Independência da Venezuela. Escola Municipal Abrão Rassi . 17\09\2019. Professora : Raquel S. Machado. Aluno (a): Arthur Rodrigues e Lis Kellny . Turma : H-2 8º ano .
Descobrimento. Apesar de a Venezuela ter sido descoberta por Colombo, foi Alonso de Ojeda quem, em 1499, pela primeira vez explorou o país, navegando ao longo do mar do Caribe até o lago Maracaibo. O navegador deu o nome de “Venezuela” ao país pela semelhança que encontrou entre as palafitas indígenas e a cidade italiana de Veneza. A primeira cidade venezuelana foi Santa Cruz, fundada por Ojeda em 1502. O primeiro governo a vigorar foi o da jurisdição de Coquibacoa, concedido a Alonso de Ojeda (1501). Estendia-se desde o Cabo de la Vela (hoje Colômbia) até o cabo de Chichiriviche.
Alonso de Ojeda. (1466-1516). Alonso de Ojeda (Torrejoncillo del Rey, Cuenca, 1466 – Santo Domingo, 1516) foi um navegador espanhol. Em maio de 1499, a expedição comandada pelo navegador espanhol Alonso de Ojeda alcança o foz do rio Orinoco e chega na Ilha de Margueritta (atual Venezuela). Em 1501 foi nomeado governador da ilha de Cuquibacoa, para onde partiu no ano seguinte na campanhia de Juan de Vergara e García de Ocampo.
Independência. Depois que a Espanha caiu em poder de Napoleão Bonaparte, os criollos (brancos nascidos na colônia) de Caracas iniciaram a revolução venezuelana. Os representantes espanhóis, dentre eles o governador Vicente Emparán, foram destituídos, sendo estabelecida uma junta governativa local, com a finalidade oficial de salvaguardar os direitos do rei espanhol Fernando VII, preso na França dois anos antes por Napoleão. O primeiro congresso nomeou triunvirato composto por Cristóbal Mendoza, Juan de Escalona e Baltasar Padrón. A junta governativa declarou a independência em 5 de julho de 1811. Simón Bolívar, assumiu o comando da nova república.
Simón Bolívar. (1783-1830). Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios Ponte-Andrade y Blanco, comumente conhecido como Simón Bolívar, foi um militar e líder político venezuelano, sendo o primeiro ilustrado a apoiar na prática a descolonização. Junto a José de San Martín, foi uma das peças chave nas guerras de independência. Simón Bolívar é considerado por alguns países da América Latina como um herói, visionário e libertador. Durante seu curto tempo de vida, liderou a Bolívia, a Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.
Em 24 de junho de 1821, Bolívar derrotou o exército realista na batalha de Carabobo. As últimas forças realistas capitularam em Puerto Cabello, em 9 de outubro de 1823. No ano seguinte, Bolívar marchou em direção ao sul para libertar o Peru e, em 1825, conseguiu dar fim ao domínio espanhol sobre a Bolívia. De 15 de fevereiro de 1819 até 17 de dezembro do mesmo ano, Simón Bolívar foi presidente da Venezuela. Durante a ausência de Bolívar, contudo, irromperam rivalidades regionais na Grande Colômbia, e seu prestígio não foi suficiente para manter o país unido até sua volta. Em 1829, a Venezuela se separou. No ano seguinte, Bolívar morreu perto da cidade de Santa Marta, sem ter conseguido realizar o sonho de unir a América hispânica.
Bandeira da Venezuela.(adopção: 2006; Proporções: 2:3) A bandeira da Venezuela teve mudanças no ano de 2006. Hugo Chávez anunciou adicionar uma oitava estrela à bandeira, a chamada “estrala Bolívar”. As mudanças também incluíram um cavalo branco galopando à esquerda em vez de direita, um arco e flecha representando os povos indígenas da Venezuela e um facão para representar o trabalho. Embora tenha sido uma bandeira aprovado pelo governo, Óscar Pérez declarou publicamente que não usaria a nova bandeira. Em 2008, Chávez revelou que mudou a direção do cavalo para atender a um capricho da sua filha Rosinés. A oposição venezuelana criticou as alterações, pois não resultaram uma ampla cunsulta popular. 19 DE ABRIL DE 1810. 20 DE FEBRERO DE 1859. INDEPENDENCIA, FEDERACION. REPUBLICA BOLIVARIANA DE VENEZUELA.
Ditaduras andinas. O general Cipriano Castro, do estado de Táchira, ocupou Caracas em 1899 e assumiu a presidência. Durante os 46 anos seguintes , quatro militares de Táchira tomaram sucessivamente o poder . No governo de Castro foi conturbado por revoltas internas e intervenções externas . Castro viajou e deixou o general Juan Vicente Gómez interinamente na presidência . Este ultimo governou ate sua morte em 1935. Durante esse tempo, houve um president constitucional chamado Juan Bautista Pérez. A descoberta do petróleo antes da Primeira Guerra Mundial fez da Venezuela, já em 1920, o maior exportador mundial do produto . As vantagens oferecidas por J.V.Gómez atraíram as campanhias estrangeiras , que passaram a controlar a exploração petrolífera .
Atual presidente da Venezuela. Ex-militante da Liga Socialista da Venezuela, trabalhou desde jovem como maquinista no Metrô de Caracas. Em 14 de abril de 2013, Maduro foi eleito com 50,61% dos votos ontra 49,12% de seu opositor, Henrique Capriles Radonski. No final de março de 2013, Maduro propôs uma lei sobre o desarmamento que entrou em discussão na Assembleia Nacional visando regular e limitar a posse, compra e venda de armas e munições pelos indivíduos. Nicolás Maduro é casado com Cilia Flores, advogada e deputada da Assembleia Nacional da Venezuela, pelo Distrito Capital. Quando Maduro deixou suas funções de deputado, em agosto de 2006, para assumir o ministério das relações exteriores, Cilia foi eleita presidente da Assembleia, sendo a primeira mulher venezuelana a alcançar este cargo.
Nicolás Maduro Moros( Caracas, 23 de novembro de 1962). Nicolás Maduro Moros é um político venezuelano, atual presidente de facto da República Bolivariana da Venezuela. Como vice- presidente , assumiu interinamente a presidência da República em 2012, logo após a vitória eleitoral de Hugo Chávez, em razão da grave enfermidade do presidente eleito .