osvaldosouza716
2,270 views
10 slides
Dec 26, 2014
Slide 1 of 10
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
About This Presentation
Estudos preliminares em fonética e fonologia
Size: 82.72 KB
Language: pt
Added: Dec 26, 2014
Slides: 10 pages
Slide Content
INTROÇÃO: FONÉTICA E FONOLOGIA PROF. OSVALDO P. DE SOUZA ESTUDOS PRELIMINARES Parte 1
ESTUDOS INICIAIS Conforme a “Nomenclatura Nacional Brasileira – (NGB)”, existe uma distinção metodológica entre “ Fonética ” e “ Fonologia ”. A Fonética preocupa-se com os sons da fala; A Fonologia com os sons da língua.
Conquanto, a fonologia apoia-se na fonética , pois é a partir dos sons da fala que se depreende o som vocálico com valor linguístico. O valor linguístico dos sons da fala sofre variação ao decorrer dos tempos com a interferência de novos fonemas que surgirão. Por tal decorrência, a NGB afirma que a fonética se subdivide em: Descritiva , Histórica e Sintática .
Exemplos Dos Ramos da Fonética: A Fonética descritiva se preocupa com a articulação dos fonemas e seus pontos de articulação. A classificação mais importante é a distinção entre vogais e consoantes. A Fonética históric a estuda a evolução dos fonemas no tempo e no espaço. Tem-se como exemplo as mudanças ocorridas entre o latim clássico e o latim vulgar em relação aos acentos tônicos de algumas palavras. Veja: ( cáthedram > cathédra > cadeira; ténebras > tenébras > trevas.
A Fonética sintática preocupa-se com os fenômenos que ocorrem entre as palavras na constituição da frase. Ex.: o sintagma verbal (SV), contendo um pronome oblíquo, pode confundir-se, na fala, com um sintagma nominal, como em: [ a'sala ] (SV) = ‘assá-la’ e [a 'sala ] (SN) = ‘a sala’; [ ka'valu ] (SV)‘cavá-lo’ e [ ka'valu ] (SN) cavalo.
FORMA É a constituição do fonema ou a sequência fonológica capaz de constituir um S IGNIFICANTE e um SIGNIFIADO ou seja, a constituição da palavra/signo em forma de linguagem. Uma forma linguística tem seu alcance máximo sob a constituição de texto comunicativo oral ou escrito
Vejamos um exemplo linguístico como forma máxima : 1 .Quem tem boca + não fica calado. ( duas formas linguísticas com duas orações ). 2. Quem + tem + boca + não fica + calado. ( cinco formas linguísticas com cinco termos ). 3 .Quem + tem + boca + não + fica + calado. ( seis formas linguísticas “ mínimas ” com 6 vocábulos ).
4 . O fogo queima a mão. /O fogw qeima a mãw /. ( 14 unidades mínimas sem significação/ 14 fonemas )
FONAÇÃO É ação humana durante a emissão de sons vocais, que leva em conta o aspecto articulatório e acústico, sem contar sua forma linguística com significante e significado. Portanto, a fonética estuda os sons da fala e a fonologia estuda os sons da língua
Referências biliográficas . HENRIQUES, Claudio. Fonética, Fonologia e Ortografia. 4. ed. Elsevier - RJ, 2012. INFANTE, Ulisses. Curso de gramática aplicada aos textos. 5.ed. Editora Scipione – São Paulo, 1996.