Introdução e divisões da patologia

3,620 views 13 slides Jun 08, 2015
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

Aula 1 Patologia


Slide Content

Conceitos Fundamentais em Patologia Profa . Diana Magalhães de Oliveira Disciplina : Patologia Geral ( CS315) - http:// patologiageralcs315.blogspot.com.br/aulas-1-npc.html Graduação em Nutrição , Centro de Ciências da Saúde (CCS) Universidade Estadual do Ceará - UECE O cerne da Patologia é formado por 4 componentes da doença : 1) causa/ etiologia 2) mecanismos de seu desenvolvimento (patogenia) 3) alterações estruturais induzidas nas células e órgãos (alterações morfológicas) 4) consequências funcionais das alterações morfológicas (significado clínico) O termo Patologia Geral também é usado para descrever a prática da patologia clínica e da anatomia patológica .

O QUE É PATOLOGIA ? Conceito: Patologia é o ramo da ciência médica que estuda as alterações morfológicas e fisiológicas dos estados de saúde . Do grego: " pathos " = sofrimento, doença; " logia " = estudo Para o clínico: a patologia representa um meio de apoio e de confirmação de diagnósticos A Patologia Geral constitui o alicerce da patologia como um todo , cuja aplicação de tal conhecimento permite o diagnóstico de doenças em humanos e nos animais.

O QUE É PATOLOGIA ? PATOLOGIA Anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, microbiologia, bioquímica, imunologia, parasitologia, biologia molecular, genética, dentre outras... Clínicas, cirurgias, Terapêutica, dentre outras ... Saúde X Doença Conceito de Saúde: - OMS o bem-estar físico, mental e social do homem; uma alteração de forma e de função não compensada de uma célula, de um órgão , de um sistema, de um indivíduo, de uma população e, finalmente, de uma sociedade.

PATOLOGIA Pode ser também dividida com base ou no sistema estudado (p.ex. Patologia veterinária e doenças animais) ou no foco do exame (p.ex. Patologia forense e determinação da causa mortis ). A Patologia Geral é um campo científico bastante amplo e complexo que busca entender os mecanismos de lesão celular (injúria às células e tecidos), assim como os meios pelos quais o organismo afetado responde às lesões e se repara (ou não) dos danos sofridos. As áreas de estudo incluem adaptação celular à injúria, morte e necrose celular, inflamação e reparo/cicatrização, e neoplasia. A Patologia tenta explicar os “porquês” e “ondes” dos sinais e sintomas manifestados pelos pacientes , enquanto fornece uma boa base para os cuidados clínicos e as terapêuticas a serem empregadas.

Conceitos Fundamentais em Patologia Profa . Diana Magalhães de Oliveira Disciplina : Patologia Geral ( CS315) - http://patologiageraldonutricaouece.blogspot.com.br/p/ aulas.html Graduação em Nutrição , Centro de Ciências da Saúde (CCS) Universidade Estadual do Ceará - UECE Etiologia - Parte da patologia que se atém às causas das lesões; Patogenia - Parte da patologia que se atém ao mecanismo de formação das lesões; Morfopatologia – Parte da patologia que se atém às características macro e microscópicas das lesões. Fisiopatologia - Parte da patologia que se dedica ao estudo das alterações da função de órgãos lesados.

PATOLOGIA GERAL Conceito: O estudo dos mecanismos gerais envolvidos na determinação de um estado patológico, portanto, de doença, não se preocupando com as características peculiares de cada entidade em particular. O objetivo é transmitir a filosofia do processo patológico, descrevendo as características que definem o mecanismo de transição de um estado de saúde para um estado de doença . PATOLOGIA EsPECIAL Conceito : Estudo das características de cada doença, de acordo com o órgão e sistema acometido, abordando todas as nuances relativas ao aparecimento e desenvolvimento da doença . Anatomia Patológica

QUEM É o PATOLOGISTA ? Conceito: É o(a) profissional que procura reconhecer, interpretar e entender as lesões e as doenças, de modo a estabelecer racionalmente [sem empirismo!] o diagnóstico morfológico (às vezes também o diagnóstico etiológico provável) e o prognóstico . O PATOLOGISTA NÃO É : "aquele cirurgião que não deu certo!" "o cirurgião do além!" "aquele que descobre tudo, mas só depois que o paciente já morreu!" "aquele cujos pacientes nunca reclamam!"

Conceitos Fundamentais em Patologia Profa . Diana Magalhães de Oliveira Disciplina : Patologia Geral ( CS315) - http://patologiageraldonutricaouece.blogspot.com.br/p/ aulas.html Graduação em Nutrição , Centro de Ciências da Saúde (CCS) Universidade Estadual do Ceará - UECE Etiologia - Parte da patologia que se atém às causas das lesões; Classes de Fatores Etiológicos: Intrínsecos ou Genéticos Adquiridos ou Ambientais (p.ex., infecciosos, nutricionais, químicos, físicos) Multifatoriais (misto das classes 1 e 2 em doenças complexas como câncer e aterosclerose)

Conceitos Fundamentais em Patologia * Eventos genético-bioquímicos , imunológicos e morfológicos Patogenia – sequência de eventos na resposta das células ou tecidos ao agente etiológico, desde o estímulo inicial até a expressão final da doença; O Estudo da Patogenia: Permanece um dos principais domínios da Patologia Mesmo quando a causa inicial (p.ex., infecciosa ou molecular) de uma doença é conhecida, ainda assim há uma grande distância até sua expressão (ou seja, a manifestação dessa doença) P.ex.: Na Fibrose Cística, não basta conhecer o gene mutante e seu produto gênico, mas sim os muitos eventos* que levam à formação de cistos e fibrose em vários órgãos

Conceitos Fundamentais em Patologia Embora as diferentes células nos tecidos constantemente estejam em interação umas com as outras, é necessário um elaborado sistema de matriz extracelular para a integridade dos órgãos. As interações célula-célula e célula-matriz contribuem significativamente para a resposta à lesão, levando coletivamente à lesão tissular e orgânica. Lesões tissulares e orgânicas são tão importantes quanto as lesões celulares na definição dos padrões morfológicos e clínicos de doenças. Morfopatologia – alterações morfológicas (estruturais) em células ou tecidos que são características da doença ou diagnósticas da etiologia; Todas as Formas de Lesão: Começam por alterações moleculares e/ou estruturais nas células Conceito estabelecido por Rudolf Virchow (o “pai” da Patologia moderna) ainda no século XIX Portanto, o estudo da Patologia Geral necessariamente começa pela origem e pelos mecanismos moleculares e alterações estruturais da lesão celular !

À medida em que o genoma humano vai sendo dissecado e novas interações moleculares e bioquímicas vão sendo desvendadas: Risco das doenças poderá ser predito e calculado com antecedência O diagnóstico será cada vez mais preciso e precoce - A medicina (genômica) personalizada será uma opção em muitos países Conceitos Fundamentais em Patologia O que vem a ser Patologia Molecular? Uma (nova) disciplina que compreende: - A criação e a utilização de abordagens e ferramentas genéticas e moleculares no diagnóstico e na classificação de tumores humanos - O desenho e validação de biomarcadores preditivos para resposta a tratamentos e para monitoramento da progressão de doenças - Antever a suscetibilidade de indivíduos de diferentes constituições genéticas para desenvolver câncer - Conhecer detalhes sobre os fatores ambientais e de estilo de vida (comportamentais) na carcinogênese

Apanhado geral Divisão da Patologia em Abrangências Denominação (1) Escopo / Abordagem (2) Patologia Geral Processos básicos e fenômenos comuns às lesões Patologia Especial (Sistêmica ou Anatomia Patológica) Foco no órgão( s ) ou sistema corporal afetado( s ) Patologia Clínica Foco no exame diagnóstico realizado ( histo - ou citopatologia , bioquímica, etc ) Patologia Cirúrgica Foco no procedimento cirúrgico necessário para conter ou debelar a lesão Outras Patologias (Forense, Oral, Comparativa, Veterinária, Genética, Experimental, etc ) Diversas abrangências (Médico-Legal ou Criminal, Odontológica, Animal, etc ) Capítulo ou Sub-Área da Patologia que recebe a atuação pertinente do patologista. A amplitude com que o estudo da patologia é exercido em termos de localização, acometimento e tipo de acesso das lesões. Profundidade do Estudo da Patologia Componentes Conceituais (Cerne) da PATOLOGIA Resumo da Aula Conceitos Fundamentais em Patologia A Patologia se ocupa de todos os aspectos da doença com ênfase na natureza essencial (causa e surgimento / desenvolvimento) das condições anormais, assim como nas alterações estruturais e funcionais que resultam dos processos patológicos (ou seja, das doenças). Pode-se dizer que a Patologia é o estudo das características , causas , e efeitos das doenças, e que é feito pela observação da estrutura e função de células e tecidos corporais. A Patologia tenta responder 3 perguntas principais: O que é a lesão? Ou seja, qual é o DIAGNÓSTICO . Como ela (a lesão) vai se comportar ? Ou seja, qual o PROGNÓSTICO . Como tratar a lesão? Ou seja, a predição de resposta à terapia.

Conceitos Fundamentais em Patologia Profa . Diana Magalhães de Oliveira Disciplina : Patologia Geral ( CS315) - http://patologiageralcs315.blogspot.com.br/aulas-1-npc.html Graduação em Nutrição , Centro de Ciências da Saúde (CCS) Universidade Estadual do Ceará - UECE DICAS : 1) reveja as Notas de Aula no Blog 2) anote dúvidas ou questionamentos e escreva p / o e-mail: [email protected] 3) estude visando os testes-relâmpago (valendo pontos adicionais p / os NPCs ) 4) leia o livro-texto relativo a cada capítulo e faça a correlação com a respectiva Nota de Aula ( p / seu acompanhamento) A Patologia Geral exige muito mais entender que decorar…
Tags