INSEGURANÇA ALIMENTAR Conceito e classificação

talvez201 4 views 12 slides Sep 21, 2025
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Insegurança alimentar


Slide Content

I nsegurança alimentar

A insegurança alimentar  É uma situação em que a população de um país ou região não tem acesso físico, social e econômico a recursos e alimentos nutritivos que atendam às suas necessidades dietéticas e preferências alimentares para uma vida ativa e saudável.

Preocupação com acesso a alimentos no futuro e qualidade da alimentação comprometida. Redução na qualidade de alimentos entre os adultos. Falta de alimentos leva à fome inclusive entre as crianças.

D iferença entre insegurança alimentar e fome É comum confundir os conceitos de fome e  insegurança alimentar . Isso porque ambos violam o direito humano de ter acesso a uma alimentação adequada. Passar fome por falta de acesso regular é se encontrar em situação de  insegurança alimentar . No entanto, uma pessoa que se encontra em estado de insegurança alimentar não necessariamente passa fome. 

Dimensões da insegurança alimentar Dentro da definição de segurança alimentar da FAO( Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura ) , é possível interpretar quatro dimensões que podem gerar  insegurança alimentar : Disponibilidade, E stabilidade, A cesso Utilização.

Disponibilidade A primeira dimensão refere-se à disponibilidade de alimentos suficiente. Ou seja, à capacidade geral do sistema agrícola de atender à demanda de alimentos. Essa disponibilidade depende de condições agroclimáticas e de toda a gama de fatores socioeconômicos e culturais que determinam onde e como os agricultores atuam.

Instabilidade Já a instabilidade se refere à possibilidade de haver risco de perda temporária ou permanente de acesso aos recursos necessários para a alimentação. Sejam estes riscos renda insuficiente ou falta de reservas. A  gentrificação climática  pode ser uma das causas da  insegurança alimentar . OBS: Gentrificação climática: Cidades que passaram por reformas com o intuito de se adaptarem às mudanças climáticas acabam, cada vez mais, fazendo desta melhoria um instrumento de expulsão dos mais pobres.

Acesso O acesso diz respeito à distribuição de recursos e direitos para aquisição adequada de alimentos para uma dieta nutritiva. Os alimentos podem estar disponíveis, mas as populações pobres podem não ter acesso a eles. Esta falta de acesso pode ser por problemas de renda ou devido a outros fatores como conflitos internos, ação de monopólios ou mesmo desvios de dinheiro público.

Utilização A utilização abrange todos aspectos de segurança alimentar e qualidade da nutrição. Suas subdimensões são, portanto, relacionadas à saúde, incluindo as condições sanitárias em toda a cadeia alimentar. Não é suficiente que alguém esteja recebendo o que parece ser uma quantidade adequada de comida se essa pessoa for incapaz de fazer uso da comida porque está sempre adoecendo, por exemplo.
Tags