Slide-aula sobre a introdução à literatura, prosa e poesia.
Size: 942.47 KB
Language: pt
Added: Mar 18, 2011
Slides: 14 pages
Slide Content
Manifestação Cultural Não há povo e não há homem que possa viver sem ela [a literatura], isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado [...] a literatura é o sonho acordado das civilizações. Introdução à Literatura
Linguagem não-literária Seres e fatos reais; As metáforas não são usadas; Textos objetivos são para informações.
Linguagem Literária Uso de metáforas especiais; Linguagem de ficção; Muitas vezes, a mensagem está nas “entrelinhas”; O objetivo é externar sentimentos, criar situações.
ORIGEM DA LITERATURA A Literatura é um fenômeno social/cultural nascido de gêneros milenares, que permanecem vivos apesar da passagem dos séculos. Em geral cada civilização gerou os mitos ligados às crenças de cada povo e às suas maneiras de ver o mundo. Assim nasceram os relatos que hoje chamamos contos de fadas, contos maravilhosos ou contos folclóricos; mora neles o que restou dos elementos dos mitos. E não existe obra literária antiga ou moderna, que não tenha raízes nessas narrativas ancestrais.
ORIGEM DA LITERATURA A literatura para ter um determinado valor, só pode ser escrita. Os livros demoraram muito para aparecer, daí os textos literários também demorarem muito para surgir. A evolução do livro foi muito lenta, com isto o desenvolvimento humano também foi lento, uma vez que o livro apressa a evolução humana. O livro mais antigo é o "livro dos mortos" do antigo Egito que data de 1800 a. C.. Nesse livro contém fórmulas que os antigos mortos deveriam levar quando da passagem para o outro mundo.
No Renascimento, a partir do século XV, vemos na literatura a tentativa de se equilibrar o pensamento Cristão com a filosofia greco-romana. Apesar disso, aqueles mesmos elementos fantásticos permaneceram nesse período que gerou a Literatura chamada Clássica. Em Cervantes, Shakespeare, Camões, até Dante, ainda encontramos com seres mágicos, míticos, sobrenaturais. Seguindo para o período Pré-Romântico (entre 1700 e 1800) veremos a consagração da forma literária do romance, marcado ainda por novelas de cavalaria e romances medievais, repletos de aventuras heróicas. ORIGEM DA LITERATURA
PROSA E POESIA: Os textos literários dividem-se em duas partes: prosa e poesia. Qual a diferença? O que nasceu primeiro? A poesia é a linguagem subjetiva, metafísica, vaga com o mundo interior do poeta. É um texto curto com orações e períodos curtos, onde sobressai a beleza, a harmonia e o ritmo. A poesia é a mais velha composição do mundo. Ela serviu como material didático. Prosa é a linguagem objetiva, usual, veículo natural do pensamento humano. A prosa pode ser escrita de diversas formas como: romances, crítica, novela, conto, etc.Vejamos as diferenças entre um texto em forma de poesia e outro em forma de prosa:
POESIA E PROSA Sobre a soleira da porta da casa pegada à minha, vejo sentada, a vizinha moça e bonita,que importa? (Vicente de Carvalho) Pero Vaz de Caminha tornou-se figura importante no descobrimento do Brasil por haver escrito uma carta ao rei D. Manuel relatando os acontecimentos ocorridos com a expedição desde a partida da Europa até o dia 1o. de maio de l500. Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem. Poema : obra em verso em que há poesia.
No primeiro (POESIA) temos: 1.Frases curtas; 2.Destaque para a beleza dos versos; 3.Uso de rimas: Porta x importa, minha x vizinha; 4.Uso de métrica - contagem de sílabas poéticas; 5.Texto escrito em forma de versos. Temos muitas diferenças entre estes dois textos:
No segundo (PROSA) temos: 1.Frases longas, num só período; 2.Não há beleza no texto, somente a informação; 3.Texto objetivo: transmitir uma mensagem; 4.Não há métrica, nem rima, nem ritmo; 5.Texto escrito em forma de parágrafos.
O QUE É LITERATURA? Há várias definições para literatura: a)É o conjunto de obras escritas de um povo com preocupações estéticas; b)É saber usar a língua artisticamente, deixando transparecer a beleza, a harmonia e o estilo próprio de cada autor; c)Escrever um texto artisticamente e com beleza. A literatura procura mostrar o valor de um povo, seu sofrimento, seus anseios, alegrias, a descrição do país, suas lendas, crendices, tradições, etc. O que pensariam as pessoas do ano 3 mil sobre o mundo de hoje? Como é que eles imaginariam nossa existência? Comíamos o quê? Falávamos como? Andávamos nus? Éramos amáveis com nossos irmãos? A literatura que fizermos hoje, mostrará a eles a nossa realidade. Todos os países possuem e possuiram uma literatura. Assim temos a literatura grega, a latina, a italiana, a brasileira. Quem,por exemplo, já não ouviu falar em Romeu e Julieta, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Mosqueteiros? Não teríamos nada disso se não fosse a literatura.
QUADRO DAS ESTÉTICAS OU ESCOLAS LITERÁRIAS TROVADORISMO (1189-98) HUMANISMO (1418) CLASSICISMO(1524) QUINHENTISMO(1500) a)Literatura Catequista b)Literatura Informativa BARROCO (1580) ARCADISMO(1756) ROMANTISMO(1825) REALISMO(1865) NATURALISMO PARNASIANISMO SIMBOLISMO(1890) PRÉ-MODERNISMO(1902) MODERNISMO(1915 até o momento)
Mais fantástico da Literatura, porém, é que ela se mantém mais forte que nunca com o passar dos anos, dando origem a inúmeros filmes, peças de teatro e seriados, apesar de ser considerada pela crítica especializada um gênero menor … Quanto a nós, leitores, continuamos abdicando de nossos Mundos Primários e mergulhando com o maior prazer possível nesses Mundos Secundários em que, talvez, encontremos não apenas a fantasia, mas a nós mesmos.