Iniciação à vida cristã: Itinerário para formar discípulos missionários
A iniciação à vida cristã A iniciação significa imersão em uma nova realidade. A iniciação à vida cristã expressa a força da Igreja missionária e, ao mesmo tempo gera novos missionários.
A iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal A missão de iniciar na fé coube, na igreja antiga, à liturgia e à catequese. A partir do século V, houve uma progressiva e negativa separação entre liturgia e catequese. O concílio Vaticano II impulsionou uma revisão teológica e pastoral da Iniciação à Vida Cristã.
A iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal
Quem são os Introdutores?
Nomenclatura dos Interlocutores ( Catecúmeno x Catequizando) Nomenclatura Interlocutor Condição Catequizandos Crianças Compreende a catequese com os pequeninos até a 4º Etapa Adolescentes Compreende a catequese crismal Jovens ou Adultos Compreende a catequese com os jovens e adultos que não receberam a eucaristia e/ou crisma Catecúmenos Jovens ou Adultos Compreende a catequese com os jovens e adultos que não são batizados
Etapas da Iniciação à Vida Cristã de Jovens e Adultos 1º Tempo Querigma ou Primeiro Anúncio 1ª Etapa ou Celebração Rito de Admissão ou Entrada para quem não é batizado e Entrega da Bíblia para quem é batizado 2º Tempo Aprofundamento ( Tempo mais longo) 2ª Etapa ou Celebração Rito da Eleição para quem não é batizado (jovens e adultos) 3º Tempo Purificação e Iluminação Quaresma 3ª Etapa ou Celebração Celebração dos Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã na Vigília Pascal, no tempo Pascal ou Segundo circunstâncias pastorais 4º Tempo Mistagogia Características Gerais Tempo de acolhimento na comunidade Primeira Evangelização Catequese História da Salvação Verdades de fé e Mandamentos Oração Cristã Conversão Entrosamento com a Igreja Preparação para os sacramentos Práticas quaresmais Forte espiritualidade Maior mergulho no mistério pascal Vivência na comunidade Formação permanente Catequese com Jovens e Adultos Catecúmenos Festa das Inscrições Colóquio com catequista Entrega da Oração do Senhor (Pai Nosso) e do Símbolo (Creio) 1ª Confissão Petição 2ª Confissão 1º, 2º e 3º escrutínio Retiro Inserção na vida da comunidade
O Encontro de catequese
O que não pode faltar?
O que não pode faltar?
O que não pode faltar?
“Anunciar Cristo significa mostrar que crer nele e segui-lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de culminar a vida de um novo esplendor e de uma alegria profunda, mesmo no meio das provações” . (Papa Francisco)