Introdução a disciplina de arte

danvicosa 2,158 views 6 slides Sep 06, 2016
Slide 1
Slide 1 of 6
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6

About This Presentation

Uma breve introdução a disciplina de arte na turma do 2º ano do EJA


Slide Content

Introdução a disciplina de ARTE 2º ANO EJA

A Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. Ela está relacionada com as demais áreas e tem a capacidade de desenvolver o pensamento artístico e a percepção estética. Ou seja, através do estudo da Arte você poderá desenvolver sua sensibilidade, percepção e imaginação, ao observar formas e expressões artísticas e apreciar o conteúdo que elas transmitem “por trás” da beleza, cor, movimento e som .

Desde que o homem começou a pintar seus primeiros desenhos nas paredes das cavernas, a Arte começou a fazer parte de nossas vidas. Durante o decorrer dos séculos, ela sofreu muitas mudanças. Algumas em consequência da própria evolução do homem que tentava cada vez mais aperfeiçoar-se. Outros fatores também influenciaram estas mudanças, tais como guerras, evolução tecnológica, o capitalismo, o comércio etc.

Conceito de Arte A palavra arte é derivada da palavra latina “ ars ” ou “ artis ” , que corresponde ao vocábulo “ tékne ” . O grande filósofo Aristóteles se referia a palavra arte como “ poiésis ” cujo significado é semelhante a “ tékne ” , ou seja, produção, criação ou fabricação de algo. Arte no sentido geral significa técnica ou habilidade, é produzir ou fazer alguma coisa. Segundo o dicionário Houaiss , arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana "

As belas ARTES A associação entre os conceitos de arte e beleza nasceu da tendência de se aproximar a estética da teoria da arte, o que levou à identificação de arte com um tipo de arte – as “ belas artes ” -. Essa definição foi mais distante, a ponto da palavra arte designar principalmente a pintura e a escultura e referir-se a museus e exposições de arte, como se ela se limitasse a um objeto pendurado ou colocado sobre um pedestal.