Introdução à Literatura - texto literário e não literário.pptx
1,222 views
28 slides
Apr 25, 2023
Slide 1 of 28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
About This Presentation
Texto Literário x Texto Não-Literario
Size: 9.66 MB
Language: pt
Added: Apr 25, 2023
Slides: 28 pages
Slide Content
Introdução à Literatura Prof. Matheus Simões Masuoka Texto literário x Texto não-literário
Introdução à literatura "A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa
Afinal, o que é um texto literário?
Literatura é ..... Uma manifestação artística cultural e social; Texto ficcional; Uso de recursos estilísticos (figuras de linguagem); Emocionar / S ensibiliza r.
Conotação x Denotação Conotação : linguagem figurada, carregada de novos significados; Denotação : linguagem de dicionário, sentido real ; O texto literário está para a conotação como o não- literário para a denotação. A menina está com a cara toda pintada, é bi ch o ? Aquele cara parece suspeito. Fiquei de cara com a troca de horários!
PERSUADIR
Intertextualidade Obra: O grito Ano: 1893 Artista: Edward Munch (norueguês)
Passeava com dois amigos ao pôr-do- sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei- me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjorde* sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza. (Laura – irmã de Edward Munch) *Fiorde : é um termo usado em Geomorfologia, que designa um vale em forma de ¨ U ¨ , esculpido por geleiras, atuais ou antigas. São comuns na Noruega, Suécia, Nova Zelândia e no Alaska. Estes vales são estreitos e profundos, com paredes verticais que podem chegar a centenas de metros de altura e profundidade equivalente.
Amor é fogo que arde sem se ver Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer; É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar- se de contente; É cuidar que se ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor? Luís de Camões
a) I e IV. b) II, III e V. c) I, III e IV. d) I e V. e) Todas estão corretas.
Continuação do Exercício 2 a) as suas opiniões baseadas em fatos. b) os aspectos objetivos e precisos. c) os elementos de persuasão do leitor. d) os elementos estéticos na construção do texto. e) os aspectos subjetivos da mencionada pesquisa.
3) Leia o texto abaixo e marque a ÚNICA alternativa CORRETA : a) É um texto literário porque nos diverte falando do futebol. b) É um texto épico, porque nos conta uma história em que o herói é um povo de um país, ou seja, o campeão da Copa. c) Este texto é um poema, porque possui versos e estrofes. d) Não é um texto de literatura, e sua função é transmitir uma informação de forma clara e direta sobre a Copa do Mundo. e) É um texto dramático, pois fala no drama dos jogadores de futebol que jogam uma Copa.
4) Sobre a linguagem não literária é correto afirmar, EXCETO : a) É utilizada, sobretudo, em textos cujo caráter seja essencialmente informativo. b) Sua principal característica é a objetividade. c) Utiliza recursos como a conotação para dar às palavras sentidos mais amplos do que elas realmente possuem. d) Utiliza a linguagem denotativa para expressar o real significado das palavras, sem metáforas ou preocupações artísticas. 5) Leia os textos abaixo para responder à questão:
Estão corretas as proposições: a) I, III e IV. b) III e V. c) I, II, III e IV. d) I e IV. e) II, III e IV.