Numa sociedade (a nossa, por exemplo!), é possível observar o PERTENCIMENTO de todos os indivíduos.
Size: 779.42 KB
Language: pt
Added: Sep 29, 2025
Slides: 13 pages
Slide Content
INDIVÍDUO E SOCIEDADE TeRAPIA OCUPACIONAL – PRIMEIRO PERÍODO Mar/025
O TÍTULO DE NOSSA DISCIPLINA JÁ LEVANTA PONTOS IMPORTANTES... Numa sociedade (a nossa, por exemplo!), é possível observar o PERTENCIMENTO de todos os indivíduos? * Se não, o que ocorre com os indivíduos que NÃO pertencem?
UMA QUESTÃO, IMPORTANTÍSSIMA, PARA TODOS VOCÊS (seja em termos HUMANOS e/ou PROFISSIONAIS)... Em nossas ações, pensamentos e definições, sobre nós mesmos e os outros, costumamos pensar nesta questão?
EM OUTRAS PALAVRAS, ESTUDAREMOS, NESTE SEMESTRE: Como elaboramos nossas definições de indivíduo e de sociedade; As diferenças, nestas definições, entre “SENSO COMUM” e “CIÊNCIAS HUMANAS; A importância de uma análise deste tipo para a Terapia Ocupacional.
NUNCA ESQUEÇAM! Temos DUAS formas, COMPLETAMENTE, distintas de ENTENDER estas e QUAISQUER outras questões relacionadas à SOCIEDADE!
Comecemos pelo SENSO COMUM...
* Opiniões SEMPRE vagas, confusas, sem fundamento, nem aprofundamento; * Utilização, CONSTANTE, de DOGMAS; * O MEU ponto de vista está SEMPRE correto; * NUNCA há uma revisão de opiniões. Há, o tempo todo, JULGAMENTOS. * Aceitação passiva da realidade.
UMA QUESTÃO PARA VOCÊS... Qual é a consequência, em termos HUMANOS e PROFISSIONAIS, da adoção do SENSO COMUM?
Em outras palavras...
O SENSO COMUM é o território mais fértil para a propagação e cristalização de MENTIRAS, MITOS, FAKE NEWS, PRECONCEITOS E EXCLUSÕES!