“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original” Albert Einstein. Introdução a Física Professora Angélica Brasil Colégio Estadual Rômulo Almeida
Definição Física vem do grego physiké que significa natureza, de fato, à Física é um ramo da ciência que estuda os fenômenos da natureza ao nosso redor em especial os fenômenos físicos, tentando através da observação e experimentação estabelecer leis e princípios para sua explicação. Método Científico
Entendendo a definição Ciência é a busca pelo saber . Fenômeno é toda modificação que ocorre em nosso meio . Fenômeno físico : É todo aquele em que não ocorre modificação na estrutura da matéria, sendo assim tais fenômenos são reversíveis Fenômenos químicos: É exatamente o oposto do anterior, pois ocorre modificação na estrutura da matéria, daí serem irreversíveis.
Exemplos de Fenômenos Físicos
Exemplos de Fenômenos Químicos
Importância A Física não é só interessante para aqueles que gostam ou para os que vão encaminhar para as ciências exatas, ela é importante para todo ser humano, pois explica muitos aspectos do Universo em que vivemos.
Ramos da Física Mecânica: é o ramo que estuda os fenômenos relacionados com o movimento dos corpos.
Ramos da Física Calor: é o ramo que estuda os fenômenos térmicos.
Ramos da Física Movimento ondulatório: é o ramo que estuda as propriedades das ondas e as suas formas e meios de propagação. Estuda ainda os fenômenos sonoros, pois o som é uma onda.
Ramos da Física Óptica: é a parte da física que estuda os fenômenos luminosos, como a formação da imagem.
Ramos da Física Eletricidade: é o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos.
Ramos da Física Física Moderna: esse ramo estuda os desenvolvimentos ocorridos na física do século XX.
Física e outras Ciências. Medicina Engenharia
Física e outras Ciências. Geologia Matemática Potenciação e Radiciação Áreas Semelhança de Triângulos Funções