pioneiras na independência da região. Conseguimos ver também como esses processos se deram e quais foram as reações geradas a partir disso.

CORRÊA, Anna Maria M.; BELLOTTO, Manoel L. A América Latina de colonização espanhola : antologia de textos históricos. São Paulo: Hucitec: Edusp, 1979. PRADO, Maria Ligia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014. REVOLUÇÃO e independências: notas sobre o conceito e os processos revolucionários na América espanhola. Disponível em: <http://livro.pro/b6g24q> e A ESCRAVIDÃO nas Américas. Disponível em: <http://livro.pro/uxzso7>. Acessos em: 01 jun. 2020. REFERÊNCIAS
Tags