Introdução Acidental de 3° Molar Superior No Seio Maxilar

oyaramellinho 3,937 views 18 slides Nov 17, 2014
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Revisão de artigo, a inexperiência e falta de conhecimentos anatômicos podem acarretar esse tipo de acidente.


Slide Content

Trabalho de Cirurgia II Acadêmicas: Gabriella Helem Pires Maria Clara Mazzeo Olene T. A. Ferreira Oyara da C .S. Mello Professores: Andrea Cotes Marcus Sodré Ronildo

INTRODUÇÃO ACIDENTAL DE TERCEIRO MOLAR SUPERIOR EM SEIO MAXILAR

Seio Maxilar O seio maxilar também denominados Antros de Highmore

Seio Maxilar O epitélio respiratório – muco secretor e o periósteo Função: Remoção de partículas e bactérias, expelir muco e corpos estranhos, ressonância da voz, diminuição do peso do crânio, aquecimento do ar. A raiz palatina do 1º molar é a mais freqüente Oberman et al., (1986 ).

Medidas preventivas: Conhecimento anatômico da região; Conhecimento das técnicas cirúrgicas; Planejamento cirúrgico (boa radiografia, instrumentos adequados); Controle dos movimentos e forças; Radiografias pós- operatórias.

Caso clínico: Exodondia de 3º molar superior direito retido, por indicação ortodôntica.

Ocorreu o deslocamento do elemento para dentro do seio Fig. 1 – Radiografia panorâmica com o terceiro molar deslocado para o interior do seio maxilar.

Fig . 3 - Aspecto do terceiro molar superior removido da cavidade sinusal. Fig. 2 - Osteotomia na parede lateral do seio maxilar. Fig. 4 - Síntese dos tecidos moles com pontos interrompidos simples com fio de seda 3-0.

Fig. 5 - Radiografia panorâmica de um ano de pós-operatório.

Caldwell-Luc A diferença entre a incisão de Caldwell-Luc é que a de Wassmund garante boa visibilidade do campo operatório

Caso o seio não esteja infectado ou em tratamento tardio não é necessária a curetagem e remoção da membrana sinusal.

RADIOGRAFIAS oclusais , panorâmicas, tomografias e pela técnica de Waters.

Para alguns autores, o dente deslocado para o seio maxilar deve ser removido de 4 a 6 semanas depois, pois durante o período inicial de cicatrização ocorre fibrose e estabilização do dente numa posição mais firme.

CONCLUSÃO A prevenção do deslocamento dental para cavidades aéreas é conseguida a partir de boa identificação das relações anatômicas do seio maxilar e cavidade nasal, adequada visibilidade transoperatória através de um retalho vestibular e afastamento tecidual. A eliminação do dente deslocado para o seio maxilar, neste caso, foi melhor realizada num segundo tempo cirúrgico quando procedeu-se a adequado planejamento radiográfico, cirúrgico e medicamentoso.

OBRIGADA

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICa Artigo: INTRODUÇÃO ACIDENTAL DE TERCEIRO MOLAR SUPERIOR EM SEIO MAXILAR – MARIANO, L.C.F. et . al - Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo,2006 maio-ago ;18(2) 149-53.