Industrialização do Japão

Mayarabm 4,959 views 49 slides Dec 08, 2014
Slide 1
Slide 1 of 49
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49

About This Presentation

Histórico e processo de industrialização no Japão.
Tecnopolos e meio ambiente.


Slide Content

JAPÃO País de industrialização tardia

HISTÓRICO O arquipélago japonês esteve unido ao continente, quer dizer, fazia parte da placa asiática. Isso deve ter acontecido há mais de 100 mil anos. Nesta época, supõe-se que a faixa de terra, que viria a se tornar o Japão, era habitada. Para confirmar esta hipótese, foram encontrados esqueletos fossilizados de homens e animais, inclusive de elefantes pré­históricos . A existência desses animais teria provocado a migração dos povos do norte para o Japão.

Os habitantes do Japão viviam da caça e da pesca, utilizando-se de instrumentos de pedra, conseguidos através do lascamento . Pode-se dizer, era o período da pedra Lascada ou Paleolítico. O período datado partir de 20 mil a.C. é conhecido como pré-Jomon .

Japão é um país insular da Ásia Oriental, l ocalizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo do Mar de Okhotsk , no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul. Os caracteres que compõem seu nome significam "Origem do Sol" , razão pela qual o Japão é às vezes identificado como a "Terra do Sol Nascente" .

O país é um arquipélago de 6 852 ilhas, 7 cujas quatro maiores são Honshu , Hokkaido, Kyushu e Shikoku , representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, os Alpes japoneses e o Monte Fuji. O Japão possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes. A Região Metropolitana de Tóquio, que inclui a capital de facto de Tóquio e várias prefeituras adjacentes, é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 30 milhões de habitantes.

Entre 1603-1868, o país ficou isolado do mundo sobre o comando do clã tokugawa , período em que imperou uma ditadura militar, em que o governo estava nas mãos dos xoguns ( comandantes militares em Japonês). Estrangeiros eram proibidos de entrar e os nativos de sair, exceto as trocas comerciais feitas com os holandeses em Nagasáqui .

Em 1853, EUA encontra um país ainda feudal e defasado economicamente em relação ao mundo ocidental. Em 1854 EUA por meio do tratado de Kanagawa forçam a abertura do japão , fazendo assim que levasse ao fim do domínio do clã Tokugawa em 1868.

Um país tão pequeno com aréa de 377 mil km2, corresponde aos estados de RS e SC, formado por montanhas e estreitas planícies, o que leva a poucas terras agriccultáveis , a maioria na zona temperada do planeta, o que não oferecia condições para os cultivos de produtos tropicais como: Algodão, cana e etc.

Localizado ainda numa zona de contato entre 3 placas tectônicas no círculo de fogo do pacífico. (VER IMAGEM) Terremotos e erupções são uma constante no país além de um subsolo extremamente pobre em minérios e combustíveis fosséis .

PERGUNTA: “Então, o que o japão poderia oferecer as potencias colonialistas, tanto na fase do mercantilismo como mais tarde na etapa do imperialismo?’’ Vamos pensar um pouco....

No século XIX, os EUA emergindo como potência se lançou em busca de pontos estratégicos nos oceanos Pacífico e Atlântico, daí o Japão se tornou um país interessante. Os japoneses para não ficar para trás e nem depender dos EUA se lançam com coragem para viabilizar seu processo de industrialização por meio da intervenção do estado na economia e do militarismo.

Assim como na Alemanha, Itália o Japão é um país de capitalismo tardio, não durou muito até que esses países se unissem no eixo Berlim-Roma-Tóquio no contexto da segunda guerra mundial com a tentativa de dominar o mundo. Para viabilizar a sua expansão econômica para o Japão era interessante dominar territórios da Ásia.

A industrialização japonesa só ocorreu efetivamente após o xogunato Tokugawa em 1868, com ascensão do imperador Mitsuhito . Era o novo reinado conhecido como Era meiji (“ governo ilustrado”, em japonês) até 1912. Políticas mordenizantes : Investimentos para a criação de infra-estrutura como : ferrovias, portos, minas e etc.

Maciços investimentos em Educação, que foi voltada para a qualificação de mão de obra; Abertura à tecnologia e aos produtos estrangeiros; A constituição de 1889 estabeleceu o imperador como chefe” sagrado e inviolável” do Estado e também a Dieta Nacional do Japão( parlamento).

Também investiu em Grandes conglomerados, conhecidos como Zaibatsus ( em japonês: Zai = “riqueza”; Batsu = “Grupo’’. Mitsubishi, Mitsu , Sumitomo e Yasuda dentre outros menores. Esses Zaibatsus chegavam a controlar até metade de alguns setores industriais.

O Japão começa a crecer industralmente , porém logo o país começa a enfrentar broblemas como: Escassez crônica de matérias primas e de energia e limitações no mercado. Japão resolve então se aventurar em busca de tais objetivos no pacífico e na Ásia. Investiu em seu fortalecimento militar com a ajuda da disciplina xintoísta( aspecto cultural), aliada a capacidade industrial ( aspecto econômico)

Vitória na guerra Sino-Japonesa ( 1894-95), que garantiu a ocupação em Taiwan e em 1910 anexou a Coreia. Vitória também na guerra contra Rússia ( 1904-1905), japoneses tomam as ilhas Sacalinas e, em 1931, ocuparam a Manchúria, onde implantaram Manchukuo . Pu Yi.

Em 1941 japoneses atacam base naval de Pearl Habor ( HAVAÍ). EUA lançam bomba atômica em Hiroxima ( 6 de agosto de 1945) Nagasáqui ( 9 de agosto de 1945). Setembro de 1945 Japão se rende no porta-aviões Missouri . EUA superioridade tecnológica e militar.

Reconstrução após a guerra Após a segunda guerra o Japão foi governado pelo conselho supremo das potências aliadas. General Norte-Americano Douglas MacArthur Políticas modrenizantes de vista política, econômica e cultural. Em 1947, foi aprovada a lei de Proibição dos Monopólios, leva os zaibatsus a dissolução.

EUA, querem enfraquecer o poder dos grandes grupos para estimular sua atuação dentro do país. Mais com o tempo os Zaibatsus se reorganizam como Keiretsus . EUA dominam o Japão, devido a constituição imposta em 1947 que fez encerrar o militarismo ao proibir a intervenção externa do exército japonês.

EUA tem todo o controle sobre o japão até mesmo de ataques nucleares. 1954 o Japão assina um tratado de defesa mútua com EUA. Garantiu também a liberdade de culto e estabeleceu a separação entre estado e religião; O xintoísmo deixa de ser religião oficil e o ensino público passa a ser laico.

Em 1952 a independência pólítica e soberania foram restabelecidas e o Imperador deixou de ser considerado uma dinvidade e colaborou com as reformas. Hiroito permanceu no poder até 1926 até a sua morte em 1989; Período que ficou denominado de Era showa , ( paz brilhante em japonês) Foi substituído por seu filho Akihito, Imperador do japão ( 2010).

Recuperação econômica extraordinária no pós-guerra; 3º lugar na década de 1960 ; 2º lugar na década de1980, permanecendo ali até 2009; A partir dos anos 1990 seu crescimento tem sido muito baixo.

FATORES QUE EXPLICAM O MILAGRE JAPONÊS Grande disponibilidade de mão de obra relativamente barata, disciplinada e qualificada; Maciços investimentos estatais em educação, que melhoram ainda mais a qualificação de mão de obra, e , junto a iniciativa privada, pesquisa e desenvolvimento tecnológico; A reconstrução da infraestrutura e dos conglomerados( os antigos zaibatsus) em bases mais modernas e competitivas;

A desmilitarização do país e de seu parque industrial, que permitiu investimentos maiores nas indústrias civis de bens intermediários e de capital, o que deu sustentação ao desenvolvimento de uma poderosa indústria de bens de consumo. A substituição dos zaibatsus se reorganizaram em keiretsus ( união sem cabeça) , que dominam a economia japonesa atual.

Um keiretsu se articula em torno de algum grande banco que dá suporte financeiro ás empresas da rede.

Distribuição espacial do país Ásia Oriental, localizado no Oceano pacífico,é um arquipélago, que geologicamente está sobre 3 placas tectônicas.

Que recursos naturais o Japão apresentar para a indústria? O país possuí poucos recursos, dentre eles pouquíssimas jazidas de minérios e reservas de combustíveis fósseis. (Insuficiente) Potencial hidráulico grande, porém insuficiente. Poucas reservas de carvão e petróleo. Solução para suprir as necessidades da indústria? Importação.

Importação de recursos Os japoneses importam 100% do minério de ferro, 99,9% do minério de cobre e 92% do minério de zinco que consomem. A indústria extrativa mineral do Japão contribuiu com apenas 0,1% do PIB do país; já a indústria de processamento de recursos minerais, em sua grande maioria importados,, contribuiu com 5,4% do PIB.

Atividade Industrial Primeiras indústrias -> Produtos têxteis Século XX, indústrias intermediárias e de bens de capital. Crescente expansão das indústrias de bens de consumo. Hoje o Japão é um país altamente industrializado. O bens intermediário de capital e os de maior valor agregado, são predominantes na venda ao exterior. Exportação, 94% da pauta são industrializados dos quais 82% produtos de média alta tecnologia.

Distribuição da Atividade Industrial Condicionada pela dependência em relação ao exterior, tanto para importar como para exportar. Desenvolvimento da indústria naval. A maior parte dos parques industriais situa-se próximo aos grandes portos, assim, as maiores concentrações urbano-industriais encontram-se na franja litorânea do pacífico.

No sudeste da ilha de Honshu se localiza a segunda maior aglomeração urbano-industrial do mundo, e no eixo Tóquio-Osaka, encontra se o trecho mais importante da megalópole japonesa, chamado cinturão industrial. Extramamente diversificado concentra cerca de 80% da produção do país, e as regiões de Tóquio e Osaka, sozinhas, são responsáveis por cerca de metade desse total. Nessas duas cidades estão cerca de 85% das sedes administrativas das maiores corporações japonesas constantes na lista da revista fortune .

Principais Tecnopolos Líder em tecnologia ficando ao lado dos EUA e da União Europeia. Dois mais importantes tecnopolos : Tsukuba e Kansai . Tsukuba , sua implantação começou na década de 60. Existindo em 2010, 55 institutos públicos e privados de educação e pesquisa. Kansai , sua implantação começou na década de 80, sendo hoje o segundo maior tecnopolo do Japão.

Líder mundial em tecnologia Robótica, do qual domina o desenvolvimento e aplicação. A utilização de robôs, trouxe o aumento da produtividade e da competitividade de seu parque industrial. A crise de 2008, afetou a economia, e levou a diminuição dos estoques em operação.

Crises Econômicas 1990, economia entra em estagnação por consequência do sucesso. Alta na bolsa de valores de Tóquio. Os bancos japoneses caíram de posições. Variação do PIB de 1991-2009 (tabela)

Vantagens comparativas Mão de Obra barata; Grandes investimentos em pesquisas; e educação; Produção em até 82% do produto em alta tecnologia; Preço competitivo com qualidade e confiabilidade.

Meio Ambiente e Impactos da Atividade Industrial Devido ao crescimento econômico após a segunda guerra, o ambiente sofreu consequências como a poluição do ar nos anos 50 e 60. Introdução de Leis Ambientais. (1970) Ministério do Meio Ambiente (1971) Líder mundial em desenvolvimento sustentável. Protocolo de Quioto , 1997.

Situação Atual 2 º potência mundial (2009); Potência industrial de primeira linha; Sede das maiores corporações multinacionais do planeta: Toyota, Honda, Nissan, Hitachi, Panasonic, e Sony, Mitsubshi , Mitsui, Sumitomo e etc. População de 127, 3 milhões de pessoas em 2013.

A economia do Japão é a 3ª maior do mundo se considermos seu Produto Interno Bruto (PIB) Nominal, estimado em US$5,8 trilhões ( 2011) , atrás apenas dos Estados Unidos e da China — bem como a quarta se considerarmos seu PIB medido em Poder de Compra, de quase US$4,4 trilhões, atrás somente dos Estados Unidos, da China e da Índia. O país é o nono no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.